SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de outubro de 2020

EDITORIAL

A vocação colaborativa da Sopcom

Os grupos de trabalho da Sopcom são os núcleos temáticos em que se organizam os sócios. Exprimem as áreas de atuação dos investigadores da nossa comunidade académica. São o equivalente ao que outras organizações, como a ECREA ou a IAMCR, chamam de secções. Para nós, são, como o próprio nome indica, uma espécie de pequenas associações dentro da associação, constituídas em torno de interesses e afinidades específicas. Resultam da reunião dos investigadores em função das suas áreas de especialização e de produção científica. Embora não tenham personalidade jurídica, têm alguma autonomia para a promoção de atividades e a criação de redes de cooperação, tanto entre centros de investigação como com grupos congéneres a nível internacional.
A Sopcom está organizada em 20 grupos, muitos deles constituídos nos últimos 10 anos. Este crescimento revela bem o que as Ciências da Comunicação se desenvolveram na última década, que corresponde também ao aumento significativo do número de doutorados e, concomitantemente, à formação de massa crítica em domínios cada vez mais particulares. Desse ponto de vista, a diversidade de grupos é positiva e merece o apoio da “estrutura-mãe” que é a própria Sopcom. No entanto, a diversidade também pode significar um certo excesso de fragmentação e dispersão, pela criação de nichos eventualmente demasiado estreitos, para os quais se torna difícil assegurar uma dinâmica regular de trabalho coletivo.
Com esta preocupação, a Direção da Sopcom promoveu, no início de outubro, uma reunião geral com os coordenadores dos GT, convidando-os a debater uma revisão do Regulamento de Criação e Funcionamento destes núcleos. Mantendo o princípio de construção participativa, a Direção vai também, durante o mês de novembro, sujeitar o documento final a um período de consulta pública por todos os sócios. O objetivo é envolver todos os membros num processo de regulação que, no fundo, a todos diz respeito. Será a primeira experiência de consulta generalizada da Sopcom. Será, por isso, também um teste à vocação colaborativa que deve ter uma associação que tem no pôr em comum a sua principal inspiração.
 
Madalena Oliveira

DESTAQUES

Jornadas SOPCOM dedicadas ao tema Jornais e Rádios locais: desafios empresarias e editoriais

Os GTs de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros, bem como o Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, projeto sediado no LabCom – Comunicação e Artes (UBI), promovem, dia 11 de Dezembro e no formato online, as Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”.
Programa e mais informações em http://www.labcom.ubi.pt/event/3339

COVID-19 #DisInfoStudies Seminar

A problemática da desinformação no contexto da pandemia foi o mote para um seminário online, que decorreu no passado dia 2 de outubro, numa iniciativa do LabCom e do projeto Re/media.Lab (UBI), bem como do GT de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM. 
A iniciativa contou com duas mesas redondas, uma de âmbito nacional e outra de âmbito nacional, na qual participaram Edson Tandoc Jr. (Nanyang Technological University in Singapore, Singapura), Karin Wahl-Jorgensen (Cardiff University, Reino Unido) e J. Scott Brennen (Reuters Institute, Reino Unido); Gustavo Cardoso (ISCTE), Isabel Babo (Universidade Lusófona do Porto), João Carlos Correia (UBI) e Nuno de Sá Teixeira (Universidade de Aveiro). 
Este momento contou com o apoio do Media Veritas, programa de combate à desinformação e promoção da literacia mediática da Associação Portuguesa de Imprensa, em parceria com a Google.org e financiado pela Fundação Tides.
Os momentos de debate podem ser recuperados em http://www.labcom.ubi.pt/disinforstudie 

Webinário do GT de Estudos Televisivo discute informação em tempos de pandemia

Uma informação em mudança em tempos de pandemia foi o tema do 1º webinário organizado pelo GT de Estudos Televisivos que decorreu no passado dia 19 de outubro, em formato online. Moderado por Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, o debate contou com Hugo Gilberto, Lurdes Baeta e Pedro Cruz, jornalistas que integram as direções de informação da RTP, TVI e SIC, respetivamente. O comentário final esteve a cargo da presidente do Sindicato dos Jornalistas.
O próximo Webinário do GT de Estudos Televisivos decorre no próximo dia 20 de novembro. No ano em que se comemoram os 20 anos da transmissão da primeira edição do Big Brother, será debatida a seleção e programação de formatos de entretenimento.

I Encontro do GT Públicos e Audiências

Decorre no próximo dia 12 de novembro de 2020, em regime virtual, o primeiro encontro científico bianual destinado à investigação centrada no estudo dos públicos, audiências e receção. O programa do evento conta com dois keynote speakers: Miguel Vicente-Mariño, professor da Universidade de Valladolid e co-coordenador da secção de Audiência da IAMCR e Cristina Ponte, professora da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora da equipa portuguesa da rede europeia EU Kids Online. 
O programa completo do evento está disponível aqui
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória através deste formulário.

6º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade

O GT de Jornalismo e Sociedade organiza o seu 6º Encontro no próximo dia 18 de novembro. Subordinado ao tema “Inovação e crise no jornalismo: temas emergentes de pesquisa”, o evento decorrerá em modo virtual, a partir da 9h45.
O programa do encontro está disponível aqui.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias através deste formulário.

20º Webinário do GT Jovens investigadores

O GT Jovens Investigadores promove no próximo dia 12 de novembro, a partir das 18h00, um webinário com Dora Santos Silva, Professora da Universidade Nova de Lisboa, dedicado ao tema “Inovação na Comunicação de Cultura”.
Mais informação disponível na página do GT.

PUBLICAÇÕES

Lopes, F. & Araújo, R. (Edt.) (2020). As doenças na imprensa portuguesa: retrato da década. Braga: CECS.

CALL FOR PAPERS

Revista Comunicação Pública

Prazo: 20 novembro, 2020

Revista Comunicação Públicas | propostas para dossiês temáticos

Prazo: 20 novembro, 2020

Revista Estudos de Jornalismo, n. 12

Prazo: 22 novembro, 2020 (nova data)

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Prazo: 31 janeiro, 2021

BJR Populismo, Media e Jornalismo

Prazo: 31 março, 2021

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

XIII Jornadas de Cinema em Português

11-13 novembro, 2020

I Encontro do GT Públicos e Audiências

12 novembro, 2020

20º Webinário do GT Jovens investigadores

12 novembro, 2020

6º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade

18 novembro, 2020

A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?: Entretenimento: velhos formatos para um público que se renova

20 novembro, 2020

Género e Média: desafios de Pequim +25 - Congresso Internacional

2 e 3 de dezembro de 2020

Jornadas SOPCOM dedicadas ao tema Jornais e Rádios locais: desafios empresarias e editoriais

11 dezembro, 2020

A NEO-TV acabou. Que Televisão temos?: Os desafios da TV privada e as missões do serviço público: que caminhos?

11 dezembro, 2020

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt