Narrativas partilhadas, relações fortes
O objetivo primordial das relações públicas pode ser entendido como a gestão de relações, que se pretendem mutuamente benéficas, entre uma organização e os seus públicos. Nesta perspetiva, as estratégias de comunicação organizacional serão sempre selecionadas em virtude dos efeitos que podem produzir na construção e manutenção de relacionamentos com os públicos, tanto a curto como a médio/longo prazo.
Mas tal como nos relacionamentos pessoais, a construção de boas relações não é uma tarefa fácil. A construção de qualquer relação implica envolvimento, compromisso, confiança e investimento nessa mesma relação, por ambas as partes. Os relacionamentos alimentam-se de sentimentos, mas também de tempo, energia, esforço pessoal e diálogo. Diálogo sobre problemas e obstáculos, sobre metas e objetivos mútuos, sobre caminhos e projetos em comum.
A Sopcom é uma associação científica sem fins lucrativos que tem por objeto estatutário desenvolver a investigação em Ciências da Comunicação. Este desiderato só poderá ser satisfeito com o empenho de toda a comunidade de investigadores que constituem a Sopcom. Os Grupos de Trabalho, nascidos de interesses e vontades comuns, são disso o melhor exemplo. Os eventos e as publicações por eles dinamizados, uma prova do seu sucesso e razão de ser, e estar em, comunidade.
O sentido de comunidade alicerça-se em relações fortes, em narrativas e memórias partilhadas. Com o website e a newsletter da Sopcom - principais instrumentos de comunicação da associação - ambicionamos contribuir para a construção dessas relações. Mas não o conseguimos fazer unilateralmente. A construção de bons relacionamentos exige o envolvimento e investimento de todos nós na relação. Isto é, direção, sócios e coordenadores de GT.
Aproveitamos, por isso mesmo, para deixar aqui a sugestão de 3 formas de envolvimento:
1- Atualizar a área pessoal de sócio no site da sopcom, incluindo o número de Gts (até 3) a que se pretende pertencer: https://www.sopcom.pt/area/login.php
2- Enviar informações pertinentes e de interesse para divulgação na newsletter e mail list da Sopcom (para secretariado@sopcom.pt)
3- Não esquecer de actualizar a quota relativa ao ano 2020, de preferência até ao final do mês de Fevereiro
Gisela Gonçalves
Secretária-geral
|
Jornadas Internacionais de Publicidade congregam mais de 20 investigadores em Lisboa |
A
4 e 5 de fevereiro, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
Nova de Lisboa recebeu as I Jornadas Internacionais de Publicidade, um evento
organizado por investigadores portugueses, brasileiros e espanhóis, em parceria
com o GT de Publicidade da SOPCOM. As jornadas contemplaram a apresentação de 11
comunicações, um workshop sobre a preparação da candidatura a financiamento de
projetos e a reunião do GT de Publicidade. No final do evento, a
coordenação do GT, lançou o call for host da próxima edição
das jornadas, que deverá acontecer em Espanha ou Brasil. |
Webinario Jovens investigadores |
O GT Jovens Investigadores
da SOPCOM organiza no próximo dia 12 de fevereiro, quarta-feira, das 16h às 17h,
um Webinário com o Professor Auxiliar da Universidade do Minho, Doutor José
Gabriel Andrade (bio https://bit.ly/2SbR9fJ). O webinário será subordinado ao tema
“O Interpretativismo nos estudos de Comunicação Organizacional passado e
presente”. O resumo pode ser consultado na página FB do GT
|
Encontro conjunto dos GTs de Comunicação Intercultural e Cultura Visual |
Está
aberta até ao dia 28 de fevereiro, a chamada de comunicações para o encontro Imagens e
narrativas (pós)-coloniais, organizado pelos GTs de
Comunicação Intercultural e Cultura Visual da SOPCOM.
Este
encontro realiza-se no Museu de Santa Joana em Aveiro, nos dias 22 e 23 de
maio de 2020.
|
Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros assinala o Dia Mundial da Rádio |
A Antena 1, o CECS e o Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da Sopcom assinalam o Dia Mundial da Rádio com uma emissão especial do programa Antena Aberta, em direto do campus de Gualtar da Universidade do Minho. No dia 13 de fevereiro, entre as 11h00 e as 12h00, os microfones da rádio pública vão dar voz aos estudantes e à comunidade académica, numa sessão conduzida pelo jornalista António Jorge.
O Dia Mundial da Rádio foi criado pela Unesco, em 2011. Este ano, a diversidade é o tema que assinala a data.
|
|
|
|
|
Investigação Médica na Imprensa Portuguesa – diagnóstico e recomendações terapêuticas
Olga Estrela Teixeira da Silva Magalhães. Doutoramento em Ciências da Comunicação. Universidade do Minho, 8 de janeiro de 2020. |
Informação e engajamento político: a produção de sentido no jornalismo alternativo audiovisual no Brasil, em Espanha e e
Kamila Bossato Fernandes. Doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. Universidade do Minho, 23 de janeiro de 2020. |
|