View this email in your browser

Newsletter
de maio de 2021
EDITORIAL
Pensar a disrupção: o XII Congresso da Sopcom

Se houve atividade científica que se viu afetada pela atual pandemia ela foi, sem dúvida, o congresso como forma de apresentação e discussão presencial e pública da ciência.
Depois de vários adiamentos e incertezas, o
XII Congresso da Sopcom, organizado pelos/as professores/as e investigadores/as da NOVA FCSH, terá lugar nos dias 19 a 21 de janeiro de 2022, em Lisboa. A chamada de trabalhos, que abriu em 20 de maio, decorre até 30 de junho de 2021.
O tema do congresso, “Comunicação & Disrupção: Desafios culturais, societais e tecnológicos”, que foi pensado ainda antes da pandemia - ele foi anunciado em novembro de 2019, no encerramento do XI Congresso da Sopcom, na Universidade da Madeira -, ganha ainda mais sentido com a pandemia que nos tem perturbado, a nós e às nossas vidas, desde março de 2020.
Para além da importância que teria, em condições normais, um congresso da Sopcom, este tem importância acrescida, e isso por três ordens de razões:
- É um congresso organizado na e pela instituição onde, no ano de 1979, teve início a primeira licenciatura em Comunicação Social (mais tarde Ciências da Comunicação) e, assim, o surgimento institucional da área no nosso país;
- É um congresso eleitoral, isto é, um congresso no decurso do qual serão eleitos a Direção e os restantes órgãos sociais que dirigirão a Sopcom no quadriénio seguinte; 
- É um congresso no qual irá ser experimentado um novo modelo de organização dos congressos da Sopcom, também ele algo “disruptivo” em relação aos modelos que temos vindo a praticar.
Assim sendo, resta-nos esperar que o tempo e a nossa sensatez coletiva nos permitam o ansiado regresso aos congressos como encontros presenciais, humanos e calorosos em que, para além da qualidade científica dos trabalhos, se espere também o companheirismo, a amizade e o sentido de comunidade. 


Paulo Serra
DESTAQUES
XII Congresso da Sopcom
Tema: Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos 
Data: 19 a 21 de janeiro de 2022
Local: NOVA FCSH, Lisboa

Chamada de trabalhos até 30 de Junho de 2021
Políticas, Regulação e Economia dos Media
Realizou-se e 18 de Maio o seminário organizado pelo GT Políticas, Regulação e Economia dos Media e pelo PolObs com as comunicações de Miguel Poiares Maduro e Elsa Costa e Silva.
26º Webinar GT Jovens Investigadores
Decorreu a 28 de Maio o webinário sobre jornalismo de proximidade, apresentado por Pedro Jerónimo, investigador no Re/media.Lab (LabCom) e coordenador de GT de Media Regionais e Comunitários.
VI Webinar do GT de Comunicação e Política
Teve lugar a 1 de Junho, com o tema "Desafios e oportunidades da nova normalidade". Os convidados foram Fausto Amaro (professor catedrático aposentado da Universidade de Lisboa e Professor da Atlântica - Instituto Universitário) e Paulo Martins (professor do ISCSP/Universidade de Lisboa). Veja aqui o vídeo do webinar.
E Depois do Ph.D?
Neste mês de maio, o GT de Jovens Investigadores destacou o percurso de Joana Marques Reis. A jornalista na TVI, escritora e, simultaneamente, professora na Universidade Católica Portuguesa. 
Jovem Investigador em Destaque
Fernando Rocha dedica-se à produção de conteúdos visuais para as plataformas digitais do GT de Jovens Investigadores, mas não só. Frequenta o doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI), trabalha a full time com comunicação e marketing digital, além de ser editor numa revista. Leia a entrevista completa.
AGENDA
Conferência online “COVID19 – The semiotics of the uses of face masks”
Acontece dia 9 de Junho, pelas 10h, com a participação de Patrizia Calefato (Università degli Studi di Bari Aldo Moro) e Luca Tateo (University of Oslo). Uma iniciativa do GT de Semiótica. Mais informações
neste link.
Encontros com o GT de Públicos e Audiências
Decorre a 17 de junho, às 14h, com transmissão e participação por
videoconferência com temáticas associadas aos GTs de Género e Sexualidades e Cibercultura. O evento conta com as comunicações de Daniel Cardoso (Investigador MSCFA) e António Baía Reis (Universidade do Porto), seguidas de debate. 
27º Webinário do GT de Jovens Investigadores
No dia 23 de Junho, pelas 18h, Ana Jorge (Universidade Lusófona) apresenta o webinário com o tema "#detoxdigital como mercado". Pode participar pelo
Zoom ou pelo YouTube.
28º Webinário do GT de Jovens Investigadores
No dia 16 de Julho, pelas 18h, Luísa Magalhães (Universidade Católica Portuguesa – Braga) apresenta o webinário com o tema "Comunicação estratégica e gestão de identidade de marca – o caso DST Group". Pode participar pelo
Zoom ou pelo YouTube.
V Encontro de Jovens Investigadores: Unir para Somar
O evento, que decorre a 16 de Setembro, pretende debater as atividades científicas em curso e reunir estudiosos/as em início de carreira que procuram respostas às mais variadas questões com que são confrontados no decorrer das suas investigações. Devido à situação pandémica que vivemos, o encontro será inteiramente on-line.
PUBLICAÇÕES
Revista Observatorio (OBS*)
Special Issue "Circum-navegando as repercussões socio-mediáticas do contexto pandémico", editada pelo OberCom. Disponível em acesso aberto.
Revista Estudos em Comunicação n. 32
A revista, editada semestalmente pelo LabCom, traz dez artigos sobre temas variados e que podem ser consultados em acesso aberto.
Cinema em Português - XIII Jornadas
A publicação reúne catorze comunica­ções apresentadas durante as XIII Jornadas Cinema em Português que decorreram em novembro de 2020, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, numa organização conjunta do Departamento de Artes e do LabCom. Editada por Paulo Cunha, Manuela Penafria, Fernando Cabral e Tiago Fernandes, a obra encontra-se em acesso aberto.
O mundo na Europa: crises e identidades
Editado por Sheila Khan, Vítor de Sousa e Rita Ribeiro, este livro estabelece uma relação diversificada, uma dinâmica que ora desliza sobre a vaga das decisões financeiras e dos comportamentos económicos, ora nos deixa confrontados com as palavras e o chão pisado e imaginado pelos europeus. Editora CECS - UMinho. Disponível em acesso aberto.
Do poder político e discursivo das imagens de protestos feministas
Editado por Zara Pinto-Coelho, Ana Maria Brandão e Silvana Mota-Ribeiro, esta obra reúne um conjunto de estudos de casos que versam sobre as imagens visuais das ações de protesto e de resistência das mulheres e das feministas, em contextos socioculturais, momentos históricos e geografias distintas. Editora CECS - UMinho. Disponível em acesso aberto.
Media Rhetoric: How Advertising and Digital Media Influence Us
Editado por Samuel Mateus, este volume considera as implicações primordiais para a comunicação persuasiva que os meios de comunicação social trouxeram relativamente à forma como pensamos, expressamos, argumentamos e nos sentimos juntos. Editora Cambridge Scholars. Disponível neste
link.
25 anos de jornalismo digital no Brasil: A contribuição da pesquisadora Luciana Mielniczuk para os estudos no país
Este livro se propõe a registrar e homenagear a trajetória de contribuição de uma das precursoras do jornalismo digital no Brasil, Luciana Mielniczuk. Organizado por Alciane Baccin, Stefanie C. da Silveira e Vivian Belochio. Editora Insular. Disponível neste
link.
Avaliação 360º: um novo caminho para as Organizações Modernas
A autora Rita Monteiro Mourão apresenta-nos uma obra que explora um tema particularmente oportuno e relevante para o funcionamento das organizações do século XXI, com implicações para as áreas da Gestão, dos Recursos Humanos e da Comunicação Interna. Escolar Editora. Disponível neste link.
Cenários Comunicacionais: Novos diálogos (Vol. II)
Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala e Portugal compõem este segundo volume que procura reafirmar o exercício de cartografia da comunicação nos mais diversos lugares do mundo ibero-americano. Editado por Cristian Yáñez Aguilar, Élmano Ricarte e Lawrenberg Advíncula da Silva. Editora Media XXI. Disponível neste
link.
Nós na Rede. Ambientes digitais de crianças e jovens
Organizado por Cristina Ponte (ICNOVA) e publicado pela Edições Almedina / Entidade Reguladora para a Comunicação Social, este livro analisa as respostas de crianças e jovens portugueses (9-17 anos) sobre práticas digitais, recolhidas no inquérito europeu EU Kids Online, de 2019. Disponível neste link.
CALL FOR PAPERS
Até 10 de Junho Revista Eco-Pós, dossiê "Guerras Culturais"

Até 14 de JunhoRevista Mídia e Cotidiano, dossiê "A informação e o mal: disputas éticas, políticas e epistemológicas da Comunicação em tempos extremos"

Até 15 de Junho | Configurações: Revista de Ciências Sociais sobre "O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal"

Até 15 de JunhoRevista Lumina, dossiê "História, Memória, Comunicação – entre crises e críticas"


Até 17 de JunhoRevista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Inclusão das pessoas com deficiência. Políticas, práticas, investigação e narrativas”

Até 21 de Junho | Capítulos para e-book da Intercom no tema "Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão no século XXI: modos censórios, resistências e debates emergentes"

Até 27 de Junho | Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora, dossiê “30 anos de estudos radiofônicos – O papel do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom”

Até 30 de Junho | Revista Internacional sobre Stereo & Immersive Media

Até 30 de Junho | Revista RUA-L com o tema “Literatura & Cinema”

Até 30 de Junho | Revista Publications com o tema "Investigação, Literacia e Educação em Comunicação: Novos Desafios Face à Desinformação"

Até 30 de JunhoEstudos Interdisciplinares em Humanidades, volume "Pestes e Epidemias"

Até 30 de Junho | Journal Contributions to Humanities com o tema "Film on Demand - Plataformas de streaming e o seu impacto social, económico e cultural"

Até 30 de Junho | Rhêtoriké- Revista Digital de Retórica

Até 1 de Julho | Revista da Associação Espanhola de Investigação da Comunicação sobre "Desigualdade de género na comunicação e cultura digitais" 

Até 2 de Julho |
Revista Estudos Interdisciplinares em Humanidades sobre "A influência de pestes e epidemias na cultura e na sociedade"

Até 15 de Julho | Revista Comunicação Pública, dossiê temático “Os novos territórios do podcast”

Até 15 de Julho | Aniki - Revista Portuguesa da Imagem em Movimento com o tema "A Pesquisa Histórica no Cinema Ibero-americano: Perspectivas e desafios na era digital"

Até 23 de Julho | Livro Reflexões sobre Design de Moda e Media com o subtítulo "Sinergias entre a Moda e as Artes dos Media"

Até 1 de Agosto | Review of Communication Research sobre "Estudos de Audiência e Recepção"

Até 31 de Agosto |
Revista Comunicando 10(2) com o tema "O impacto da infodemia na sociedade da informação e do conhecimento"

Até 31 de Agosto | Novos Olhares Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, dossiê “Os 21 do XXI”


Até 1 de Setembro | Revista Journalism Practice sobre "Estudos de desinformação como um campo de investigação emergente"

Até 30 de Setembro | Revista Razón y Palabra sobre "Comunicação Política e Tecnologias Aplicadas: Desinformação, Notícias Falsas e Verificação de Factos"

Até 1 de Novembro | CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais sobre "Os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e a esfera pública contemporânea"

Até 12 de Dezembro | Revista Studies in Communication Sciences (SComS) sobre "Mudanças na comunicação em, de e sobre as instituições de ensino superior"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"


Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas

Chamada em permanência  | Revista Vista
CALL FOR CONFERENCES
1 de Junho a 12 de Agosto | 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Até 11 de Junho | Mostra Universitária de Comunicação da UTAD

Até 15 de Junho | Comentários, Discurso de Ódio, Desinformação, e Regulamentação da Comunicação Pública

Até 15 de Junho Media, Desporto e Diversidade - Seminário Virtual do Grupo de Trabalho Temporário de Comunicação e Desporto da ECREA

Até 30 de Junho | DIGICOM 2021 – 5th International Conference on Design and Digital Communication

Até 30 de Junho | XII Congresso SOPCOM - Comunicação & Disrupção : Desafios culturais, sociais e tecnológicos

Até 30 de Junho | Como a COVID-19 afeta a Investigação em Comunicação - Conferência Anual da Associação Alemã de Comunicação

Até 1 de Julho | Conferência Internacional Fotografia e História

Até 1 de Julho | II Congresso Internacional sobre Cinema e Imagem Científica

Até 1 de Julho | II Conferência Ibero-Americana Place Branding


Até 5 de Julho | Conferência Virtual do International Journal of Press/Politics

Até 9 de julho |  V Encontro de Jovens Investigadores da SOPCOM: Unir para somar

Até 16 de Julho | I Congresso Internacional sobre Comunicação e Deficiência

Até 22 de Julho | VII Congresso Internacional de Cidades Criativas

Até 30 de Julho | 3.º Encontro Memória para Todos

Até 31 de Julho | XIII Congreso Internacional de Ciberperiodismo


Até 25 de AgostoII Congresso Internacional de Comunicação Especializada

Até 13 de SetembroVIII Jornadas Doutorais de Comunicação e Estudos Culturais

Até 19 de SetembroCongresso Iberoamericano de Fotojornalismo: Fotojornalismo em Mudança
CONCURSOS
PROVAS ACADÉMICAS
Marina Gomes de Oliveira Polo (Doutoramento FCT)
Realizaram-se no dia 20 de Maio as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, de Marina Polo. A tese, orientada por Helena Sousa, tem o título “Ideologia, discurso e Internet: uma análise dos discursos parlamentares sobre a neutralidade da rede, em Portugal e no Brasil (2006-2019)”.
Miguel Ângelo Rodrigues Midões (Universidade de Coimbra)
Realizaram-se no dia 27 de Maio as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Miguel Midões. A tese, orientada por Silvio Correia Santos (Universidade de Coimbra), tem o título “O terceiro setor de radiodifusão em Portugal: mapeamento e caracterização das rádios comunitárias”.
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*