SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de novembro de 2020

EDITORIAL

A política de ciência em Portugal: o défice de transparência e participação

Começo por uma dupla declaração de interesses: fui proponente de um dos 69 projetos do painel de “Média e Comunicação” que não foram aprovados para financiamento no “Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos – 2020”, mas considero que tal não me inibe de ter uma perspetiva crítica não só sobre esse processo concreto mas também sobre o modo mais geral como se define a política de ciência em Portugal; sou presidente da Direção da Sopcom e, como tal, procuro ter em conta o interesse não apenas de alguns dos investigadores que a integram mas da comunidade de Ciências da Comunicação como um todo.
Apresento, em seguida, um conjunto de observações sobre a forma como se define a política de ciência em Portugal e, mais especificamente, sobre o concurso de projetos de investigação referente a 2020.
Os resultados do concurso 2020
Os resultados do “Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos – 2020” são conhecidos e têm vindo a ser discutidos em vários fóruns e a partir de múltiplas perspetivas: em termos globais (todas as áreas científicas) foram submetidos 5 847 projetos, dos quais 3 317 foram considerados elegíveis e, destes, 312 aprovados para financiamento – ou seja, foram aprovados para financiamento apenas 5,3% dos projetos submetidos.
No caso específico da área de “Média e Comunicação” foram submetidos 69 projetos, dos quais foram considerados elegíveis 38 e, destes, 4 aprovados para financiamento – ou seja, foram aprovados para financiamento 5,8% dos projetos submetidos.
De acordo com os dados de um comunicado do SNESUP de 16 de novembro, os valores globais deste concurso são inferiores aos do concurso de 2012 (ano de Troika), no qual foram submetidos 5 126 projetos e financiados 635, ou seja, 12,4% dos projetos submetidos. Em termos de financiamento atribuído a projetos, enquanto em 2012 foram atribuídos cerca de 92 milhões de euros, em 2020 foram atribuídos cerca de 75 milhões de euros – isto é, menos cerca de 17 milhões de euros.
Estamos então, em 2020, quatro anos depois de governo do ministro Manuel Heitor – que, lembra o SNESUP, antes de ser ministro foi um dos subscritores do Livro Negro da Avaliação Científica - pior do que no tempo da Troika? Parece que sim. Mas o comunicado do SNESUP vai ainda mais longe: “Em 2020, as taxas de aprovação do concurso em todos os domínios científicos são as mais reduzidas da história da FCT, traduzindo um retrocesso aos tempos em que Portugal ainda não estava na união Europeia.”
Assim, digo eu, podem desde já o ministro Manuel Heitor e a FCT pensar numa edição revista e (muito) alargada do famigerado Livro Negro, e deixá-lo como herança ao próximo governo; sempre poupam algum tempo.
Continuar a ler


J. Paulo Serra
Presidente da Sopcom

DESTAQUES

Congresso Género e Média: desafios de Pequim +25

Completa-se este ano um quarto de século sobre a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. Vários desenvolvimentos no desenho da promoção da igualdade, desenvolvimento e paz para as mulheres no mundo são atribuídos a este instrumento aprovado em 1995, na IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, e que se mantém como uma referência para a comunidade internacional. Uma das áreas estratégicas desta plataforma é “Mulheres e média” (Área J), tema nuclear do Congresso Internacional Género e Média: desafios de Pequim + 25 , que surge de uma iniciativa conjunta do GT em Género e Sexualidades da SOPCOM e do Research and Policy Committee da GAMAG - Global Alliance on Media and Gender, em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
O principal objetivo deste Congresso, que decorrerá online nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020, é fazer o balanço dos progressos alcançados desde a adoção do histórico documento e pensar uma agenda de investigação e ação transnacional no âmbito das Mulheres e média para os próximos anos.

Jornadas SOPCOM dedicadas ao tema Jornais e Rádios locais: desafios empresarias e editoriais

Os GTs de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros, bem como o Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, projeto sediado no LabCom – Comunicação e Artes (UBI), promovem, dia 11 de Dezembro e no formato online, as Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”.
Programa e mais informações em http://www.labcom.ubi.pt/event/3339

V Encontro Internacional de Cinema e Outras Artes

O GT de Estudos Fílmicos da Sopcom apoia o V Encontro Internacional de Cinema e Outras Artes que decorrerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020, a partir da Universidade da Beira Interior, via zoom.  Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados/as a participar neste encontro, investigadores/as das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.
Mais informações disponíveis no site do evento.

I Encontro do GT Públicos e Audiências

Miguel Vicente-Mariño e Cristina Ponte foram os oradores convidados do I Encontro do GT Públicos e Audiências, que decorreu via Zoom no dia 12 de novembro. O professor associado da Universidade de Valladolid e co-coordenador da secção de Audiência da IAMCR mapeou, a nível institucional, colaborativo e científico, o campo da pesquisa de audiência, uma área cada vez mais consolidada no contexto das ciências da comunicação. Já a professora catedrática da NOVA FCSH e coordenadora da equipa portuguesa do EUKidsOnline fez uma reflexão em torno do conceito de envolvimento no quadro da investigação sobre públicos e audiências.
A sessão, que poderá ser visionada aqui (https://youtu.be/lBPyf37ezKE), suscitou diversas questões por parte de alguns dos cerca de 50 participantes que assistiram à parte da manhã do encontro.
A sessão da tarde foi reservada aos membros do GT Públicos e Audiências, que em conjunto discutiram e planearam atividades futuras do grupo.

2º Webinar do GT de Estudos Televisivos

Decorreu no passado dia 20 de novembro, o 2º webinar organizado pelo GT de Estudos Televisivos, subordinado ao tema "Entretenimento: velhos formatos para um público que se renova”.
No ano em que se comemoram os 20 anos da transmissão da primeira edição do Big Brother, foi debatida a seleção e programação de formatos de entretenimento. Moderados pela coordenadora do GT, Catarina Duff Burnay, o webinário contou com a presença de Frederico Ferreira de Almeida, CEO Fremantle Media Portugal; Gonçalo Simões, Diretor de Novos Negócios e Conteúdos da Valentim de Carvalho, Piet Hein Bakker, MD da SP Entertainment e Susana Gato, Presidente Executiva da Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT).
Participaram no evento virtual cerca de 80 interessados.

6º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade

Subordinado ao tema “Inovação e crise no jornalismo: temas emergentes de pesquisa”, decorreu no passado dia 18 de novembro o 6º Encontro do GT de Jornalismo e Sociedade. O evento contou com comunicações de Ricardo Morais (UBI, LabCom), João Miranda (UC, CEIS20), Marisa Torres da Silva (FCSH-NOVA, ICNOVA), Rita Basílio de Simões (UC, ICNOVA), Giovanni Ramos (UBI, LabCom). Realizou-se ainda, sob a forma de debate, o I Brainstorming do GT Jornalismo e Sociedade: Investigar em tempos de pandemia. 
O encontro, em formato virtual, contou com a participação de cerca de 30 interessados.

Webinários do GT Jovens investigadores

O GT de Jovens Investigadores promoveu nos dias 12 e 30 de novembro dois webinários. Dedicado ao tema “Inovação na Comunicação de Cultura”, o 20º webinário contou com Dora Santos Silva, Professora da Universidade Nova de Lisboa. O 21º Webinário, com Miriam Tavares, Professora na Universidade do Algarve e Coordenadora do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação versou sobre “O cinema e o vídeo como dispositivos de experimentação”.
Os vídeos de todos os webinários estão disponíveis na página do GT.

GT de Comunicação Política organiza webinars

O primeiro webinar do GT de Comunicação Política irá decorrer no próximo dia 16 de Dezembro, dedicado ao tema “Comunicação e Política: Funções e Disfunções da nova normalidade”. Serão convidados os Professores Samuel Mateus (Universidade da Madeira) e João Reis (Academia Militar e Universidade de Aveiro).
Mais detalhes na página do evento.

PUBLICAÇÕES

Oliveira, A.; Pereira, A.C.; Taunay, A.; Rosa, L. & Araújo, N. (2020). Cinema e Outras Artes III. LabCom Books

Oliveira, M.; Machado, H.; Sarmento, J. & Ribeiro, M. (2020). Sociedade e crise(s). UMinho Editora

Brites, M.J. & Castro, T.S. (edt.) (2020). DiCi-Educa: Experiências e reflexões sobre cidadania digital. Lisboa: Edições

CALL FOR PAPERS

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Prazo: 31 janeiro, 202

CFP BJR Populismo, Media e Jornalismo

Prazo: 31 março, 2021

Revista Vista

Chamada em permanência

Revista Comunicando

Chamada em permanência

AGENDA

Género e Média: desafios de Pequim +25 - Congresso Internacional

2 e 3 de dezembro de 2020

O Cinema e Outras Artes

9-11 dezembro, 2020

Jornadas SOPCOM dedicadas ao tema Jornais e Rádios locais: desafios empresarias e editoriais

11 dezembro, 2020

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt