View this email in your browser

Newsletter
de junho de 2021
EDITORIAL
“Revolução em curso nas universidades: menos teoria, mais prática e ensino à distância”

Este título é retirado da última edição do Expresso, assim como a citação seguinte do Ministro da Ciência e do Ensino Superior: “Hoje os jovens têm acesso fácil a informação, que está disponível em muitas fontes. Por isso precisam de passar menos tempo a ouvir [o professor] e mais tempo a participar. O ensino tem de ser mais ativo”. Esta “revolução” parece impregnada de pressupostos que tanto têm de errado como de preocupante.
Pressuposto 1 - As aulas teóricas implicam alunos passivos, presentes apenas na condição de ouvintes e, por isso mesmo, são substituíveis por gravações. É certo que a opção por aulas gravadas é prática, especialmente pela facilidade de acesso no tempo e no espaço, mas também é certo que impede um processo de ensino aprendizagem dinâmico. As aulas teóricas, as boas aulas teóricas pelo menos, são ativas, implicam interação entre docente e alunos, através do comentário e discussão dos conteúdos. É a dialética entre aluno(s) e docente que permite iluminar ideias, conceitos, e compreender a ligação entre esses mesmos conceitos.
Pressuposto 2 – O ensino universitário deve ser mais prático do que teórico. O (des)equilíbrio entre aulas expositivas e aulas aplicadas há muito que é discutido no seio do ensino superior. É certo que com a pandemia, as aulas laboratoriais/oficinais, pela sua especificidade e dificuldade de simulação em formato online, foram as mais penalizadas. Mas daí a concluir que as aulas práticas são as mais importantes nos curricula dos cursos e que, por isso mesmo, se lhes deve dar maior importância, vai um grande salto. O estudante desenvolve competências diferentes nas aulas teóricas e práticas, e todas e cada uma são fundamentais à sua formação.
Pressuposto 3 – O ensino à distância veio para ficar no pós-pandemia. Que o digital oferece muitas ferramentas que podem ser incorporadas nas metodologias de ensino universitário já todos nós comprovámos. As aulas online e híbridas obrigaram a uma reinvenção, tanto na forma de expor conteúdos, como na aplicação dos métodos de avaliação. Nada contra a inovação no processo de ensino online, mas desde que essa “revolução” não nos leve a olhar para o ensino presencial como redundante ou prescindível. A transição para o digital nas universidades precisa ser pensada por todos com calma e sentido crítico, sem pressões pandémicas e muito menos economicistas.


Gisela Gonçalves
DESTAQUES
XII Congresso da Sopcom
Tema: Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos 
Data: 19 a 21 de janeiro de 2022
Local: NOVA FCSH, Lisboa

Chamada de trabalhos com prazo estendido até 10 de Julho de 2021
Aconteceu dia 9 de Junho a Conferência online “COVID19 – The semiotics of the uses of face masks”, com a participação de Patrizia Calefato (Università degli Studi di Bari Aldo Moro) e Luca Tateo (University of Oslo). Uma iniciativa do GT de Semiótica.
Decorreu a 17 de Junho a segunda edição dos Encontros com o GT de Públicos e Audiências, desta vez com temáticas associadas aos GTs de Género e Sexualidades e Cibercultura. O evento contou com as comunicações de Daniel Cardoso (Investigador MSCFA) e António Baía Reis (Universidade do Porto).
Realizou-se a 23 de Junho o 27º Webinário do GT de Jovens Investigadores com a participação de Ana Jorge (Universidade Lusófona), que apresentou a comunicação intitulada "#detoxdigital como mercado".
AGENDA
28º Webinário do GT de Jovens Investigadores
No dia 16 de Julho, pelas 18h, Luísa Magalhães (Universidade Católica Portuguesa – Braga) apresenta o webinário com o tema "Comunicação estratégica e gestão de identidade de marca – o caso DST Group". Pode participar pelo
Zoom ou pelo YouTube.
V Encontro de Jovens Investigadores: Unir para Somar
O evento, que decorre a 16 de Setembro, pretende debater as atividades científicas em curso e reunir estudiosos/as em início de carreira que procuram respostas às mais variadas questões com que são confrontados no decorrer das suas investigações. Devido à situação pandémica que vivemos, o encontro será inteiramente on-line.
PUBLICAÇÕES
Comunicação e Sociedade Vol. 39
Acaba de ser lançado o novo volume da revista Comunicação e Sociedade (CECS/UMinho) dedicado ao tema “Plataformas Digitais na Economia Conectada: Discurso, Controlo, Consumo e Colaboração” e editado por Rodrigo Ribeiro Saturnino, Helena Sousa e Jack Linchuan Qiu.
Disponível em acesso aberto.
Revista Lusófona de Estudos Culturais Vol. 8 N.º 1
Já se encontra disponível o mais recente número da Revista Lusófona de Estudos Culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies (RLEC), do CECS/Uminho, intitulado “Cidade ‘Sentiente’ – Uma Paisagem Atonal”. Este número foi editado por Helena Pires, Zara Pinto-Coelho e Cíntia Sanmartin Fernandes.
Disponível em acesso aberto.
Televisão e Novos Meios: da Produção aos Públicos
Editado pelo LabCom, a obra resulta da terceira edição da Conferência Televisão e Novos Meios, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Organizado por Sónia de Sá, Ricardo Morais, Francisco Merino, Gisela GonçalvesPaulo Serra
Disponível em acesso aberto.
Revista Comunicando Vol. 10 N.º 1
Neste volume são apresentados sete artigos de autores/as portugueses/as, brasileiros/as e espanhóis/olas com as mais variadas temáticas no campo das Ciências da Comunicação. Este número foi editado por Bianca Persici Toniolo, Elizângela Noronha, Élmano Ricarte, Francisca Amorim e Lénia Rego.
Disponível em acesso aberto.
A Liberdade por Princípio
Entre os textos reunidos em A Liberdade por Princípio, livro-homenagem a Mário Mesquita, contam‑se testemunhos de natureza biográfica e ensaios inéditos sobre os temas a que Mesquita sempre se dedicou, da política e da intervenção cívica aos jornais e à comunicação social. Coordenação: Carlos Guilherme Riley, Cláudia Henriques, Pedro Marques Gomes Tito Cardoso e Cunha. Disponível na
Editora Tinta da China.
Mediacracia: Comunicação e Política na era da Mediatização
A obra de Hélder Prior oferece ao leitor uma introdução à especialidade da Comunicação Política. A obra destina-se aos investigadores da área, bem como aos alunos dos cursos de Ciências da Comunicação e Ciência Política. Disponível na 
Editora Media XXI.
Imagens do Poder: Como os presidentes do Brasil foram retratados pelos meios de comunicação nos últimos 10 anos
Este livro de André Melo Mendes, editado pelo PPGCOM/UFMG, tem o objetivo de entender melhor como os presidentes do Brasil têm sido retratados pela mídia brasileira ao longo dos anos. Disponível em acesso aberto neste
link.
Revista Internacional de Folkcomunicação V. 19 N. 42
Este volume, intitulado Folkcomunicação, Política e Disputas Virtuais congrega vários artigos, entrevistas e ensaios fotográficos. Editada por Hebe Maria Gonçalves de Oliveira,  Denis Porto Renó e Diógenes Lycarião Barreto Sousa. Disponível em acesso aberto neste
link.
CALL FOR PAPERS
Até 15 de Julho | Revista Comunicação Pública, dossiê temático “Os novos territórios do podcast”

Até 15 de Julho | Aniki - Revista Portuguesa da Imagem em Movimento com o tema "A Pesquisa Histórica no Cinema Ibero-americano: Perspectivas e desafios na era digital"

Até 15 de Julho | Revista Portuguesa para Imagem em Movimento sobre "A Pesquisa Histórica no Cinema Ibero-americano: Perspectivas e desafios na era digital"

Até 20 de Julho | Revista Tropos para o dossiê “Esse tal de Roque Enrow: perfis que amplificam o gênero musical em suas dimensões midiáticas, sociais, políticas e performáticas”

Até 28 de Julho | Navigating Digital Communication and Challenges for Organizations

Até 23 de Julho | Livro Reflexões sobre Design de Moda e Media com o subtítulo "Sinergias entre a Moda e as Artes dos Media"

Até 30 de Julho | O trabalho das Mulheres nas Relações Públicas

Até 1 de Agosto | Review of Communication Research sobre "Estudos de Audiência e Recepção"

Até 30 de Agosto
Revista Mobile Media & Communication com o tema “COVID-19 Now and Then: Reflections on Mobile Communication and the Pandemic”

Até 31 de Agosto | Revista Comunicando 10(2) com o tema "O impacto da infodemia na sociedade da informação e do conhecimento"

Até 31 de Agosto | Novos Olhares Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, dossiê “Os 21 do XXI”


Até 1 de Setembro | Revista Journalism Practice sobre "Estudos de desinformação como um campo de investigação emergente"

Até 15 de SetembroJournal of Science and Technology of the Arts - On Criticism: “Is there a place (still) for criticism?”

Até 15 de SetembroJournal of Applied Journalism and Media Studies - What’s next for media development?

Até 30 de Setembro Revista Media & Jornalismo sobre "Media e Populismo"


Até 30 de Setembro | Revista Razón y Palabra sobre "Comunicação Política e Tecnologias Aplicadas: Desinformação, Notícias Falsas e Verificação de Factos"

Até 1 de Novembro | CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais sobre "Os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e a esfera pública contemporânea"

Até 30 de Novembro | Brazilian Journalism Research - Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas

Até 12 de DezembroRevista Studies in Communication Sciences (SComS) sobre "Mudanças na comunicação em, de e sobre as instituições de ensino superior"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"


Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas

Chamada em permanência  | Revista Vista
CALL FOR CONFERENCES
Até 5 de JulhoVirtual Conference of the International Journal of Press/Politics

Até 9 de Julho |  V Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom: Unir para somar

Até 10 de Julho | XII Congresso da Sopcom - Comunicação & Disrupção: Desafios culturais, sociais e tecnológicos

Até 14 de Julho | Orbicom International Congress and Meeting sobre "Crise em saúde e comunicação de crise na era de Covid-19"

Até 16 de Julho | I Congresso Internacional sobre Comunicação e Deficiência


Até 22 de Julho | VII Congresso Internacional de Cidades Criativas

Até 25 de Julho | Seminário Internacional "Ativismo em Rede e Plataformas Colaborativas. For more information"

Até 30 de Julho | 3.º Encontro Memória para Todos


Até 30 de Julho25ª Conferência Internacional com o tema "Ideias e Investigação sobre Questões Recentes"

Até 31 de Julho | XIII Congreso Internacional de Ciberperiodismo

Até 31 de JulhoConferência do Laboratório de Pesquisa de Jogos e Mídia de Impacto Social

Até 2 de Agosto | Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON

Até 9 de AgostoSeminário de Doutoramento da EUPRERA

Até 15 de Agosto | VI Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica


Até 25 de AgostoII Congresso Internacional de Comunicação Especializada

Até 31 de Agosto | Pré-conferência ECREA 2020: Workshop sobre ética e direitos da criança na era digital

Até 13 de SetembroVIII Jornadas Doutorais de Comunicação e Estudos Culturais

Até 19 de SetembroCongresso Iberoamericano de Fotojornalismo: Fotojornalismo em Mudança
CONCURSOS
PROVAS ACADÉMICAS
Cristiane Martins (CECS/UMinho)
Realizaram-se no dia 14 de Junho as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Cristiane Venâncio de Oliveira Martins. A tese, orientada por Teresa Ruão e Ana Melo, tem o título “As políticas de comunicação nas organizações públicas: um olhar sobre as universidades federais Brasileiras”. Mais informações neste
link.
Nisia Rizzo (Doutoramento FCT / UBI)
Realizaram-se no dia 9 de Junho as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade de Nisia Rizzo. A tese de título “Multiperspetivas na construção de contraframes: uma aplicação da Frame Analysis à coletânea “Vozes da Utopia”, de Svetlana Alexievich” foi orientada pelo professor Paulo Serra. Mais informações neste
link.
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*