SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de janeiro de 2020

EDITORIAL

Narrativas partilhadas, relações fortes

O objetivo primordial das relações públicas pode ser entendido como a gestão de relações, que se pretendem mutuamente benéficas, entre uma organização e os seus públicos. Nesta perspetiva, as estratégias de comunicação organizacional serão sempre selecionadas em virtude dos efeitos que podem produzir na construção e manutenção de relacionamentos com os públicos, tanto a curto como a médio/longo prazo.  
Mas tal como nos relacionamentos pessoais, a construção de boas relações não é uma tarefa fácil. A construção de qualquer relação implica envolvimento, compromisso, confiança e investimento nessa mesma relação, por ambas as partes. Os relacionamentos alimentam-se de sentimentos, mas também de tempo, energia, esforço pessoal e diálogo. Diálogo sobre problemas e obstáculos, sobre metas e objetivos mútuos, sobre caminhos e projetos em comum.
A Sopcom é uma associação científica sem fins lucrativos que tem por objeto estatutário desenvolver a investigação em Ciências da Comunicação. Este desiderato só poderá ser satisfeito com o empenho de toda a comunidade de investigadores que constituem a Sopcom. Os Grupos de Trabalho, nascidos de interesses e vontades comuns, são disso o melhor exemplo. Os eventos e as publicações por eles dinamizados, uma prova do seu sucesso e razão de ser, e estar em, comunidade.
O sentido de comunidade alicerça-se em relações fortes, em narrativas e memórias partilhadas. Com o website e a newsletter da Sopcom - principais instrumentos de comunicação da associação - ambicionamos contribuir para a construção dessas relações. Mas não o conseguimos fazer unilateralmente. A construção de bons relacionamentos exige o envolvimento e investimento de todos nós na relação. Isto é, direção, sócios e coordenadores de GT.
Aproveitamos, por isso mesmo, para deixar aqui a sugestão de 3 formas de envolvimento:
1-    Atualizar a área pessoal de sócio no site da sopcom, incluindo o número de Gts (até 3) a que se pretende pertencer: https://www.sopcom.pt/area/login.php
2-    Enviar informações pertinentes e de interesse para divulgação na newsletter e mail list da Sopcom (para secretariado@sopcom.pt)
3-    Não esquecer de actualizar a quota relativa ao ano 2020, de preferência até ao final do mês de Fevereiro
 
Gisela Gonçalves
Secretária-geral 

DESTAQUES

Jornadas Internacionais de Publicidade congregam mais de 20 investigadores em Lisboa

A 4 e 5 de fevereiro, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa recebeu as I Jornadas Internacionais de Publicidade, um evento organizado por investigadores portugueses, brasileiros e espanhóis, em parceria com o GT de Publicidade da SOPCOM.
As jornadas contemplaram a apresentação de 11 comunicações, um workshop sobre a preparação da candidatura a financiamento de projetos e a reunião do GT de Publicidade. No final do evento, a  coordenação do GT, lançou o call for host da próxima edição das jornadas, que deverá acontecer em Espanha ou Brasil.

Webinario Jovens investigadores

O GT Jovens Investigadores da SOPCOM organiza no próximo dia 12 de fevereiro, quarta-feira, das 16h às 17h, um Webinário com o Professor Auxiliar da Universidade do Minho, Doutor José Gabriel Andrade (bio https://bit.ly/2SbR9fJ). O webinário será subordinado ao tema “O Interpretativismo nos estudos de Comunicação Organizacional passado e presente”. O resumo pode ser consultado na página FB do GT 


Encontro conjunto dos GTs de Comunicação Intercultural e Cultura Visual

Está aberta até ao dia 28 de fevereiro, a chamada de comunicações para o encontro Imagens e narrativas (pós)-coloniais, organizado pelos GTs de Comunicação Intercultural e Cultura Visual da SOPCOM. 
Este encontro realiza-se no Museu de Santa Joana em Aveiro, nos dias 22 e 23 de maio de 2020.

Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros assinala o Dia Mundial da Rádio

A Antena 1, o CECS e o Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da Sopcom assinalam o Dia Mundial da Rádio com uma emissão especial do programa Antena Aberta, em direto do campus de Gualtar da Universidade do Minho. No dia 13 de fevereiro, entre as 11h00 e as 12h00, os microfones da rádio pública vão dar voz aos estudantes e à comunidade académica, numa sessão conduzida pelo jornalista António Jorge.
O Dia Mundial da Rádio foi criado pela Unesco, em 2011. Este ano, a diversidade é o tema que assinala a data.

PUBLICAÇÕES

Vista n.5 (2019) Vistas Imperiais: Visualidades coloniais e processos de descolonização. Sopcom

Correia, J.C.; Gradim, A. & Morais, R. (2019). Imaginários Distópicos: Metáforas e Ficções. LabCom.IFP Books

CALL FOR PAPERS

Revista Comunicação Pública

Prazo: 10 fevereiro, 2020

Livro: Digital Services in Crisis, Disaster and Emergency Situations

Prazo: 12 fevereiro, 2020

Rhétoriké- revista digital de retórica, n. 07 - Retórica e saúde

Prazo alargado: 28 fevereiro, 2020

IJFMA Vol 5 No 1 (2020)

Prazo: 28 fevereiro, 2020

CICLC 2020 Crónica: Entre o Útil e o Fútil

Prazo alargado: 29 fevereiro, 2020

Mapping the Magazine6

Prazo: 29 fevereiro, 2020

Comunicação e Sociedade. Tema: Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública

Prazo: 31 março, 2020

Revista Escribanía, (Vol. 18. Nro. 2), 2020

Prazo: 1 abril, 2020

ECREA Pre-conference - Advancing Digital Disconnection Research

Prazo: 2 abril, 2020

II Conferência Internacional - História do Jornalismo em Portugal

Prazo: 5 abril, 2020

International Journal of Film and Media Arts Vol 5 No 2 (2020)

Prazo: 28 abril, 2020

Journal of Digital Media & Interaction

Prazo: 1 maio, 2020

Revista de Comunicação e Linguagens – Photography, Cinema, and the Ghostly

Prazo: 10 maio, 2020

Revista Comunicando

Chamada em permanência

Revista ex aequo (nº42) Género e Neoliberalismo

Prazo: 15 maio, 2020

AGENDA

13º Webinário do GT JI | Prof. Dr. José Gabriel Andrade

12 fevereiro, 2020 

Fórum Financiamento do Jornalismo e dos Media Regionais, Comunitários e de Proximidade

20, fevereiro, 2020 | Universidade da Beira Interior

O Processo criativo

21 fevereiro, 2020 | Universidade da Beira Interior

II Ciclo de Cinema WOMANART

27 fevereiro - 16 abril, 2020 | Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga

XIII Jornadas de Cinema em Português

27-29 abril, 2020 | Universidade da Beira Interior

IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea – CICLC 2020

4-5 junho, 2020 | ESECS/Instituto Politécnico de Portalegre

The emma (European Media Management Association) Annual Conference 2020

4-6 Junho, 2020 | Jonkoping, Sweden

1ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding

1-3 julho, 2020 | NOVA FCSH

Sixth Mapping the Magazine conference

2-3 julho, 2020 | Universidade Lusófona

XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB)

2-4 setembro, 2020 | Coimbra

ECREA Pre-conference - Advancing Digital Disconnection Research

2 outubro, 2020

ECREA 2020

2-5 outubro, 2020 | Braga

II Conferência Internacional - História do Jornalismo em Portugal

15-16 outubro, 2020 | Universidade Nova de Lisboa

PROVAS ACADÉMICAS

Investigação Médica na Imprensa Portuguesa – diagnóstico e recomendações terapêuticas

Olga Estrela Teixeira da Silva Magalhães. Doutoramento em Ciências da Comunicação. Universidade do Minho, 8 de janeiro de 2020.

Informação e engajamento político: a produção de sentido no jornalismo alternativo audiovisual no Brasil, em Espanha e e

Kamila Bossato Fernandes. Doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. Universidade do Minho, 23 de janeiro de 2020.

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt