View this email in your browser

Newsletter
de Setembro de 2021
EDITORIAL
A energia da Sopcom 

O dia 1 de outubro marca a entrada de Portugal na última fase de desconfinamento. Há 18 meses que não estávamos tão próximos da vida pré-pandemia. Vai sendo tempo de afastar restrições e normas sanitárias, que tantas alterações provocaram na nossa vida pessoal e profissional. Na vida académica, em concreto, e apesar da nossa sempre surpreendente capacidade de adaptação e inovação, bem sentimos na pele quão difícil é desenvolver atividades pedagógicas e científicas sob a ameaça permanente do contágio, da doença e da insegurança.
Por isso mesmo, é muito auspicioso observar o elevado número de inscrições no XII Sopcom. Até à data, cerca de 200 investigadores afirmaram já o seu interesse e confiança em participar no próximo Congresso da Sopcom, que vai decorrer em formato presencial na Universidade Nova de Lisboa. Confiando que tudo continuará a correr bem, entre 19 e 21 de Janeiro de 2022, a comunidade científica de Ciências da Comunicação volta a reencontrar-se em Lisboa, naquele que é o evento mais emblemático e dinâmico da nossa associação.  
Até lá, a vitalidade da Sopcom e dos seus associados continua a sentir-se nas muitas iniciativas que os Grupos de Trabalho nunca deixaram de organizar. Em formato virtual, presencial ou híbrido, são muitos os eventos em que nos podemos encontrar e reencontrar, como se pode ler nos destaques desta newsletter. A energia da Sopcom é positiva. Deixem-se contagiar.

Gisela Gonçalves
DESTAQUES
INSCRIÇÕES ABERTAS - O prazo económico para inscrições no XII Congresso da Sopcom foi alargado até 15 de Outubro. A extensão do prazo deve-se à dificuldade em notificar atempadamente todos os conferencistas com trabalhos aceites.
Chamada para a organização do XIII Congresso da Sopcom até final de outubro
A Direção da Sopcom acolhe manifestações de interesse para a realização do seu XIII Congresso, que deverá ter lugar entre novembro de 2023 e janeiro/fevereiro de 2024. As instituições de ensino superior que pretendam candidatar-se a esta organização deverão apresentar uma proposta detalhada.
Mais informações. 
Pré-conferência ECREA2021
“Como promover a participação dos públicos através da Comunicação Estratégica?” foi o tema da pré-conferência da ECREA 2021 organizada em parceria com os GTs de Comunicação Organizacional e Institucional da Sopcom e de Publicidade no passado dia 6 de Setembro.
Mais informações.
Pós-conferência ECREA 2021
“Estudos de desinformação: perspectivas para um campo de pesquisa emergente” foi o tema da pós-conferencia ECREA 2021, organizada pelo Labcom e Re/Media.Lab em parceria com o GT de Jornalismo da Sopcom. O evento, que decorreu a 10 de Setembro, teve o objetivo de promover pesquisas que ajudem a definir políticas e estratégias que contribuam para combater e minimizar efetivamente os fenômenos de desinformação e manipulação no campo jornalístico.
Mais informações.
V Encontro de Jovens Investigadores: Unir para Somar
O evento, que decorreu dias 16 e 17 de Setembro em modo online, contou com a participação de 50 investigadores/as de Portugal, Brasil e Espanha em início de carreira à procura de respostas às mais variadas questões com que são confrontados no decorrer das suas investigações.
29º Webinário do GT de Jovens Investigadores
No dia 16 de Setembro, na abertura do V Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom, Ivone Ferreira (Instituto de Comunicação, Universidade Nova de Lisboa) apresentou algumas dicas valiosas para os/as jovens investigadores/as aperfeiçoarem o seu currículo com o webinário "Criar um CV de Impacto".
O papel da mulher na fundação das ciências da comunicação
O ICNOVA, em parceria com o GT de Género e Sexualidades da Sopcom, promoveu no dia 29 de setembro a conferência "El rol de la mujer en la fundación de las ciencias de la comunicación", proferida por Leonarda García-Jiménez (Universidad de Múrcia e Colorado State University) e Esperanza Herrero (Universidad de Múrcia).
Encontros com o GT de Públicos e Audiências - 3ª Sessão
A sessão, realizada dia 30 de Setembro, articulou temáticas associadas aos GTs de Cultura Visual e Comunicação Política com a dimensão dos Públicos e Audiências. Apresentaram comunicações Ana Cristina Pereira (Universidade de Coimbra) e Ricardo Morais (IADE e UBI).
Jovem Investigadora em Destaque
A doutoranda Rita Barros Gonçalves (CECS, UMinho) concedeu uma
entrevista ao GT de Jovens Investigadores e partilhou com o grupo um pouco sobre a sua rotina como estudante, professora e empresária, além de projetos para o futuro.
AGENDA
Encontros com o GT de Públicos e Audiências - 4ª Sessão
Está agendada para dia 24 de Novembro, das 14h às 15h30, e procura articular temáticas associadas aos GTs de Comunicação e Educação e Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação com a dimensão dos Públicos e Audiências. A sessão contará com as comunicações de Patrícia Silveira (Universidade Europeia e CECS, UMinho) e Simone Petrella (Universidade Católica Portuguesa - Braga) e de Élmano Ricarte (ICNOVA). As apresentações serão seguidas de um debate.
PUBLICAÇÕES
Comunicar Ciência num Mundo em Mudança
O tema central da obra é o papel desta actividade num horizonte comunicacional altamente volátil, onde transformações radicais alteram os modos da comunicação, as estruturas produtivas, e acabam tendo pesadas consequências na organização social e política. O livro se encontra dividido em três partes: A Ciência nos Media Jornalísticos e Redes Sociais Digitais, Mulheres na Ciência, e Media, Universidades e Assessorias de Comunicação na Divulgação Científica. Organizado por Anabela Gradim, Catarina Moura e Raul Ramalho. LabCom Books. Disponível neste
link.
De que falamos quando dizemos "jornalismo"? Temas emergentes de pesquisa
Este livro foi feito sob o signo da diversidade e da contingência, até no que respeita ao circunstancialismo que rodeou a sua preparação e organização: o omnipresente, triste e famoso “contexto pandémico” alterou rotinas  obrigando a mudar prazos, a rever soluções editoriais e, talvez também por isso, gerando, curiosamente, um confronto oportuno e até nervoso com a atualidade próxima. Tal explica e justifica o subtítulo: temas emergentes de pesquisa. Organizado por João Carlos Correia e Inês Amaral. LabCom Books. Disponível neste
link.
CALL FOR PAPERS
Até 10 de Outubro Revista Media & Jornalismo sobre "Media e Populismo"

Até 15 de Outubro |
Revista Internacional de Folkcomunicação, dossiê em homenagem ao professor Gilmar de Carvalho

Até 15 de Outubro | Corporate Communications an International Journal sobre "Comunicação de risco e crise nas nações em desenvolvimento"


Até 15 de Outubro | Revista Comunicando 10(2) com o tema "O impacto da infodemia na sociedade da informação e do conhecimento"

Até 20 de Outubro |
Revista Information sobre "Inteligência Artificial na Indústria dos Media: Applicações, Inovações e Desafios"

Até 30 de Outubro | Revista Vista sobre Cultura Visual e Mudança Social


Até 30 de Outubro | Revista Lusófona de Estudos Culturais  com o tema "Mediação Intercultural, Cidadania e Desenvolvimento Social"

Até 1 de Novembro | CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais sobre "Os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e a esfera pública contemporânea"

Até 18 de NovembroComunicação e Sociedade com o tema "Reparações históricas: Desestabilizando construções do passado colonial"

Até 30 de Novembro | Brazilian Journalism Research sobre "Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas"

Até 30 de Novembro | Revista Mediapolis com o tema "Pensar o Futebol. Contributos a partir dos estudos sobre media, jornalismo e comunicação"

Até 12 de DezembroRevista Studies in Communication Sciences (SComS) sobre "Mudanças na comunicação em, de e sobre as instituições de ensino superior"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"


Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas
CALL FOR CONFERENCES
Até 10 de OutubroVII Congresso Internacional sobre Culturas

Até 22 de Outubro | Workshop Pesquisa Comparativa em Estudos dos Média

Até 31de Outubro
Congresso Internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis

Até 10 de Novembro | III Congresso Internacional de Comunicação e Redes na Sociedade da Informação - COMRED
CONCURSOS
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*