View this email in your browser

Newsletter
de Julho de 2021
EDITORIAL
As férias possíveis
 
Tipicamente, este é o editorial em que o presidente da Sopcom deseja, a todos os seus consócios, umas boas férias no decurso do “querido mês de agosto” (o Dino Meira que me desculpe esta apropriação).
Antes de o fazer, porém, não posso de deixar de mencionar dois assuntos de enorme relevância para todos nós e que foram notícia recente.
O primeiro é a publicação pela FCT, em 28 de julho, dos resultados do último concurso para financiamento de projetos de investigação em todos os domínios científicos.  De acordo com os dados globais fornecidos pelo SNESUP, foram aprovados para financiamento 246 projetos de um total de 3987 candidaturas admitidas ao concurso, ou seja, cerca de 6%. Sendo mais do mesmo, tais resultados mostram, mais uma vez, o enorme paradoxo que o financiamento da ciência vive neste momento em Portugal: o de termos a Doutora Helena Pereira a pôr em prática a política do Doutor Miguel Seabra, o primeiro-ministro António Costa a dar cumprimento ao programa do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho… Quanto ao ministro da tutela, e tal como também acontecia no governo da troika, ele aparece apenas pontualmente, no momento dos anúncios.
É um desses seus anúncios que constitui, precisamente, o segundo assunto que queria mencionar. Em 21 de julho o Doutor Manuel Heitor veio anunciar, ao jornal Público, que até ao final da legislatura em curso, em 2023, serão feitas alterações nos estatutos da carreira docente - visando distinguir, nomeadamente, entre os concursos de admissão à carreira e os concursos de progressão na carreira. Até ao final da legislatura?! Mas o Doutor Manuel Heitor não é ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desde novembro de 2015?! Depois do reconhecido falhanço da política de emprego científico; depois do alcance mais do que reduzido dos concursos internos de professores; depois disso, digo, o ministro descobriu, de um dia para o outro, o que há muito deveria ter feito e não fez…
Sei que ambos assuntos não são propícios a férias tranquilas, relaxados e felizes.
De qualquer modo, aqui ficam os meus votos nesse sentido.

Paulo Serra
DESTAQUES
XII Congresso da Sopcom
Foram recebidas 324 propostas para o Congresso da Sopcom. As notificações sobre os trabalhos aceites para apresentação serão enviadas aos autores nos próximos dias.

Inscrições abertas - 1ª fase até 30 de setembro
28º Webinário do GT de Jovens Investigadores
No dia 16 de Julho, Luísa Magalhães (Universidade Católica Portuguesa, Braga) apresentou o webinário com o tema "Comunicação estratégica e gestão de identidade de marca – o caso DST Group".
AGENDA
V Encontro de Jovens Investigadores: Unir para Somar
O evento, que decorre a 16 de Setembro, pretende debater as atividades científicas em curso e reunir estudiosos/as em início de carreira que procuram respostas às mais variadas questões com que são confrontados no decorrer das suas investigações. Devido à situação pandémica que vivemos,
o encontro será inteiramente on-line.
Encontros com o GT de Públicos e Audiências - 3ª Sessão
Agendada para dia 30 de Setembro, das 14h às 15h30, a sessão articulará temáticas associadas aos GTs de Cultura Visual e Comunicação Política com a dimensão dos Públicos e Audiências.  Contará com duas comunicações: Ana Cristina Pereira (Universidade de Coimbra) e Ricardo Morais (IADE e UBI), seguidas de debate. Participação via Zoom.
PUBLICAÇÕES
Novo livro da Coleção Livros Sopcom
"Crítica das Mediações Totais - Perspectivas Expandidas dos Media"

É a crise desta noção estável e circunscrita do conceito de media — crise que se foi manifestando desde o final do século passado com a generalização dos computadores e a abstracção progressiva dos seus comandos — que constitui o mote deste livro editado por Manuel Bogalheiro com o apoio da Sopcom. Editora Documenta. Disponível neste
link.
A Imprensa na Revolução. Os Novos Jornais e as Lutas Políticas de 1975
Durante a revolução que ocorre nos anos de 1974-1975, o país muda radicalmente e os jornais refletem e participam ativamente nessa transformação. O livro de Pedro Marques Gomes trata dessa história, mas, sobretudo, pretende compreender as circunstâncias em que vão ser criados novos jornais privados, com as suas motivações e objetivos. Coleção Olhares, Editora Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Comunicação Pública Vol. 16 N. 30
Foi lançado o novo volume da revista Comunicação Pública (ESCS/IPL) dedicado ao tema “Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens” e editado por Elsa Simões e Sandra Tuna.
Disponível em acesso aberto.
Novo número da Revista Estudos de Jornalismo

Nove artigos constituem a primeira edição deste ano da revista do GT de Jornalismo e Comunicação da Sopcom, editado por Inês Amaral e Pedro Jerónimo. Está disponível em acesso aberto.
Imagens & Arquivos: Fotografias e Filmes 
Editado pelo ICNOVA, a obra foi organizada por Teresa Mendes Flores, Soraya Vasconcelos e Sílvio Marcus de Souza Correa no âmbito do projeto de investigação Photo Impulse. O livro reune textos e ensaios visuais sobre diversos aspetos das relações entre imagens fotográficas e fílmicas e os arquivos, privados ou públicos, com abordagens académicas e artísticas de diversas disciplinas.  Disponível em acesso aberto.
Transartes, arte expandida e novas linguagens
Este livro, editado por Helena Pires e Zara Pinto-Coelhoexpressa bem as intersticialidades que caraterizam a arte contemporânea e pretende contribuir para o alargamento dos horizontes do debate sobre os limites do ser da arte e da vida. Editora CECS. Disponível am acesso aberto.
CALL FOR PAPERS
Até 1 de Agosto | Review of Communication Research sobre "Estudos de Audiência e Recepção"

Até 30 de Agosto
Revista Mobile Media & Communication com o tema “COVID-19 Now and Then: Reflections on Mobile Communication and the Pandemic”

Até 31 de Agosto | Revista Comunicando 10(2) com o tema "O impacto da infodemia na sociedade da informação e do conhecimento"

Até 31 de Agosto | Novos Olhares Revista de Estudos Sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos, dossiê “Os 21 do XXI”


Até 1 de Setembro | Revista Journalism Practice sobre "Estudos de desinformação como um campo de investigação emergente"

Até 15 de SetembroJournal of Science and Technology of the Arts - On Criticism: “Is there a place (still) for criticism?”

Até 15 de SetembroJournal of Applied Journalism and Media Studies - What’s next for media development?

Até 30 de Setembro Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes sobre "Jornalismo e Literacia Mediática"

Até 30 de Setembro Revista Media & Jornalismo sobre "Media e Populismo"


Até 30 de Setembro | Revista Razón y Palabra sobre "Comunicação Política e Tecnologias Aplicadas: Desinformação, Notícias Falsas e Verificação de Factos"

Até 30 de Outubro | Revista Lusófona de Estudos Culturais  com o tema "Mediação Intercultural, Cidadania e Desenvolvimento Social"

Até 1 de Novembro | CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais sobre "Os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e a esfera pública contemporânea"

Até 18 de NovembroComunicação e Sociedade com o tema "Reparações históricas: Desestabilizando construções do passado colonial"

Até 30 de Novembro | Brazilian Journalism Research sobre "Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas"

Até 30 de Novembro | Revista Mediapolis com o tema "Pensar o Futebol. Contributos a partir dos estudos sobre media, jornalismo e comunicação"

Até 12 de DezembroRevista Studies in Communication Sciences (SComS) sobre "Mudanças na comunicação em, de e sobre as instituições de ensino superior"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"


Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas

Chamada em permanência  | Revista Vista
CALL FOR CONFERENCES
Até 2 de Agosto | Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - COMUNICON

Até 9 de AgostoSeminário de Doutoramento da EUPRERA

Até 15 de Agosto | VI Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica


Até 25 de AgostoII Congresso Internacional de Comunicação Especializada

Até 31 de Agosto | Pré-conferência ECREA 2020: Workshop sobre ética e direitos da criança na era digital

Até 3 de Setembro | XIII Congreso Internacional Latina de Comunicación Social 2021

Até 13 de SetembroVIII Jornadas Doutorais de Comunicação e Estudos Culturais

Até 19 de SetembroCongresso Iberoamericano de Fotojornalismo: Fotojornalismo em Mudança

Até 30 de SetembroXIII Congreso Internacional de Ciberperiodismo

Até 10 de Novembro | III Congresso Internacional de Comunicação e Redes na Sociedade da Informação - COMRED
CONCURSOS
PROVAS ACADÉMICAS
Marcos Cajaíba Mendonça (Doutoramento FCT / UMinho)
Realizaram-se no dia 4 de Julho as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, de Marcos Cajaíba Mendonça. A tese, orientada por Moisés de Lemos Martins, tem o título “De papel crepom e prata”: uma reflexão fotoetnográfica sobre o sistema simbólico da caatinga”.
Patrícia Alexandra Correia Ascensão (ICNOVA)
Realizaram-se dia 8 de Julho de 2021 as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação com Especialidade em Estudos dos Media e do Jornalismo, de Patrícia Alexandra Correia Ascensão. A tese, orientada por Francisco Rui Cádima e coorientada por Luís Bonixe, tem como título “O País nas Notícias: estudo sobre a informação de proximidade no serviço público de rádio e televisão”.
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*