SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de maio de 2020

EDITORIAL

George Floyd

Diz-se, na linguagem corrente, que “cada caso é um caso” – o que, traduzido em linguagem da ciência, significa que um caso carece de validade externa. Mas quando um caso se soma a outro caso, e este a outro, e assim sucessivamente, já temos um padrão. 
Vem isto a propósito de um dos casos que, neste momento, incendeia (literalmente) os Estados Unidos da América: a morte do cidadão negro George Floyd por efeito de uma intervenção policial repugnante ocorrida no dia 25 de maio deste ano.
A intervenção policial verificou-se pouco depois das 20 horas daquele dia, tendo a morte de Floyd ocorrido já no hospital pelas 21h25. No dia 26 de maio, logo pela manhã, o Departamento de Polícia de Minneapolis apressou-se a dar uma conferência de imprensa em que referia que Floyd teria oferecido resistência física à prisão. Se ninguém tivesse visto e registado o incidente, tudo teria ficado por aí:  mais uma morte “infeliz” de um “delinquente” negro que não sobreviveu ao “uso adequado” da força pela polícia.
Acontece que o evento que vitimou Floyd foi filmado por uma cidadã, que colocou as imagens no seu Facebook, tornando-se virais nas redes sociais e sendo difundidas, depois, pelas diversas televisões dos EUA e de todo o mundo. A estas imagens viriam a juntar-se, mais tarde, as de um outro vídeo filmado por um outro espetador e as de um vídeo da câmara de vigilância de um restaurante situado no local.
Todos os vídeos desmentem, de forma gritante, a versão da polícia de que Floyd teria resistido à prisão.
A ser único, o caso de Floyd já seria muito grave. A questão é que ele faz parte de um conjunto de muitos outros casos, obedecendo sempre a um mesmo padrão: ação policial mortal sobre um cidadão negro - legitimação dessa ação pelas autoridades policiais – imagens dos eventos filmadas por cidadãos – divulgação dessas imagens nas redes sociais e nos media mainstream – revolta cidadã que muitas vezes resvala para a violência urbana. Não creio que os polícias tenham lido Hannah Arendt, mas parecem sempre aplicar o seu dito de que “O verdadeiro poder começa onde o segredo começa” (Origens do totalitarismo).
A propósito deste caso e de um outro incidente menos grave, o jornalista Don Lemon, da CNN, referiu-se a “dois vírus mortais que estão a matar os Americanos. Covid-19, Racismo-20”. 
A comparação faz todo o sentido: não só o Covid-19 matará muito mais cidadãos negros do que brancos - segundo dados recentes do APM Research Lab, respetivamente 50.3 e 20.7 por 100 000 pessoas -, como o vírus racista se dirige especialmente contra eles, numa espécie de tentativa de regresso aos tempos de Martin Luther King, eliminando os Direitos Civis e apagando a presidência de Barack Obama.
Se é verdade que este movimento tem como protagonistas mais ativos os supremacistas brancos, estes não só são apoiados de forma mais ou menos explicita pelo presidente em exercício - que exprime com alguma regularidade as suas inclinações racistas, autoritárias e mesmo nazifascistas -, mas também exprimem às claras o racismo que continua a constituir uma constante social, política, económica e cultural da sociedade estadunidense.
Como disse de forma irónica, já há alguns anos, o ator Will Smith, “O racismo não está a piorar. Está a ser filmado”. (The Late Show with Stephen Colbert, 2016).


Paulo Serra

DESTAQUES

Sopcom promove inquérito aos Jornalistas sobre os efeitos do estado de emergência no jornalismo

Quais os efeitos da crise sobre os profissionais que todos os dias têm por função recolher e tratar a informação? E que efeitos isso poderá ter na qualidade das notícias que recebemos? Uma parceria institucional entre a Sopcom, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e o Sindicato dos Jornalistas (SJ), e com os centros de investigação das Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Minho, decidiu analisar esta questão, através de um inquérito dirigido a todos os detentores de título profissional de jornalista, entre os dias 22 de maio a 8 de junho.
A resposta a este inquérito deverá permitir obter um retrato socioprofissional dos jornalistas, analisar os efeitos da Declaração do Estado de Emergência na sua situação laboral e perceber que questões ético-deontológicas os profissionais do jornalismo identificaram como problemáticas no contexto da cobertura da crise sanitária.
Este estudo ambiciona fazer o retrato da situação atual dos jornalistas. Pretende reunir informação útil e rigorosa para instruir eventuais políticas e estratégias públicas de intervenção no setor, tanto em matérias de natureza laboral como de promoção da qualidade da informação. 

6º Webinario GT Jovens investigadores

O GT de Jovens Investigadores promoveu no passado dia 19 de maio um webinário sobre “Retórica Afetiva: como as emoções persuadem” com o prof. Samuel Mateus, docente na Universidade da Madeira e investigador do Labcom. O vídeo do webinário está disponível na página do GT.

Concurso Coleção Livros Sopcom (3ª edição)

Dia 31 de agosto de 2020 é a data limite para submissão de manuscritos para a 3ª edição do concurso Coleção Livros Sopcom. Com esta coleção, a Sopcom procura dar a conhecer trabalhos de investigação na área das Ciências da Comunicação, promovendo a excelência da produção científica realizada por investigadores portugueses. O regulamento do concurso está disponível no site da sopcom.

“Geografias da diversidade” é o tema do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2019/20

Está aberto até ao dia 30 de junho o prazo para o envio de propostas para a edição 2019/20 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. O tema central desta edição é "Geografias da diversidade", mas também poderão ser aceites artigos que tratem de outros temas no domínio da comunicação e cultura no espaço lusófono.
Mais informações disponíveis aqui
O Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2017/18: “Os desafios da comunicação no espaço lusófono” está disponível aqui: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/344

PUBLICAÇÕES

Revista Estudos em Comunicação n. 30 (2020). LabCom

Revista Páginas a&b 3ª. Arquivos & Bibliotecas, série. Nº especial (2020)

CALL FOR PAPERS

eikon - Revista de Semiótica e Cultura nº 07 (2020)

Prazo: 15 junho, 2020

#Call #Ecrea2020

Prazo: 15 junho, 2020

Escola de Verão | Os públicos da cultura: conhecer, comunicar e avaliar

Inscrições até 21 junho, 2020

Escola de Verão | Gestão estratégica de projetos culturais e criativos

Inscrições até 21 junho, 2020

Revista ex æquo: Estudos de Género e Neoliberalismo - os últimos 20 anos

Prazo alargado: 30 junho, 2020

Estudos de Jornalismo n.º 11 (2020)

Prazo alargado: 5 junho, 2020

Revista Comunicação e Sociedade | Vol. 39

Prazo alargado: 15 setembro, 2020

Online Journal of Communication and Media Technologies (OJCMT)

Prazo: 30 setembro, 2020

Revista Comunicando

Chamada em permanência

Cuadernos Info: Métodos computacionales y grandes datos (big data) en investigación en comunicación

Prazo: 30 novembro, 2020

AGENDA

IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea – CICLC 2020

4-5 junho, 2020 | ESECS/Instituto Politécnico de Portalegre

The emma (European Media Management Association) Annual Conference 2020

4-6 Junho, 2020 | Jonkoping, Sweden

Sixth Mapping the Magazine conference

2-3 julho, 2020 | Universidade Lusófona

IAMCR 2020

12-16 julho, 2020 | Tampere University

Escola de Verão | Os públicos da cultura: conhecer, comunicar e avaliar

13-16 julho, 2020 | NOVA FCSH

Escola de Verão | Gestão estratégica de projetos culturais e criativos

27-30 jul, 2020 | NOVA FCSH

Encontro online :: ESCUTAR, SENTIR E GUARDAR

17 julho, 2020

XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB)

2-4 setembro, 2020 | Coimbra

ECREA 2021

Braga

II Conferência Internacional - História do Jornalismo em Portugal

15-16 outubro, 2020 | Universidade Nova de Lisboa

XIII Jornadas de Cinema em Português

11-13 novembro, 2020 | Universidade da Beira Interior

JDM - Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis

24-25 novembro, 2020 | Universidade da Beira Interior

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt