SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Newsletter de dezembro de 2020

EDITORIAL

Mais um ano na história da Sopcom

Apesar do contexto difícil, o ano de 2020 ficará na história da Sopcom como um ano positivo. A nossa memória coletiva pode guardar muitas atividades dinamizadas pela Direção e Grupos de Trabalho, que provam a nossa capacidade permanente de adaptação e renovação. É certo que com o imperativo do distanciamento físico muitos eventos passaram para o ambiente virtual, mas conseguimos manter relações de proximidade e preservar o sentido de comunidade.
Muitos foram os Grupos de Trabalho que promoveram Ciclos de Webinários, Congressos, Seminários e Workshops online, de forma autónoma ou em parceria com centros de investigação, universidades ou outras instituições, tanto a nível nacional como internacional. Alguns GTs optaram por trabalhar a pares, oferecendo atividades de interesse transversal aos membros de pelo menos dois grupos. É certo que sentimos falta de eventos “à moda antiga”, em que o debate se desenvolve em presença, no mesmo espaço-tempo, mas também percebemos as vantagens da emissão online – permite alcançar mais públicos e a sua gravação para visionamento diferido e memória futura.
O ano de 2020 ficou também marcado por uma nova iniciativa editorial, já com dois números disponíveis - a Coleção Cadernos Sopcom. Esta coleção, em formato e-book, visa promover a divulgação científica de trabalhos da autoria dos sócios nos vários domínios das Ciências da Comunicação. A sua edição é da responsabilidade da Direção em colaboração com os coordenadores dos GTs. A atribuição do Prémio Coleção Livros Sopcom foi também concretizada, prevendo-se o seu lançamento pela Editora Documenta em 2021. Neste novo ano que agora começa, a Direção continuará a apoiar as iniciativas dos GTs e a trabalhar para implementar o seu plano de atividades, dando especial atenção ao apoio à organização do XII Congresso da Sopcom, na Universidade Nova de Lisboa, adiado para Janeiro de 2022.
Com ou sem contexto pandémico, manter uma dinâmica associativa vibrante exige muito trabalho e, sobretudo, o envolvimento de todos. A atualização da quota anual – que nas próximas semanas irá começar a ser solicitada via email – é uma forma simples mas essencial de demostrar e renovar o compromisso com a Sopcom e com o seu plano de ação. 
Esperemos que 2021 seja um ano ainda melhor na história da Sopcom, pleno de sucessos para todos e cada um de nós, direção e associados. E que em breve nos possamos rever e reencontrar.
 
 
 
Gisela Gonçalves

DESTAQUES

Consulta pública para novo Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho

Decorre até ao dia 10 de janeiro de 2021 a consulta pública sobre o novo Regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho, proposto pela Direção da Sopcom.
 Os comentários, apreciações e/ou questões sobre este documento poderão ser enviados para o endereço secretariado@sopcom.pt (Assunto: Consulta Pública). 

GTs da Sopcom organizam webinares

O GT de Jovens Investigadores organizou no dia 18 de dezembro o Webinar: “As opções de campanha de Donald Trump e Joe Biden à luz da Publicidade”, com Daniela Fonseca (UTAD). O GT de Comunicação Política promoveu, no dia 16 de Dezembro, um Webinar dedicado ao tema “Comunicação e Política: Funções e Disfunções da nova normalidade”, com Samuel Mateus (Universidade da Madeira) e João Reis (Academia Militar e Universidade de Aveiro). "A TV formata as campanhas eleitorais? Antevisão da cobertura televisiva da campanha presidencial", foi o mote do Webinar dinamizado a 11 de dezembro pelo GT de Estudos Televisivos.

Novos números das Revistas Sopcom

Foram publicados em Dezembro novos números das revistas Estudos de Jornalismo (editada pelo GT de Jornalismo e Sociedade), dedicado ao  "Ensino do Jornalismo" e da Revista Comunicando (editada pelo GT Jovens investigadores), sobre o tema  'Comunicar em tempos de pandemia'.

Congresso Género e Média: desafios de Pequim +25

Decorreu online nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020,  o Congresso Internacional Género e Média: desafios de Pequim + 25 , uma iniciativa conjunta do GT em Género e Sexualidades da SOPCOM e do Research and Policy Committee da GAMAG - Global Alliance on Media and Gender, em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Jornadas SOPCOM dedicadas ao tema Jornais e Rádios locais: desafios empresarias e editoriais

Os GTs de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros, em parceria com o Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, projeto sediado no LabCom – Comunicação e Artes (UBI), promoveram no dia 11 de Dezembro e no formato online, as Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”. Uma iniciativa que pode ser revista aqui.

V Encontro Internacional de Cinema e Outras Artes

O GT de Estudos Fílmicos da Sopcom apoiou a organização do V Encontro Internacional de Cinema e Outras Artes que decorreu nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020, a partir da Universidade da Beira Interior, via zoom. Mais informações disponíveis no site do evento.

PUBLICAÇÕES

Revista Comunicando, nº1, vol. 9 (2020). Sopcom.

Os Novos Caminhos da Comunicação

Revista Estudos de Jornalismo, nº 12 (2020). Sopcom.

Ensino do Jornalismo

Pinto-Coelho, Z.; Ruão, T. & Marinho, S. (2020). Dinâmicas comunicativas e transformações sociais. CECS.

Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais

Cunha, P.; Penafria, M.; Cabral, F. & Fernandes, T. (2020). Cinema em Português. LabCom Books.

XII Jornadas

Neves, J.; Costa, P.; Mascarenhas, P.; Castro, I. & Salgado, V. (2020). Eu sou tu. Experiências ecocríticas. CECS.

Oliveira, M.; Sá, A. & Portela, P. (2020). Escutar. Sentir. Guardar. CECS.

Atas do I Encontro Online Audire

Khan, S.; Sousa, V. & Ribeiro, R. (2020). O mundo na Europa: crises e identidades. CECS.

Revista Comunicação e Sociedade, n. 38 (2020). CECS.

Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública: o século XXI em debate

Revista Estudos em Comunicação, n. 31 (2020). LabCom.

Eikon - Jounal on semiotics and Culture, #8 (2020). LabCom.

Revista Lusófona de Estudos Culturais, Vol VII, nº2 (2020). CECS.

Museus, coleções e exposições, coloniais, anticoloniais e pós-coloniais

CALL FOR PAPERS

Chamada para capítulos | Routledge Handbook of Non-Profit Communication

Prazo: 31 janeiro, 2020

Comunicação e Sociedade: Comunicar em saúde em tempos de pandemia

Prazo: 29 janeiro, 2021

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Prazo: 31 janeiro, 2021

Revista Mediapolis: Representações do jornalismo e dos jornalistas

Prazo: 10 fevereiro, 2021

BJR Populismo, Media e Jornalismo

Prazo: 31 março, 2021

Revista Vista

Chamada em permanência

Revista Comunicando

Chamada em permanência

SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciencias da Comunicação
Ficha Técnica: Diretor: J. Paulo Serra; Editora: Gisela Gonçalves
Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, 1250-187 Lisboa
Web: www.sopcom.pt email: info@sopcom.pt