SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de setembro de 2020

EDITORIAL

O Museu Virtual da Lusofonia

A Sopcom transporta, desde a sua criação, a vocação da lusofonia.
De facto, convém lembrá-lo, a decisão de criação da associação portuguesa de investigadores de ciências da comunicação surgiu no decurso da realização do I Encontro Luso-Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona, em Lisboa, em novembro de 1997. Logo nesse Encontro se decidiu, também, a constituição da Lusocom, a federação lusófona de ciências da comunicação, com o objetivo de integrar os países de expressão oficial portuguesa e a Galiza.
Os múltiplos congressos, projetos editoriais e outros em comum, bem como o contínuo intercâmbio de estudantes, investigadores e criadores têm vindo a corporizar, ao longo dos anos, esta vocação da Sopcom e da Lusocom para a lusofonia.
A criação do Museu Virtual da Lusofonia em 2017, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, e a sua disponibilização na plataforma Google Arts & Culture em setembro de 2020, representam, sem dúvida, passos muito importantes na construção de uma comunidade lusófona de investigadores, criadores e cidadãos em geral.
Uma prova da importância não só científico-cultural, mas também política e diplomática dessa disponibilização do Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture foi a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros na cerimónia alusiva, e em que também marcaram presença o Reitor da Universidade do Minho, a diretora de Políticas Culturais da Google e, claro, o criador e diretor do Museu Virtual da Lusofonia, o Professor Moisés de Lemos Martins, coordenador do CECS.
Não por acaso, o Professor Moisés de Lemos Martins foi um dos fundadores da Sopcom e seu Presidente entre 2005 e 2015, sendo presentemente Presidente Honorário da nossa associação.
O Museu Virtual da Lusofonia contava, na data da sua disponibilização no Google Arts & Culture, com 45 exposições virtuais multimédia, 256 obras de arte, 112 fotografias, 98 programas de rádio, 19 filmes e dois documentários sobre os países de língua oficial portuguesa.
Dada a sua natureza virtual, o Museu apresenta-se como uma iniciativa que pretende não só promover a visita e a consulta do acervo referido, mas também (e cito) a “participação ativa dos cidadãos, na disponibilização de registos, no comentário às ‘obras’ preservadas no museu, na (re)construção de uma memória coletiva”.
 
Paulo Serra

DESTAQUES

Reunião de coordenadores de GTs da Sopcom

A Direção da Sopcom organiza no próximo dia 9 de outubro uma reunião, em formato virtual, com os coordenadores dos Grupos de Trabalho da Sopcom. Esta reunião tem como objetivo principal promover um fórum de debate sobre a proposta de revisão do Regulamento de Criação e Funcionamento dos GT e, também, a apresentação dos planos de atividades dos diferentes GTs.

Desinformação na pandemia em debate na UBI, com o apoio do GT de Jornalismo e Sociedade

Especialistas de renome internacional reuniram-se no dia 2 de outubro para debater a manipulação da informação relacionada com a COVID-19. O evento foi organizado pelo Re/media.Lab, projeto do LabCom, na Universidade da Beira Interior (UBI), e contou com o apoio do GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM e do Media Veritas, um programa de combate ao analfabetismo mediático, à manipulação jornalística e à desinformação. 
Mais informações sobre a iniciativa podem ser acedidas a partir do site www.labcom.ubi.pt/disinforstudies/.

Webinarios do GT Jovens investigadores disponíveis online

"Os estudos de género nas ciências da comunicação: onde estamos e para onde vamos?"  foi o tema do 18º Webinário promovido pelo GT Jovens investigadores no dia 03 de setembro, com a participação da Professora Carla Cerqueira - Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. 
O 19º Webinário, que decorreu no passado dia 23 de setembro, foi dedicado ao tema "Tecnologias digitais, sexismo estrutural e violência de género" e foi ministrado pela  Professora Rita Basílio de Simões - Professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
Os vídeos dos webinários estão disponíveis na página do GT.

“A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?” – ciclo de webinares organizado pelo GT de Estudos Televisivos

O GT de Estudos Televisivos organiza três webinares nos próximos meses de outubro, novembro e dezembro. O primeiro webinar, dia 19 de outubro, será dedicado ao debate sobre as mudanças empreendidas no jornalismo televisivo em tempos de pandemia. A 20 de novembro, no ano em que se comemoram os 20 anos da transmissão da primeira edição do Big Brother, será debatida a seleção e programação de formatos de entretenimento e, no dia 11 de dezembro, estarão em foco os caminhos da televisão generalista em Portugal.
Para além da presença de convidados do mercado (a anunciar), os dois
primeiros webinares contarão com comunicações académicas subordinados aos temas base em análise. Os interessados deverão enviar um resumo (500 palavras), em formato word, até ao dia 6 de outubro para o e-mail: sopcomestudostelevisivos@gmail.com.

Congresso Internacional Género e Média: desafios de Pequim + 25

O Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades, em parceria com o Research and Policy Committee da GAMAG - Global Alliance on Media and Gender, a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) organizam nos próximos dias 2 e 3 de dezembro um congresso internacional em regime virtual.

Mais informações disponíveis no site do evento

PUBLICAÇÕES

DOC On-line (2020) n. 28: Política e Ideologia. LabCom

CALL FOR PAPERS

A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?

Prazo: 6 outubro, 2020

Revista Comunicação Pública

Prazo: 20 novembro, 2020

Revista Comunicação Públicas | propostas para dossiês temáticos

Prazo: 20 novembro, 2020

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Prazo: 31 janeiro, 2021

CFP BJR Populismo, Media e Jornalismo

Prazo: 31 março, 2021

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

Desinformação na pandemia em debate na UBI

2 outubro, 2020

A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?: Entretenimento: velhos formatos para um público que se renova

20 novembro, 2020

XIII Jornadas de Cinema em Português

11-13 novembro, 2020

A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?: Uma informação em mudança em tempos de pandemia

19 outubro, 2020

A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?: Os desafios da TV privada e as missões do serviço público: que caminhos?

11 dezembro, 2020

Género e Média: desafios de Pequim +25 - Congresso Internacional

2 e 3 de dezembro de 2020

PROVAS ACADÉMICAS

A Saúde nos Ecrãs Informativos da Televisão Portuguesa

Luciana Fernandes. Doutoramento em Ciências da Comunicação. Universidade do Minho. 14 de setembro, 2020.

Entre Vozes e Silêncios: A Avaliação 360º e a Comunicação Organizacional

Rita Monteiro Mourão. Doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. Universidade do Minho. 22 de julho, 2020.

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt