SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de julho de 2020

EDITORIAL

Editorial

Para todos os que lidam no seu quotidiano com as Ciências da Comunicação, o período que agora termina foi particularmente desafiante, em termos de trabalho e de investigação. Pandemia e viralização são conceitos sanitários, mas têm na sua génese uma dimensão profundamente comunicacional, humana e política. Com efeito, a Covid-19 e as situações de exceção que se impuseram um pouco por todo o planeta, evidenciaram os equívocos em que incorremos ao assumirmos as lógicas sistémicas, tais como a absoluta mediação tecnológica, como um novo paradigma das nossas sociedades. 
Não voltaremos a ser os mesmos, depois do que vivemos, quando ultrapassarmos completamente a pandemia. Porém, a dimensão das alterações que sofreram as nossas rotinas habituais, tanto a nível pessoal como a nível profissional, não consente a ideia de que passamos a viver uma “nova normalidade”. Não há, na verdade, nada de normal no modo como hoje desenvolvemos as nossas atividades. Os últimos meses, e seguramente os próximos, são anormais, atípicos e até insólitos: enganamo-nos se queremos aceitar a distância como o novo normal. 
Os efeitos da contenção à Covid-19 vão deixar marcas para toda uma geração. Se a uns tornou mais fortes, a outros está seguramente a causar ainda mais debilidade. No jornalismo, o impacto do Estado de Emergência em que vivemos durante seis semanas traduziu-se num aumento da precarização e na perda de expectativas profissionais. O estudo que a Sopcom acaba de publicar é o resultado de um trabalho colaborativo de investigadores de três universidades (Coimbra, Lisboa e Minho), em parceria com a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas, o Sindicato de Jornalistas e a própria Sopcom. Os resultados são preocupantes. Embora todos reconheçamos precisar de informação rigorosa e de qualidade e, portanto, de profissionais que a garantam, os jornalistas estão cada vez mais fragilizados como mandatários desse direito de todos a estar informados. Paradoxos de um tempo que tem tudo de extraordinário, ou extra ordem, e nos chama a repensar os nossos processos de mediação contemporâneos, num mundo, tendencialmente, cada vez mais global.
 
Carlos Camponez e Madalena Oliveira

DESTAQUES

Assembleia-geral da Sopcom

Decorreu em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no passado dia 18 de julho, a Assembleia-Geral ordinária de sócios da Sopcom. Após apresentação pelo Presidente da Sopcom, o Relatório de Atividades e Contas de 2019 e o Plano de Atividades para 2020 foram aprovados por unanimidade. Os relatórios de atividades podem ser consultado no site da Sopcom.

Bola Branca da Rádio Renascença, de Luís Miguel Nogueira, é o 2º volume da Coleção Cadernos Sopcom

A Sopcom  lançou o 2º volume da coleção CADERNOS SOPCOM, uma série de publicações de pequena/média dimensão, que visa promover a divulgação científica de trabalhos da autoria dos sócios nos vários domínios das Ciências da Comunicação. A edição da coleção é da responsabilidade da Direção da Sopcom em colaboração com os coordenadores dos Grupos de Trabalho. 
O CADERNO SOPCOM 02 é da autoria de Luís Miguel Nogueira, jornalista e editor de desporto da Marcoense FM. Com o título Bola Branca da Rádio Renascença. Contributos para uma história, este número revisita a história de um dos programas de desporto mais emblemáticos da rádio portuguesa. Numa edição exclusivamente digital, a publicação está disponível em acesso aberto no site da Sopcom, aqui: http://www.sopcom.pt/ficheiros/CadernosSOPCOM-02-RadioMeiosSonoros.pdf

Sopcom participa em estudo sobre Jornalismo no Contexto da Pandemia Covid-19

O domicílio dos jornalistas substituiu as redações. O número dos profissionais que não faz reportagem aumentou. Uma percentagem significativa de jornalistas enfrentou, durante o Estado de Emergência, as consequências do lay-off e viu os seus rendimentos ou os do seu agregado familiar baixarem. As expectativas sobre a profissão baixaram significativamente. A crise sanitária aumentou as preocupações com princípios deontológicos como o rigor da informação. As tendências de precarização e a crise dos média agudizaram-se.
Estas são as principais conclusões do Estudo sobre os Efeitos do Estado de Emergência no Jornalismo no Contexto da Pandemia Covid-19, que inquiriu 890 jornalistas em Portugal, entre os dias 22 de maio e 8 de junho de 2020. 
Desenvolvida por investigadores do Centro de Administração de Políticas Públicas e do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, esta pesquisa foi realizada numa parceria com a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), com o Sindicato de Jornalistas (SJ) e com a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom).

 

“Ensaio sobre a pirataria digital” da autoria de Jorge Vieira é o 2º volume da Coleção Sopcom

Encontra-se disponível nas livrarias, o 2º volume da Coleção Sopcom, uma obra resultante do 1º lugar no Concurso Prémio Paquete de Oliveira -  Teses de Doutoramento.
Ensaio sobre a pirataria digital” de Jorge Vieira versa sobre a pirataria como um importante meio informal de mediação e circulação de cultura. Enraizado numa sociologia da mediação e nas ciências da comunicação, este livro propõe uma interrogação crítica às perspetivas hegemónicas sobre o fenómeno.
Jorge Vieira é professor auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom – Observatório da Comunicação.


A Coleção Sopcom, resultante de uma parceria com a editora Documenta, propõe-se publicar livros da área da Comunicação, escolhidos com base em concursos públicos e abertos: antologias organizadas pelos sócios, no âmbito do Prémio Livros Sopcom, e teses de doutoramento de estudantes portugueses, no âmbito do Prémio Paquete de Oliveira. Com este apoio à publicação, a Sopcom pretende contribuir para a reflexão sobre o fenómeno da comunicação - de interesse para especialistas, académicos e profissionais, assim como para a construção de uma cidadania mais participada e consciente.

17º Webinario GT Jovens investigadores disponível online

Quais são os desafios do jornalismo em tempos de pandemia? Essa foi a pergunta que conduziu o debate promovido pelo GT de Jovens Investigadores com a participação da Profª Felisbela Lopes, da Universidade do Minho e da Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Portugal, Dra. Sofia Branco, no passado dia 22 de julho.
O vídeo do webinário está disponível na página do GT.

Concurso Coleção Livros Sopcom (3ª edição)

Dia 31 de agosto de 2020 é a data limite para submissão de manuscritos para a 3ª edição do concurso Coleção Livros Sopcom. Com esta coleção, a Sopcom procura dar a conhecer trabalhos de investigação na área das Ciências da Comunicação, promovendo a excelência da produção científica realizada por investigadores portugueses. O regulamento do concurso está disponível no site da sopcom.

PUBLICAÇÕES

Jerónimo, P. & Correia, J.C. (eds.). O Pulsar da proximidade nos media e no jornalismo. LabCom Books

Revista Páginas a&b arquivos e bibliotecas, 3ª série, nº 13 (2020)

Revista Comunicação e Sociedade, Nº especial: Estudos em relações públicas avançadas

Media & Jornalismo v. 20 n. 36 (2020): Inovação nos media e nas indústrias criativas limítrofes

International Journal on Stereo & Immersive Media v 3 n 1 (2019)

Eikon - Jounal on semiotics and Culture, n.º7, (2020). LabCom

CALL FOR PAPERS

Revista Communication & Society

Prazo: 10 agosto, 2020

V Colóquio Internacional A Medicina na Era da Informação

Prazo: 13 agosto, 2020

Revista Comunicação e Sociedade | Vol. 39

Prazo alargado: 15 setembro, 2020

Revista Interações

Prazo: 25 setembro, 2020

Revista Estudos em Comunicação

Prazo: 30 setembro, 2020

Online Journal of Communication and Media Technologies (OJCMT)

Prazo: 30 setembro, 2020

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2019/20

Prazo alargado: 30 setembro, 2020

Revista Risti - Média, Tecnologias Aplicadas e Comunicação

Prazo: 18 outubro, 2020

Cuadernos Info: Métodos computacionales y grandes datos (big data) en investigación en comunicación

Prazo: 30 novembro, 2020

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

II Conferência Internacional - História do Jornalismo em Portugal

15-16 outubro, 2020 | Universidade Nova de Lisboa

XIII Jornadas de Cinema em Português

11-13 novembro, 2020 | Universidade da Beira Interior

ECREA 2021

Braga

JDM - Congresso de Jornalismo para Dispositivos Móveis

2021 | Universidade da Beira Interior

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt