SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de outubro de 2019

EDITORIAL

Os encargos dos cargos

Os lugares de coordenação são lugares de ambiguidade. Por um lado, têm o apelo de uma certa visibilidade e protagonismo público e permitem uma menção adicional nas realizações curriculares, o que, em tempos de ciência à peça, não é coisa de somenos. São também posições que dão àqueles que os ocupam a oportunidade de dinamizar e mobilizar, de construir e ser responsável por determinado projeto. Por outro, têm o amargor de trabalho extra, em muitos casos (como no da Sopcom), sem qualquer tipo de remuneração ou compensação material. São, ainda, com alguma frequência, funções a pretexto das quais se fica a conhecer a penosa tarefa de gerir suscetibilidades e satisfazer a todos sem prejuízo de um certo sentido de justiça.
Esta ambiguidade não justifica, no entanto, a espécie de inveja trôpega com que os que nunca coordenam nada olham para os que se disponibilizam para esses trabalhos. A ideia de que os que coordenam o fazem porque gostam de ter um qualquer risquinho de poder não pode sobrepor-se ao reconhecimento de que é efetivamente necessário haver quem o aceite fazer. Pode discutir-se as motivações, mas será também importante reconhecer que a forma legítima de as disputar é precisamente estar disponível. A apresentação de uma propositura única à coordenação de cada um dos GT da Sopcom pode ser entendida, nalguns casos, como um sinal de consenso – o que é uma boa razão; noutros, porém, é um sintoma da falta de mobilização para o coletivo, a falta de generosidade para assumir cargos que são sinónimo de encargos ou a falta de massa crítica que justifique o próprio lugar de coordenação, por não haver quem coordenar – que são más razões.
As eleições para as equipas de coordenação dos GT da Sopcom – que se realizarão durante o congresso da associação, entre 13 e 15 de novembro, no Funchal – deverão constituir um momento para duas coisas: por um lado, manifestar gratidão àqueles que se disponibilizam para levar os projetos por diante, mesmo que os ganhos pessoais sejam menores do que os trabalhos em que se metem; por outro, assumir que os grupos precisam não apenas de coordenação, mas também do empenho de todos os que a eles se associam, não sendo, portanto, apenas assunto dos coordenadores.


Madalena Oliveira
Vice-presidente da Sopcom

DESTAQUES

11º SOPCOM na Madeira – programa final disponibilizado

Está disponível o programa final do 11º Congresso da Sopcom, que arranca no próximo dia 13 de Novembro, na Universidade da Madeira, no Funchal. Ao longo de 3 dias, cerca de 200 conferencistas, distribuídos por 49 sessões, debaterão o tema “Comunicação, Turismo e Cultura”. Os Grupos de Trabalho com maior número de comunicações são: Jornalismo e Sociedade, Comunicação, Turismo e Território, e Publicidade. O programa completo pode ser consultado no site do Congresso.
Nas sessões plenárias destacam-se Peter Schlobinski da Universidade de Hanover e Assumpcion Huertas Roig da Universitat Tovira i Virgilli.
 

Eleições para a Coordenação dos GTS

As eleições para a coordenação dos Grupos de Trabalho decorrem no âmbito do Congresso da Sopcom, na Universidade da Madeira, nos dia 13-15 de novembro.
Todos os sócios que pretendam exercer o direito de voto deverão estar identificados como membros dos GT para cujos coordenadores votarão. Para tal, cada sócio pode aceder à respetiva área pessoal no site da Sopcom e fazer a sua associação aos GTs (até ao limite de 3): https://www.sopcom.pt/area/login.php


VI Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação – 25 de outubro, ISCAP | P.Porto

No passado dia 25 de outubro, decorreu no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP | P.Porto) o VI Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação (6WPGCI). O evento é uma iniciativa do GT de Ciência da Informação, da SOPCOM.
O 6WPGCI deu continuidade a uma atividade iniciada em 2014, afirmando-se como um fórum de apresentação e debate para trabalhos de pós-graduação em Ciência da Informação, fomentando a divulgação de projetos de 2.º e 3.º ciclos (mestrado e doutoramento) bem como de Pós-Doc. Do programa constaram onze trabalhos de mestrado, dois de doutoramento e um Pós-Doc. desenvolvidos em instituições de ensino superior de Portugal, Brasil e México.
A conferência de abertura esteve a cargo da Prof. Tania Todorova (University of Library Studies and Information Technologies, Sófia - Bulgária), que abordou as questões de direitos de autor, apresentando resultados de um estudo internacional sobre esta matéria. A conferência de encerramento foi dinamizada pelo Prof. Luís Borges Gouveia (Universidade Fernando Pessoa) e pelo Prof. Armando Malheiro da Silva (Universidade do Porto) que refletiram sobre a infocomunicação enquanto elemento integrador das Ciências da Informação e da Comunicação.
O Workshop contou com cerca de 100 participantes, os quais contribuíram ativamente para o debate e para a partilha de ideias. À semelhança das edições anteriores, os textos selecionados das comunicações do 6WPGCI serão publicados num número especial da revista Páginas a&b.
O VII Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação, que irá decorrer em 2020, será organizado na Universidade Nova de Lisboa.

Novo número da Revista Comunicando

Já se encontra disponível o novo número da Revista Comunicando dedicado ao tema "A investigação em Ciências da Comunicação na era digital". Este número resultou de uma parceria entre os editores e a organização do IV Encontro do GT dos Jovens Investigadores, que se realizou entre 11 e 12 de outubro de 2018, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


PUBLICAÇÕES

Portela, P. (2019). Introdução aos estudos de audiência. CECS

Oliveira, A.; Pereira, A.; Rosa, L.; Penafria, M. & Araújo, N. (eds.) (2019). Cinema e Outras Artes I. LabCom.IFP Books

Oliveira, A.; Pereira, A.; Rosa, L.; Penafria, M. & Araújo, N. (eds.) (2019). Cinema e Outras Artes II. LabCom.IFP Books

Páginas a & b 3ª série. Nº especial (2019). CIC.Digital, Porto

CALL FOR PAPERS

Media representations and narratives of masculinities across Europe

Prazo: 1 novembro, 2019

Revista Esferas. Dossiê Ciberjornalismo: desafios, dilemas e potencialidades (1/2020)

Prazo: 30 novembro, 2019

XIII Jornadas de Cinema em Português

Prazo: 30 novembro, 2019 

Revista eikon, n. 6

Prazo: 30 novembro, 2019

Revista Comunicação e Sociedade: Crianças, jovens e media: perspetivas atuais

Prazo: 20 dezembro, 2019

Revista Mediapolis

Prazo: 2 janeiro, 2020

ECREA 2020

Prazo: 15 janeiro, 2020

Revista Escribanía, (Vol. 18. Nro. 2), 2020

Prazo: 1 abril, 2020

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

V Congresso Internacional sobre Culturas

8-9 novembro, 2019 | Universidade da Beira Interior

Seminário: Da crise de mediação à necessidade de repensar o jornalismo

11 novembro, 2019 | Universidade do Minho

XI Congresso SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura

13-15 novembro, 2019 | Universidade da Madeira

Workshop: Care, Critique, Correction? Engaging with Migration & Crime Control Infrastructures

14 novembro, 2019 | Universidade do Minho

1.º Encontro Memória para Todos

13-15 novembro, 2019 | Teatro Aberto, Lisboa

Montanha Mágica* Arte e Paisagem 2019

20-22 novembro, 2019 | Universidade da Beira Interior

Documentário: Moçambique. Sonhos Lúcidos

23 novembro, 2019 | Museu Nogueira da Silva

IBERCOM 2019

27-29 novembro, 2019 | Escola de Comunicação e Linguagem Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia

Conference: Media literacy in a media-rich ecology

4 dezembro, 2019 | ISCTE-IUL

1ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding

1-3 julho, 2020 | NOVA FCSH

XIII Jornadas de Cinema em Português

27-29 abril, 2020 | Universidade da Beira Interior

ECREA 2020

2-5 outubro, 2020 | Braga

PROVAS ACADÉMICAS

Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique

Ana Cristina Pereira. Doutoramento em Estudos Culturais. Universidade do Minho, 17 de outubro de 2019.

Cultura Musical e Músicos no século XXI: (re)pensar a formação académica no ensino superior

Alexandre Barbosa Ferreira. Doutoramento em Estudos Culturais. Universidade do Minho, 10 de outubro de 2019.

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt