SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de novembro de 2018

EDITORIAL

Congressos da Lusocom

Acabou de ter lugar em Moçambique, na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo), o XIII Congresso da Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, subordinado ao tema “Comunicação e Informação para o Desenvolvimento”. A organização do congresso, pela Acicom – Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e da Informação, contou com o apoio da Agacom – Asociación Galega de Investigadores e Investigadoras en Comunicación, da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação e da Sopcom – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Com as suas mais de cem comunicações, distribuídas por sessões paralelas e sessões plenárias, o Congresso foi uma excelente ocasião para os investigadores portugueses, brasileiros, galegos e moçambicanos discutirem o estado da investigação, do ensino e das profissões da área das Ciências da comunicação nos seus países e no mundo, em particular no mundo que se exprime em português.
Faltaram-nos, no entanto, investigadores de Angola, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste – que a vinda de investigadores desses países aos congressos da Lusocom nem sempre é possível e, certamente, nunca é fácil.
Curiosamente, a Lusocom – ou, pelo menos, o seu embrião – nasceu um ano antes da Sopcom, com o primeiro Encontro Luso-Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona, em Lisboa, e que viria a  ser determinante para o nascimento da própria Sopcom.
Isto significa, também, que a relação da Sopcom com a Lusocom não é uma relação ocasional, ou de conveniência – ambos os projetos aparecem ligados de forma estreita, apoiados na ideia de criação de um espaço científico e cultural exprimindo-se em língua portuguesa, o mais alargado possível, opondo à globalização uma lógica de contra globalização e de partilha cultural.
Das decisões políticas tomadas coletivamente, pelas associações lusófonas, neste XIII Congresso da Lusocom destaco duas: indicação do Presidente da Acicom, Professor Tomás Jane, como Presidente da Lusocom para os próximos dois anos, até à realização do XIV Congresso; a realização deste XIV Congresso da Lusocom em Portugal, em local ainda a decidir pela Direção da Sopcom.    
Estas decisões são importantes, em meu entender, porque ambas decorrem de uma estratégia que visa fazer da Lusocom um projeto inclusivo e plural, em que ecoem as várias vozes da lusofonia: da Europa, da América, da África e da Ásia.  Que tal projeto seja uma utopia, essa será uma visão daqueles que apenas o veem de fora; para os outros, é um projeto de vida em comum.


Paulo Serra

DESTAQUES

Próximo congresso da Lusocom em Portugal

Terminou em Maputo, na passada sexta-feira, o XIII Congresso da Lusocom, subordinado ao tema “Comunicação e informação para o desenvolvimento”. Com cerca de uma centena de participantes, a Universidade de Eduardo Mondlane foi palco de três dias de trabalhos, organizados em sessões plenárias e paralelas. O programa do evento incluiu a apresentação de cerca de 107 trabalhos, distribuídos por 24 sessões. No primeiro dia, houve ainda espaço para o visionamento, seguido de debate, do documentário “No trilho de Malangatana”, de Lurdes Macedo.
O XIII Congresso da Lusocom contou com a presença ativa de 34 investigadores portugueses, oriundos de 10 instituições de ensino superior: Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona do Porto, ISCTE, Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, UNU-EGOV e Universidade Católica Portuguesa.
Conforme anunciado na sessão de encerramento do evento, o XIV Congresso da Lusocom, em 2020, vai realizar-se em Portugal, em local ainda a decidir pela Direção da Sopcom.

III Encontro de Cultura Visual

Organizado pelo GT de Cultura Visual e dedicado à temática “Imagens entre Gerações”, o III Encontro realiza-se nos dias 5 e 6 de dezembro de 2018, na Universidade Lusófona do Porto. Os oradores convidados desta edição são: Ana Pérez Escoda (International University of La Rioja), Inês Amaral (Universidade de Coimbra) e Ricardo Campos (Universidade Nova de Lisboa).  O programa completo do Encontro está disponível aqui: https://encontroculturavisual.files.wordpress.com/2018/12/programadefinitivoecviii_3dezembro.pdf    

50 anos de estudos de agendamento em Congresso

Para celebrar e refletir o importante papel do agendamento nos estudos da comunicação e a sua importância na vida cívica, a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), o CEIS 20, e a SOPCOM organizam nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, na ESEC, um Congresso dedicado ao debate da atualidade da ideia de agendamento, num tempo marcado por importantes desenvolvimentos tecnológicos, sociais e políticos.
O programa do congresso está disponível aqui: https://www.esec.pt/eventos/congresso-50-anos-de-estudos-do-agenda-setting/programa

V Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Decorreu no dia 16 de novembro o V Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação, promovido pelo GT de Ciência da Informação da SOPCOM. O evento realizou-se no Departamento de Comunicação e Artes (DECA) da Universidade de Aveiro e contou com 12 comunicações relativas a trabalhos de mestrado e de doutoramento, desenvolvidos em universidades portuguesas e espanholas. As temáticas incidiram sobre a gestão da informação para a promoção do património cultural imaterial, a comunicação e a mediação da informação em serviços de gestão da informação, a usabilidade de serviços infocomunicacionais mediados tecnologicamente, o governo eletrónico, a imagem no jornalismo, a investigação participativa no espaço virtual, o sistema de informação da Academia Politécnica do Porto e sobre a relevância dos processos de comunicação e informação num festival de cinema. O Keynote de Encerramento esteve a cargo da Professora Fernanda Ribeiro (FLUP) sob o tema: "Gestão da Informação versus Preservação da Memória, na Era Digital".Participaram no evento cerca 150 pessoas.
Esta edição do V WPGCI2018 contou com a disponibilização do "Livro de Resumos Alargados" no dia do evento e disponibilizado como e-book no repositório online: https://ria.ua.pt/handle/10773/24645
À semelhança dos anos anteriores, depois de avaliados, os textos das comunicações serão publicados na revista Páginas a&b.

Estudos de Jornalismo indexada à Latindex

A revista “Estudos de Jornalismo”, editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade, encontra-se já indexada à Latindex, um sistema de informação académico, sem fins lucrativos e de consulta gratuita, especializado em periódicos científicos editados nos países Iberoamericanos.
Editada desde 2013, e contando com um total de 11 números publicados, a “Estudos de Jornalismo” é a mais antiga revista editada no âmbito da Sopcom. Todos os números podem ser acedidos aqui: http://www.revistaej.sopcom.pt/

PUBLICAÇÕES

Oliveira, M. & Évora, S. L. (2018). Livro de atas do XII Congresso da Lusocom. CECS

Duarte, M. (2018). Imagem (de) Arquivo e Tempo Mnemotécnico. LabCom.IFP Books

Neta, Stelia (2018). As estratégias abertas e inclusivas como estratégia de comunicação governamental. Maputo: Editores

Magalhães, G. & Sidoncha, U. (2018). Cultura(s): definições, desafios, percursos. LabCom.IFP Books

Revista Estudos em Comunicação, número 27, volume 2 (2018). LabCom.IFP

CALL FOR PAPERS

14º Congreso Mundial de Semiótica

Prazo: 5 dezembro, 2018

Counter-image: Conferência internacional

Prazo: 10 dezembro, 2018

Ebook: Sustentabilidade e Descarbonização – Para um guia prático

Prazo: 15 dezembro, 2018

Revista Brazilian Journalism Research

Prazo: 30 dezembro, 2018

Revista Comunicação Pública, vol. 14, nº26 (Junho 2019)

Prazo: 31 dezembro, 2018

1º concurso para projectos bilaterais de investigação 2019-2021

Prazo: 10 janeiro, 2019

V Congresso Literacia, Media e Cidadania

Prazo: 15 janeiro, 2019

EIBEA 2019 - Encontro Iberoamericano de Estudos do Antropoceno

Prazo: 31 janeiro, 2019 

International scientific journal Sur le journalisme – About journalisme – Sobre jornalismo

Prazo: 15 fevereiro, 2019

Revista Comunicación Nº 40

Prazo: 22 março, 2019

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

Palestra “Sentido del ocio al envejecer” com Manuel Cuenca Cabeza

3 dezembro, 2018 | Universidade do Minho

Oficinas de Metodologias Criativas para Investigação

4-5 dezembro, 2018 | Universidade do Minho

Jornadas 2CN-CLab - Projetos Culturais em Rede a partir da Carta Cultural Ibero-americana

4-5 dezembro, 2018 | Universidade do Minho

III Encontro de Cultura Visual

5-6 dezembro, 2018 | Universidade Lusófona do Porto

Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura sobre Políticas Culturais no Brasil Contemporâneo

6 dezembro, 2018 | Universidade do Minho

IV FILM: Que competências para a Revolução Digital?

6 dezembro, 2018 | Universidade do Minho

Conferência Internacional 50 anos de estudos de Agenda-setting

6-7 dezembro, 2018 | ESE, Politécnico de Coimbra

Encontro - Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território

7-8 dezembro, 2018 | Sede do Centro de Estudos Ibéricos 

Simpósio: Ética, Ciência e Sociedade

10 dezembro, 2018 | Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva
11 dezembro, 2018 | Fundação LusoAmericana para o Desenvolvimento

Debate “Três anos de Acordo de Paris – onde estamos?”

12 dezembro, 2018 |  Universidade do Minho

Em concreto. O “património cultural imaterial” no terreno: Expetativas, experiências, perspetivas

13 dezembro, 2018  | Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Apresentação do Livro: Representações da Idade Média na imprensa periódica portuguesa entre a Restauração e a Revolução

13 dezembro, 2018  | CIJVS, Santarém

IV Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público Media: Poder, Representação e Epistemologias

24-25 janeiro, 2019 |Universidade de Coimbra

História da Cultura em Portugal no século XX: Industrialização, massificação, mediações

7-9 fevereiro, 2019 | Lisboa (local a anunciar)

ICIM 2019: International Conference on Interculturalism and Multiculturalism

28-30 março, 2019 | ISCAP-P.Porto

Counter-image: Conferência internacional

6-7 maio, 2019 | Universidade Nova de Lisboa

EIBEA 2019 - Encontro Iberoamericano de Estudos do Antropoceno

11-13 junho, 2019  | Universidade do Minho

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt