A vocação colaborativa da Sopcom
Os grupos de trabalho da Sopcom são os núcleos temáticos em
que se organizam os sócios. Exprimem as áreas de atuação dos investigadores da
nossa comunidade académica. São o equivalente ao que outras organizações, como
a ECREA ou a IAMCR, chamam de secções. Para nós, são, como o próprio nome
indica, uma espécie de pequenas associações dentro da associação, constituídas
em torno de interesses e afinidades específicas. Resultam da reunião dos
investigadores em função das suas áreas de especialização e de produção
científica. Embora não tenham personalidade jurídica, têm alguma autonomia para
a promoção de atividades e a criação de redes de cooperação, tanto entre
centros de investigação como com grupos congéneres a nível internacional.
A Sopcom está organizada em 20 grupos, muitos deles constituídos
nos últimos 10 anos. Este crescimento revela bem o que as Ciências da
Comunicação se desenvolveram na última década, que corresponde também ao
aumento significativo do número de doutorados e, concomitantemente, à formação
de massa crítica em domínios cada vez mais particulares. Desse ponto de vista,
a diversidade de grupos é positiva e merece o apoio da “estrutura-mãe” que é a
própria Sopcom. No entanto, a diversidade também pode significar um certo
excesso de fragmentação e dispersão, pela criação de nichos eventualmente
demasiado estreitos, para os quais se torna difícil assegurar uma dinâmica
regular de trabalho coletivo.
Com esta preocupação, a Direção da Sopcom promoveu, no
início de outubro, uma reunião geral com os coordenadores dos GT, convidando-os
a debater uma revisão do Regulamento de Criação e Funcionamento destes núcleos.
Mantendo o princípio de construção participativa, a Direção vai também, durante
o mês de novembro, sujeitar o documento final a um período de consulta pública
por todos os sócios. O objetivo é envolver todos os membros num processo de
regulação que, no fundo, a todos diz respeito. Será a primeira experiência de
consulta generalizada da Sopcom. Será, por isso, também um teste à vocação
colaborativa que deve ter uma associação que tem no pôr em comum a sua principal inspiração.
Madalena Oliveira
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COVID-19 #DisInfoStudies Seminar |
A
problemática da desinformação no contexto da pandemia foi o mote para um
seminário online, que decorreu no passado dia 2 de outubro, numa iniciativa do
LabCom e do projeto Re/media.Lab (UBI), bem como do GT de Jornalismo e
Sociedade da SOPCOM.
A
iniciativa contou com duas mesas redondas, uma de âmbito nacional e outra de
âmbito nacional, na qual participaram Edson Tandoc Jr. (Nanyang Technological
University in Singapore, Singapura), Karin Wahl-Jorgensen (Cardiff University,
Reino Unido) e J. Scott Brennen (Reuters Institute, Reino Unido); Gustavo
Cardoso (ISCTE), Isabel Babo (Universidade Lusófona do Porto), João Carlos
Correia (UBI) e Nuno de Sá Teixeira (Universidade de Aveiro).
Este
momento contou com o apoio do Media Veritas, programa de combate à
desinformação e promoção da literacia mediática da Associação Portuguesa de
Imprensa, em parceria com a Google.org e financiado pela Fundação Tides.
Os
momentos de debate podem ser recuperados em http://www.labcom.ubi.pt/disinforstudie
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Webinário do GT de Estudos Televisivo discute informação em tempos de pandemia |
Uma informação em
mudança em tempos de pandemia foi o tema do 1º webinário organizado pelo GT de
Estudos Televisivos que decorreu no passado dia 19 de outubro, em formato online.
Moderado por Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, o debate
contou com Hugo Gilberto, Lurdes Baeta e Pedro Cruz, jornalistas que integram
as direções de informação da RTP, TVI e SIC, respetivamente. O comentário final
esteve a cargo da presidente do Sindicato dos Jornalistas. O próximo
Webinário do GT de Estudos Televisivos decorre no próximo dia 20 de novembro.
No ano em que se comemoram os 20 anos da transmissão da primeira edição do Big
Brother, será debatida a seleção e programação de formatos de entretenimento. |
I Encontro do GT Públicos e Audiências |
Decorre no próximo dia 12 de novembro
de 2020, em regime virtual, o primeiro encontro científico bianual destinado à investigação
centrada no estudo dos públicos, audiências e receção. O programa do evento
conta com dois keynote speakers: Miguel
Vicente-Mariño, professor da Universidade de Valladolid e co-coordenador da
secção de Audiência da IAMCR e Cristina Ponte, professora da Universidade Nova
de Lisboa e coordenadora da equipa portuguesa da rede europeia EU Kids
Online.
O programa completo do evento está
disponível aqui.
A participação é gratuita, com
inscrição obrigatória através deste formulário.
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6º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade |
O GT de Jornalismo e
Sociedade organiza o seu 6º Encontro no próximo dia 18 de novembro. Subordinado
ao tema “Inovação e crise no jornalismo: temas emergentes de pesquisa”, o
evento decorrerá em modo virtual, a partir da 9h45. O programa do encontro está disponível aqui. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias
através deste formulário. |
20º Webinário do GT Jovens investigadores |
O GT Jovens
Investigadores promove no próximo dia 12 de novembro, a partir das 18h00, um
webinário com Dora
Santos Silva, Professora da Universidade Nova de Lisboa, dedicado ao tema
“Inovação na Comunicação de Cultura”.
Mais informação disponível na página do GT.
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A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?: Entretenimento: velhos formatos para um público que se renova
20 novembro, 2020 |
A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?: Os desafios da TV privada e as missões do serviço público: que caminhos?
11 dezembro, 2020 |
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