View this email in your browser

Newsletter
de abril de 2021
EDITORIAL
A comunicação salva vidas

“Communication saves lives” é o título da declaração publicada no passado dia 15 de abril pela
EUPRERA (European Public Relations Education and Research Association) em defesa de uma comunicação ética e eficaz no contexto da COVID-19.

A declaração decorre da constatação de que os governos e as autoridades têm revelado uma comunicação ineficaz e limitada no caso da pandemia, revelando inúmeros problemas na coordenação da comunicação entre as diversas instituições, sobre o vírus, as medidas de proteção, e a vacinação. Evidências recentes da
EUPRERA Com-Covid, um projeto que tem como objetivo monitorizar a gestão da comunicação da crise em diversos países, incluindo Portugal, revelou uma má gestão da comunicação, aliada a um baixo grau de confiança em relação às fontes de informação e às autoridades.

É importante contrariar este cenário. No atual ecossistema mediático, a capacidade de transmitir a informação correta, de forma rápida e clara, através de diferentes meios de comunicação é essencial para gerir uma emergência de saúde pública. Informação pouco clara ou desonesta pode multiplicar as oportunidades de má comunicação, além de levar à disseminação de notícias falsas, teorias conspiratórias e à propagação de comportamentos contrários, que podem dificultar a capacidade de a sociedade controlar o vírus. Mensagens enganosas e contraditórias de líderes e instituições comprometem a confiança, o que pode impedir uma resposta coletiva bem-sucedida.

A capacidade de os governos comunicarem eficazmente com a população tem sido posta à prova. Em tempos de risco e incerteza, os profissionais de comunicação estratégica e relações públicas podem contribuir para uma gestão mais eficaz e honesta da comunicação. Sendo especialistas na criação e manutenção de relacionamentos entre instituições e públicos, em prol da compreensão mútua, são essenciais na comunicação em contexto pandémico. Mas para poderem contribuir para uma boa gestão da comunicação, estes profissionais precisam ter lugar nas equipas de assessoria a governos e autoridades.  Lamentavelmente, não parece ser esse o caso em muitos países, incluindo Portugal.

A declaração da EUPRERA, que pode ser lida na íntegra
aqui, é subscrita por associações académicas e profissionais internacionais da área da comunicação e das Relações Públicas. A Sopcom também subscreve as ideias defendidas na declaração. A comunicação pode salvar vidas. 


Gisela Gonçalves
DESTAQUES
Assembleia Geral Ordinária da Sopcom
Realizou-se, no último dia 24 de Abril, por videoconferência, a Assembleia Geral Ordinária da Sopcom. Na ocasião, os sócios aprovaram o
Relatório do Exercício de 2020 e o Plano de Atividades para 2021.
Colocar a televisão de proximidade no centro do debate
A “Televisão Regional no Séc. XXI” era o mote do webinar, promovido pelo GT de Estudos Televisivos e pelo GT de Media Regionais e Comunitários, no passado dia 8 de Abril. Participaram do debate Andreia Ferreira (AltoMinho.tv), João Fernando Ramos (TVI), Pedro Jerónimo (Re.Media/Lab) e mediação de Pedro Coelho (SIC).
25º Webinar GT Jovens Investigadores
Com o tema "Jornalismo de correspondência" o jornalista J
oão Ricardo Vasconcelos, correspondente da RTP nos Estados Unidos da América, conversou no dia 15 de Abil com dezenas de jovens investigadores sobre os desafios e as oportunidades dessa atividade profissional.
Webinar GT Estudos Fílmicos
O Mestrado em Cinema UBI, em parceria com o GT de Estudos Fílmicos da Sopcom, apresentou, a 20 de Abril, o Webinar "Estética dos materiais: Entre direção de arte e cinema", que contou com a presença de Caterina Cucinotta, investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea. O webinar pode ser visto neste link.
Aula Aberta de Comunicação Estratégica ICNOVA / NOVA.FCSH
Com o tema "Festival Política: programação e promoção", realizou-se a 21 de Abril a aula aberta com Edson Athayde (FCB Lisboa) e Rui Marques (Jornal Meios & Publicidade). A atividade teve o apoio do GT Publicidade da Sopcom.
Aula Aberta de Comunicação Estratégica ICNOVA / NOVA.FCSH
Com o tema "Manipulação e Competência. (Alguns) Mecanismos estratégicos do texto", decorreu dia 22 de Abril a aula aberta com Eduardo Camilo (UBI/LabCom). O evento foi promovido com o apoio do GT Publicidade da Sopcom.
V Webinar do GT de Comunicação e Política
Com o tema "Desafios e oportunidades da nova normalidade", o V Webinar do GT de Comunicação e Política decorreu a 26 de Abril com a participação de António José Seguro (UAL) e Joana Reis (TVI e UCP). O vídeo do webinar pode ser visto aqui.
Jovem Investigadora em Destaque
Através desta rubrica, o GT de Jovens Investigadores dá a conhecer o percurso e os projetos dos seus membros. Gestora das redes sociais deste GT e mestranda em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, Margarida Maneta foi a convidada de Abril. Leia a entrevista completa.
AGENDA
26º Webinar GT Jovens Investigadores
"Jornalismo de proximidade: olhar(es) sobre um renovado interesse de pesquisa". Com Pedro Jerónimo, investigador no Re/media.Lab (LabCom) e coordenador de GT de Media Regionais e Comunitários da Sopcom. Transmissão via Zoom e
YouTube.
Dia: 28 de maio (sexta-feira)
Hora: 18h (Hora de Lisboa)
Encontros com o GT de Públicos e Audiências
Decorre a 17 de junho, às 14h, com transmissão e participação por
videoconferência. Nesta segunda sessão são articuladas as temáticas associadas aos GTs de Género e Sexualidades e Cibercultura com a dimensão dos Públicos e Audiências. O evento conta com as comunicações de Daniel Cardoso (Investigador MSCFA) e António Baía Reis (Universidade do Porto), seguidas de debate. 
PUBLICAÇÕES
Para uma história do jornalismo em Portugal - II
Encontra-se disponível em acesso aberto a nova publicação do ICNOVA, coordenada por Carla Baptista (ICNOVA, NOVA FCSH), Jorge Pedro Sousa (ICNOVA, UFP) e Celiana Azevedo (ICNOVA, NOVA FCSH).
Áfricas: mobilidade, violência, memória e criatividade
Ebook editado por João Sarmento. Este livro, em acesso aberto, é um dos resultados da Escola de Verão “Áfricas. Mobilidade, violência, memória e criatividade”, organizada pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS), Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, entre 27 de julho e 26 de outubro de 2020.
Vol. 4 No. 1: International Journal on Stereo & Immersive Media
Este novo número inclui artigos de três autores convidados juntamente com cinco artigos submetidos a double-blind peer review. A revista é editada pelo Early Visual Media Lab - CICANT, Universidade Lusófona. O volume está disponível acesso aberto
Discurso Mediático
De autoria de Samuel Mateus e editado pela LabCom Books, este livro trata da mediação discursiva do mundo social exercida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (Media). Disponível em acesso aberto
Hibridismo nos media: novos géneros e formatos jornalísticos
O novo número da revista Media & Jornalismo, editado por António Granado e Dora Santos Silva, apresenta uma discussão sobre conceitos como velhos e novos media. Disponível acesso aberto
Revista Mediapolis
Dedicado ao tema "Media, Populismo e Espaço Público: desafios contemporâneos", o mais recente número da revista oferece ao leitor artigos  e contempla, ainda, uma entrevista com Gianpietro Mazzoleni. A organização é de Hélder Prior e Bruno Araújo
Em acesso aberto.
CALL FOR PAPERS
Até 10 de Maio | ICOMTA'21 - Conferência Internacional de Comunicação e Tecnologias Aplicadas 2021 com tema "Computação, a Comunicação e o fact-checking na era da pós-verdade"

Até 30 de Maio | Revista de Comunicação e Linguagens sobre "Novos Media Habituais”


Até 30 de Maio | Revista ex aequo com o tema "Desigualdades sociais e medidas de ação afirmativa"

Até 30 de Maio | Revista Comunicar, dossiê "Novos desafios para os professores face ao ensino digital"

Até 31 de Maio | Revista de Comunicación y Salud com o tema "Medicina digital: novos códigos de comunicação"

Até 31 de Maio | Doxa Comunicación sobre "Novas tendências na investigação em comunicação"


Até 31 de MaioRevista Comunicação e Educação, dossiê temático “100 anos de Paulo Freire”

Até 31 de Maio | INTERACT – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia com o tema "Objetos encontrados como prática de pesquisa"

Até 1 de Junho | Journal of Public Relations Research sobre "Mulheres & Liderança em Relações Públicas"

Até 10 de Junho Revista Eco-Pós, dossiê "Guerras Culturais"

Até 14 de JunhoRevista Mídia e Cotidiano, dossiê "A informação e o mal: disputas éticas, políticas e epistemológicas da Comunicação em tempos extremos"

Até 15 de JunhoRevista Lumina, dossiê "História, Memória, Comunicação – entre crises e críticas"


Até 17 de JunhoRevista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Inclusão das pessoas com deficiência. Políticas, práticas, investigação e narrativas”

Até 21 de Junho | Capítulos para e-book da Intercom no tema "Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão no século XXI: modos censórios, resistências e debates emergentes"

Até 27 de Junho | Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora, dossiê “30 anos de estudos radiofônicos – O papel do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom”

Até 30 de Junho | Revista Internacional sobre Stereo & Immersive Media

Até 30 de Junho | Revista RUA-L com o tema “Literatura & Cinema”

Até 30 de Junho | Revista Publications com o tema "Investigação, Literacia e Educação em Comunicação: Novos Desafios Face à Desinformação"

Até 30 de JunhoEstudos Interdisciplinares em Humanidades, volume "Pestes e Epidemias"

Até 30 de Junho | Journal Contributions to Humanities com o tema "Film on Demand - Plataformas de streaming e o seu impacto social, económico e cultural"

Até 30 de Junho | Rhêtoriké- Revista Digital de Retórica

Até 1 de Julho | Revista da Associação Espanhola de Investigação da Comunicação sobre "Desigualdade de género na comunicação e cultura digitais" 

Até 2 de Julho |
Revista Estudos Interdisciplinares em Humanidades sobre "A influência de pestes e epidemias na cultura e na sociedade"

Até 15 de Julho | Revista Comunicação Pública, dossiê temático “Os novos territórios do podcast”

Até 15 de Julho | Aniki - Revista Portuguesa da Imagem em Movimento com o tema "A Pesquisa Histórica no Cinema Ibero-americano: Perspectivas e desafios na era digital"

Até 23 de Julho | Livro Reflexões sobre Design de Moda e Media com o subtítulo "Sinergias entre a Moda e as Artes dos Media"

Até 1 de Agosto | Review of Communication Research sobre "Estudos de Audiência e Recepção"

Até 31 de Agosto |
Novos Olhares Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, dossiê “Os 21 do XXI”


Até 30 de Setembro | Revista Razón y Palabra sobre "Comunicação Política e Tecnologias Aplicadas: Desinformação, Notícias Falsas e Verificação de Factos"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"


Chamada em permanência | Revista Comunicando

Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas

Chamada em permanência  | Revista Vista
CALL FOR CONFERENCES
Até 3 de Maio | I Congresso Internacional sobre "Identidades, Inclusão e Desigualdade" 

Até 15 de MaioConferência Internacional sobre "Género e Questões de Meios de Comunicação: Alargando os horizontes do campo de estudo"

Até 15 de MaioConferência Científica Internacional sobre "Comentários, Discurso de Ódio, Desinformação e Regulamentação da Comunicação Pública"

Até 17 de Maio
Congresso Universitário Internacional sobre "Conteúdos, Investigação, Inovação e Docência"

Até 23 de Maio | Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC com o tema "Metodologias Aplicadas à Investigação em Comunicação"

Até 23 de MaioXV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã

Até 23 de MaioI Jornadas de Comunicação FLUC com o tema "Metodologias aplicadas à investigação em Comunicação”

Até 30 de Maio | Global Fashion Conference com o tema "Desafios da Moda"

Até 31 de Maio | Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital - DIGICOM

Até 31 de Maio | III Conferência de Jovens Investigadores na União Europeia

1 de Junho a 12 de Agosto | 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Até 11 de Junho | Mostra Universitária de Comunicação da UTAD

Até 1 de Julho | II Congresso Internacional sobre Cinema e Imagem Científica

Até 1 de Julho | II Conferência Ibero-Americana Place Branding


Até 5 de Julho | Conferência Virtual do International Journal of Press/Politics

Até 22 de Julho | VII Congresso Internacional de Cidades Criativas

Até 30 de Julho | 3.º Encontro Memória para Todos

Até 31 de Julho | XIII Congreso Internacional de Ciberperiodismo


Até 25 de AgostoII Congresso Internacional de Comunicação Especializada

Até 13 de SetembroVIII Jornadas Doutorais de Comunicação e Estudos Culturais

Até 19 de SetembroCongresso Iberoamericano de Fotojornalismo: Fotojornalismo em Mudança
CONCURSOS
PROVAS ACADÉMICAS
Francisca Amorim (Doutoramento FCT)
Realizaram-se no dia 3 de Maio as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade de Francisca Amorim. A tese, orientada por Paulo Serra (UBI) e Maria Luísa Malato (UPorto), tem o título “A Retórica dos Afetos. O caso do XX Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”.
Saber mais
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*