SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de outubro de 2018

EDITORIAL

A arte do encontro

Será um paradoxo dizer que, em tempo de aparente conectividade total, nos encontramos pouco, porque estar ligado é, ou deveria ser, estar na presença, física ou virtual, do outro. No entanto, a vertigem da ligação tem, cada vez mais, um estranho efeito de afastamento. Esse parece ser o preço a pagar pelas vantagens da comunicação à distância e pelo recurso instantâneo aos canais de transmissão. Se, por um lado, temos hoje condições para partilhar informação de forma expedita, por outro, estamos cada vez menos disponíveis para o encontro, que exige tempo para ouvir, para estar, para acolher. É, de certa maneira, a mesma constatação que fazemos quando falamos do imperativo de publicar ou de apresentar trabalhos em congressos, na medida em que, no esforço que se nos exige de produzir, nos descobrimos sem tempo para ler e ouvir, enfim, para acolher a produção dos outros.
Procurando contrariar este irreparável movimento para uma comunicação sem alma, a Sopcom promoveu em outubro um encontro com os coordenadores dos grupos de trabalho. Tratou-se necessariamente de uma reunião de trabalho que teve como objetivo debater algumas dificuldades e preocupações relativas à dinamização dos núcleos temáticos da associação. Embora nada se tenha resolvido de concreto – o que poderia ser sinal da ineficácia do evento –, o encontro foi, do ponto de vista da direção da Sopcom, um momento extraordinário de socialização. Muito mais curto e rápido do que afinal todos desejaríamos, este encontro teve a eficácia que uma dúzia de mensagens não pode ter. E provou que o diálogo e a interação autênticos acontecem quando comparecemos uns diante dos outros.
Os grupos de trabalho são, por definição regulamentar da Sopcom, secções cujo principal objetivo é constituírem-se como espaços estáveis de confluência dos investigadores associados. Deverão, por isso, ser eles próprios espaços mais frequentes desse encontro disponível para a interlocução, num espírito de troca que seria redutor esgotar na apresentação e discussão de comunicações. É que só uma comunidade que se reúne, que se junta, que se encontra poderá falar com propriedade da comunicação como processo humano. 
 
Madalena Oliveira
Vice-Presidente da Sopcom

DESTAQUES

Encontro de Coordenadores de GT da Sopcom

A Direção da Sopcom promoveu, no passado dia 20 de outubro, no Porto, um encontro com cerca de 30 coordenadores dos diferentes GT da Sopcom. O encontro, inédito na vida da associação, foi centrado na reflexão sobre o que tem sido a atividade dos vários GT, assim como, na identificação das maiores dificuldades e desafios que enfrentam na captação de novos membros e na definição das suas atividades futuras.
Da parte da tarde, decorreu um seminário sobre revistas científicas, aberto a todos os interessados. O evento contou com a presença dos Professores Miguel Tunez, da Universidade de Santiago de Compostela e de Anabela Gradim, da Universidade da Beira Interior. Com este seminário, a direção da Sopcom procurou fomentar a discussão sobre os imperativos de publicação e o desafio da qualidade colocando no centro da atenção as revistas editadas no âmbito dos GT da Sopcom.

IV Encontro de Jovens Investigadores

O IV Encontro de Jovens Investigadores, organizado pelo GT de Jovens Investigadores da SOPCOM, decorreu nos passados dias 11 e 12 de outubro. O evento, que aconteceu sob o mote “A investigação em Ciências da Comunicação na era Digital”, contou com a sua primeira edição ibero-americana, tendo sido apresentadas 20 comunicações orais e 7 posters por oradores portugueses, espanhóis e brasileiros. No encontro participaram, ainda, professores e investigadores séniores que apresentaram os seus trabalhos e experiências. O professor Doutor Fernando Zamith deu as boas-vindas aos jovens investigadores que estiveram presentes na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lançando o desafio para uma reflexão sobre o que significa abraçar a vida académica nos nossos dias. Ao doutor Valeriano Piñeiro-Naval, da Universidade da Beira Interior, coube o desafio de realizar a sessão de abertura, centrada na temática da adoção das ferramentas digitais pelas autarquias locais nacionais. No segundo dia, a professora doutora Sandra Marinho, da Universidade do Minho, ministrou um workshop dedicado à Escrita Académica e às estratégias de publicação. Finalmente, o encontrou contou com uma sessão de encerramento orientada pela Doutora Carla Cerqueira (Universidade do Minho), Doutora Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto) e  Doutor Pedro Jerónimo (Instituto Superior Miguel Torga), onde foram abordadas as tendências, desafios e trilhos subjacentes aos primeiros passos de uma carreira na investigação. 

Comunicar a diversidade no I Encontro do GT de Comunicação Intercultural da SOPCOM

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, foi o local escolhido para a realização do I Encontro do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), no passado dia 4 de outubro. “Comunicar a Diversidade” foi o tema do evento, que reuniu intervenientes de diversas áreas da sociedade civil. Estiveram presentes investigadores de várias universidades do país, assim como representantes de organizações não governamentais, associações e revistas, do sindicato dos jornalistas, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e da Rede para o Decrescimento em Portugal. O I Encontro contou com cerca de 30 apresentações e reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo vários estudantes. Mais informações: https://gtcomunicacaointercultural.wordpress.com/programa-i-encontro-do-gt/

Próximo Congresso da ECREA na Universidade do Minho

A sessão de encerramento da 7ª conferência da ECREA terminou com a apresentação formal da próxima conferência por Helena Sousa, presidente da comissão organizadora. Organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, a 8ª conferência da ECREA , irá decorrer em Braga, entre os dias 02 e 05 de outubro de 2020, sob o tema “Communication and Trust. Building safe, sustainable and promissing futures”.
O 7º Congresso da ECREA, a maior associação europeia de investigação e educação em comunicação , que se realizou em Lugano entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, contou com a presença ativa de cerca de 40 investigadores portugueses de pelo menos 10 instituições de ensino superior: Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa, ISCTE, Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, Universidade Autónoma, Universidade do Porto e  Universidade Lusófona do Porto.

PUBLICAÇÕES

Alexandre, J. C. (2018). Uma genealogia da espiral do silêncio. LabCom.IFP Books

Piñeiro-Naval, V. & Serra, P. (2018). Cultura, Património e Turismo na Sociedade Digital. LabCom.IFP Books

Pereira, A. C. & Nogueira, L. (org.) (2018). Filmes (Ir)refletidos. LabCom.IFP Books

Revista DOC On-line n. 24 (2018): O Filme-Ensaio. LabCom.IFP

OBS* As Formas Contemporâneas dos Conflitos e das Apostas Digitais

CALL FOR PAPERS

Revista Estudos em Comunicação, nº 27 (2018)

Prazo: 15 novembro, 2018

Revista Interações

Prazo: 15 novembro, 2018

Revista Estudos Ibero-Americanos

Prazo: 20 novembro, 2018

Counter-image: Conferência internacional

Prazo: 10 dezembro, 2018

Ebook: Sustentabilidade e Descarbonização – Para um guia prático

Prazo: 15 dezembro, 2018

Revista Brazilian Journalism Research

Prazo: 30 dezembro, 2018

Revista Comunicação Pública, vol. 14, nº26 (Junho 2019)

Prazo: 31 dezembro, 2018

International scientific journal Sur le journalisme – About journalisme – Sobre jornalismo

Prazo: 15 fevereiro, 2019

Revista Comunicación Nº 40

Prazo: 22 março, 2019

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

Montanha Mágica*: Encontro Internacional sobre Arte e Paisagem

2-9 novembro, 2018 | Universidade da Beira Interior

Conferência Internacional Repensar o Passado: Memória / Arquivo / Documento – Artes e Arquitectura

8-9 novembro, 2018 | Fundação Calouste Gulbenkian

II Conferências sobre Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático

12-14 novembro, 2018 | Universidade da Beira Interior

Colóquio Internacional: Ética e deontologia do jornalismo no espaço lusófono. Pactos globais pela qualidade da informaçã

13-14 novembro, 2018 | Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra

Political emotions. Friendship and enmity in a time of migrations

15-16 novembro, 2018 | Universidade da Beira Interior

V Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação de Aveiro

16 novembro, 2018 | Universidade de Aveiro

JDM - Jornalismo e Dispositivos Móveis

19-20 novembro, 2018 | Universidade da Beira Interior

Fronteiras do jornalismo e modelos de negócio: constrangimentos e sustentabilidade

21 novembro | Universidade do Minho, Braga

#6COBCIBER – VI Congresso Internacional de Ciberjornalismo

22-23 novembro, 2018 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto

XIII Congresso da Lusocom

28-30 novembro, 2018 | Maputo, Moçambique

Designa 2018 / Território

29-30 novembro, 2018 | Universidade da Beira Interior

III Encontro de Cultura Visual

5-6 dezembro, 2018 | Universidade Lusófona do Porto

Conferência Internacional 50 anos de estudos de Agenda-setting

6-7 dezembro, 2018 | ESE, Politécnico de Coimbra

IV Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público Media: Poder, Representação e Epistemologias

24-25 janeiro, 2019 |Universidade de Coimbra

ICIM 2019: International Conference on Interculturalism and Multiculturalism

28-30 março, 2019 | ISCAP-P.Porto

Counter-image: Conferência internacional

6-7 maio, 2019 | Universidade Nova de Lisboa

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt