SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de abril de 2019

EDITORIAL

A avaliação das unidades de investigação

Acabam de decorrer, nos dias 30 de abril e 2 de maio, as visitas do Painel de Avaliação de Ciências da Comunicação da FCT às quatro unidades de I&D que se apresentaram ao concurso de 2017/18 nesta área: o ICNOVA, o CICANT, o CECS e o LABCOM.
O Painel era (é) composto por quatro mulheres e um homem, todos eles reconhecidos e prestigiados especialistas do campo das Ciências da Comunicação, todos eles também oriundos de países falantes de língua inglesa (Inglaterra, Canadá, Estados Unidos).  
Esperemos que os trabalhos subsequentes à visita decorram em bom ritmo e que, lá para o fim de 2019 - não quero ser demasiado otimista - tenhamos os resultados finais, a fim de que as unidades possam começar os seus novos projetos em 1 de janeiro de 2020.
Valha-nos, aqui, a sabedoria popular que nos diz que “Mais vale tarde do que nunca” – um provérbio que se compreende, perfeitamente, num país em que todos e cada um se habituaram a chegar atrasados a todos os encontros, incluindo os chamados “encontros da história”. 
Como tive ocasião de questionar o Sr. Ministro Manuel Heitor no Colóquio “Políticas Científicas 2019”, que teve lugar no dia 4 de abril na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, este e outros tipos de atrasos pareceriam aconselhar, neste momento, um forte reforço da FCT em termos técnicos, humanos e financeiros, que lhe permitisse responder, de forma mais cabal e atempada, às múltiplas tarefas que lhe são cometidas.
O problema desse reforço não se resolve elogiando a boa-vontade e o esforço das pessoas que trabalham na FCT – já que o que está em causa não são (só) as pessoas, mas as estruturas e os meios. 
 
Paulo Serra

DESTAQUES

Cerca de 300 submissões ao XI Sopcom

A Comissão Científica do XI Sopcom recebeu cerca de 300 propostas de comunicações de investigadores interessados em participar no evento que decorrerá na Universidade da Madeira, no Funchal, entre os dias 13 e 15 de novembro de 2019. Os GTs que receberam um número mais elevado de propostas foram Comunicação, Turismo e Território, Jornalismo e Sociedade, Comunicação Organizacional e Institucional e Cibercultura.
A notificação dos resultados da avaliação por pares será enviada aos autores até ao dia 15 de maio. O prazo para inscrições (período económico) decorrerá até ao dia 15 de setembro. Para mais informações consultar o site do congresso: http://sopcom2019.pt/

Assembleia-geral da Sopcom

Decorreu em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no passado dia 06 de abril, a Assembleia-Geral anual de sócios da Sopcom. Após apresentação pelo Presidente da Sopcom, o Relatório de Atividades e Contas de 2018 e o Plano de Atividades para 2019 foram aprovados por unanimidade. O relatório de atividades pode ser consultado no site da Sopcom

Chamada aberta para organização do XXI Congresso da Sopcom e do XIV Congresso da Lusocom

A Direção da SOPCOM está a acolher manifestações de interesse para a realização do seu XII Congresso, que deverá ter lugar, idealmente, durante novembro de 2021, mês em que se assinala simbolicamente o aniversário da Assembleia Fundadora da Associação.
Cumprindo o mandato atribuído pela Direção da LUSOCOM (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação), a SOPCOM está também a acolher manifestações de interesse para a realização do XIV Congresso daquela Federação em Portugal, que deverá ter lugar durante o outono de 2020.
As instituições de Ensino Superior, público ou privado, que pretendam candidatar-se à organização do XII Sopcom ou do XIV Lusocom, deverão enviar uma proposta à Direção da Sopcom até ao próximo dia 30 de junho.

IV Encontro do GT da Sopcom

Decorreu no dia 06 de maio, na Faculdade de Artes e Letras da UBI, o IV Encontro do GT de Comunicação Organizacional e Institucional. O Encontro centrou-se na discussão das metodologias de investigação da área da comunicação organizacional abordando os desafios e as novas tendências. Participaram nesta iniciativa docentes e investigadores da Universidade do Minho, da ESCS, do ISCSP, da Universidade Católica de Lisboa e da UBI. O evento contou com a presença do Professor José Viegas Soares, professor aposentado da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), membro fundador da Sopcom e deste GT, tendo sido homenageado no início da tarde de trabalhos.

“Ética em comunicação” - Novo e-book promovido pelo GT-COI em parceria com o ISCSP

"Ética em Comunicação - Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas" é o título do novo E-book editado por Sónia Pedro Sebastião e Paulo Martins do ISCSP.
O e-book conta com as contribuições de Andreia Guerreiro, César Neto, Gisela Gonçalves, Mafalda Eiró-Gomes, Sónia Melo da Silva, Susana de Carvalho Spínola, Teresa Ruão e Vasco Ribeiro.
Neste e-book os autores fazem uma reflexão sobre os desafios éticos que se colocam no ensino e na prática profissional, e, entre outros, estão incluídos os seguintes temas: ensino da ética em cursos de comunicação; códigos de ética, deontologia e conduta; desafios éticos no exercício das profissões da comunicação; o reconhecimento profissional, a acreditação e a responsabilidade social.
O livro resulta do Colóquio realizado pelo ISCSP, em parceria com o Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM, em abril de 2017.  
O livro pode ser acedido aqui: E-book “Ética em Comunicação - Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas” (PDF) (1.51 MB)

PUBLICAÇÕES

Sebastião, S. P. & Martins, P. (2019). Ética em comunicação. ISCSP

Canavilhas, J.; Rodrigues, C. & Giacomelli, F. (orgs.). Narrativas jornalísticas para dispositivos móveis. LabCom.IFP

Costa, A. M.; Macedo, I. & Cunha, S. (2019). Livro de atas do II Congresso Internacional de Mediação Social. CECS

Amaral, A. (2019). Cultum excursos de hermenêutica, política e religião. LabCom.IFP

Pinto-Coelho, Z.; Marinho, S. & Ruão, T. (2019). Comunidades, participação e regulação. CECS

Cabrita, M. J. & Santos, J. M. (Eds.) (2019). Direitos Humanos e Migrações. LabCom.IFP Books

CALL FOR PAPERS

RLEC (Vol. 6, nº 2): Ressignificações da festa e identidades comunitárias

Prazo: 14 maio, 2019

International Journal of Fim and Media Arts (IJFMA)

Prazo: 15 maio, 2019 

Prémio PORDATA Inovação

Prazo: 23 maio, 2019

Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais

Prazo: 31 maio, 2019

CITAR Journal. Journal of Science and Technology of the Arts. Special Issue: On Cinema, New perspectives of research

Prazo: 15 junho, 2019

Comunicação da arte pública urbana: via culturas móveis e turísticas, Vol. 7, nº 1

Prazo: 15 setembro, 2019

Concursos do Sistema de Incentivos (SI) e do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT) para Proje

Prazo: 31 dezembro, 2019

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

5.º Congresso Literacia, Media e Cidadania

3-4 maio, 2019 | Universidade de Aveiro

Counter-image: Conferência internacional

6-7 maio, 2019 | Universidade Nova de Lisboa

Seminário: Re-enquadrando os encontros coloniais fotográficos com a artista Cecilia Järdemar

9 maio, 2019 | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

VII International Congress of Audiovisual Researchers

9-10 maio, 2019 | CESINE, Santander

Conferência “Retórica Mediatizada”

13 maio, 2019 | ICNOVA/FCSH

NOVA FCSH debate o Discurso de Ódio

13 maio, 2019 | ICNOVA, Lisboa

Televisão e Novos Meios III

23-24 maio, 2019 | Universidade da Beira Interior

EIBEA 2019 - Encontro Iberoamericano de Estudos do Antropoceno

11-13 junho, 2019  | Universidade do Minho

32TH International Conference on Computer Animation and Social Agents (Casa 2019)

1-3 julho, 2019 | Paris

Congresso internacional: Repensar a imprensa no ecossistema digital

3-5 julho, 2019 | Universidade Católica Portuguesa, Braga

IAMCR – The International Association For Media And Communication Research

7-9 julho, 2019 | Universidade Complutense, Madrid 

III Colóquio de Análise de Redes Aplicada - CARA 2019

11-12 julho, 2019 | ISEG

Conference: Radio Entertainments, Cultures, Information & Technology, Research & Practice

10-11 setembro, 2019 | University of Chester

XI Congresso SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura

13-15 novembro, 2019 | Universidade da Madeira

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt