View this email in your browser

Newsletter
de Outubro de 2021
EDITORIAL
Tempo de eleições

O XII Congresso da Sopcom, que terá lugar na Universidade Nova de Lisboa em 19, 20 e 21 de janeiro de 2022, será também um congresso eletivo.
Com efeito, e de acordo com a convocatória enviada aos sócios há alguns dias, esse congresso inclui uma Assembleia Geral que terá como um dos seus objetivos essenciais a eleição dos órgãos sociais da Sopcom para o quadriénio 2022-2025.
Com esta eleição entram em aplicação plena as alterações aos Estatutos da nossa associação, em devido tempo propostos pela atual Direção e aprovados pelos sócios: mandatos de quatro anos, eleição durante o congresso, limitação dos mandatos presidenciais a dois (o que implica que o atual presidente não possa recandidatar-se).
Essas alterações pareceram-nos, na altura - e parecem-nos ainda hoje -, garantias de uma maior democraticidade da nossa vida associativa, ao permitirem uma maior renovação dos órgãos dirigentes e uma maior participação dos sócios.
Esperemos, agora, que os sócios correspondam a esse desiderato com a apresentação de listas, o que terá de ser feito até ao dia 10 de dezembro de 2021.
Em termos mais pessoais, e de acordo com uma posição que tenho exprimido publicamente em várias ocasiões, espero ainda que pelo menos uma dessas listas tenha como candidata a presidente da Sopcom uma nossa associada.

Paulo Serra
DESTAQUES
Eleições para os órgãos sociais da Sopcom 
 
Já se conhece o calendário eleitoral e também os procedimentos que permitirão eleger a nova Direção da Sopcom para o mandato 2022-2025. 
Até 10 de Dezembro de 2021 decorre o período para apresentação de listas para as eleições. Cada lista deve ser acompanhada de um programa de trabalhos para o mandato e de um plano de atividades para 2022, bem como ser subscrita por um mínimo de sete sócios com as quotas atualizadas. Dia 17 de Dezembro de 2021 serão divulgadas as listas que se encontrem em conformidade. 
A data-limite para a regularização de quotas para efeitos do exercício do direito de voto é 7 de Janeiro de 2022.  
As eleições para os órgãos sociais da Sopcom (Mesa da Assembleia, Direção e Conselho Fiscal) terão lugar no dia 20 de Janeiro de 2022, às 16h, no Auditório A14 do Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa.
30º Webinário do GT de Jovens Investigadores
Realizou-se a 20 de outubro de 2021 com o tema "A profissão de Fotojornalista e suas contribuições para a academia", ministrado pelo fotojornalista João Miguel Rodrigues, que debateu os desafios da profissão em Portugal e a sua interface com a academia.
AGENDA
Webinar do GT de Estudos Fílmicos
Com o tema “Representações Interditas da Shoah: Da imagem técnica à artesanal”, o webinar contará com a comunicação de Felipe Muanis (Universidade Federal de Minas Gerais) e será realizado dia 3 de Novembro pelas 14h30 com transmissão via Zoom e também pelo Youtube do Departamento de Artes da UBI e no Facebook do Mestrado em Cinema da UBI. Mais informações neste link.
Encontros com o GT de Públicos e Audiências - 4ª Sessão
Está agendada para dia 24 de Novembro, das 14h às 15h30, e procura articular temáticas associadas aos GTs de Comunicação e Educação e Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação com a dimensão dos Públicos e Audiências. A sessão contará com as comunicações de Patrícia Silveira (Universidade Europeia e CECS, UMinho) e Simone Petrella (Universidade Católica Portuguesa - Braga) e de Élmano Ricarte (ICNOVA). As apresentações serão seguidas de um debate.
31º Webinário do GT de Jovens Investigadores
Com o tema "Saúde mental durante a investigação científica", a convidada do próximo webinário do GT de Jovens Investigadores é a psiquiatra Gláucia Castro Lima. O evento, online, acontecerá dia 25 de Novembro de 2021, quinta-feira, pela 18h. Mais informações neste link.
XII Congresso da Sopcom
Com o tema "Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos" o evento vai decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Janeiro de 2022 (NOVA FCSH, Lisboa, Portugal). O programa provisório estará disponível em breve.
Inscrições abertas.

 
PUBLICAÇÕES
Estudantes de Comunicação Social em Portugal - Expectativas e perspetivas sobre jornalismo
O estudo integral, coordenado por João Miranda e Carlos Camponez, investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, pode ser consultado no livro 
disponível em formato online. Trata-se de um segundo estudo editado pela Sopcom. O primeiro foi realizado, no ano passado, pela Rede Interuniversitária de Estudos sobre Jornalistas (RIEJ), sobre o impacto da Covid-19 no Jornalismo .
Perspectivas multidisciplinares da comunicação em contexto de pandemia - Vol. 2 (2021)
Com este segundo volume sobre diferentes perspetivas que convocam as ciências da comunicação na análise da pandemia covid-19, o ICNOVA dá uma contribuição que nos parecem de inegável interesse para o aprofundamento dos estudos sobre este complexo problema que atingiu a humanidade de forma fulminante no início de 2020. Francisco Rui Cádima e Ivone Ferreira (coords.) Disponível neste
link.
Portugal - Pequena história de um grande jornalismo I: da manufatura à indústria
Este livro de Jorge Pedro Sousa pretende registar essas mudanças, por meio de uma abordagem geral, sistemática e diacrónica, da história do jornalismo em Portugal. A narrativa é pautada pelo surgimento e desaparecimento de meios jornalísticos e pelos intérpretes da atividade em cada momento histórico - os jornalistas. Disponível neste
link.
Para uma história do jornalismo em Portugal III - Vol. 3 (2021)
Dividido em cinco partes, apresenta investigação desenvolvida em torno dos temas da historiografia do jornalismo, história da imprensa e do seu discurso, história do jornalismo iconográfico, história do jornalismo televisivo, e história do jornalismo português no mundo. Carla Baptista, Jorge Pedro Sousa & Celiana Azevedo (coords.). Disponível neste
link.
A Rádio Musical no panorama ibérico. Estratégias e dinânicas de Comunicação
O livro de Rita Curvelo procede a uma contextualização geral do meio rádio e das suas audiências, explorando algumas vertentes específicas, que estão na base do sucesso dos melhores programas radiofónicos no prime-time matinal: a voz e personalidade dos apresentadores e demais animadores, o crucial, e hoje indispensável, papel do humor em antena, bem como as formas assumidas pela linguagem e pelos efeitos sonoros. Disponível neste
link.
Ensino Superior de Artes Plásticas e Design: Análise dos Primeiros Ciclos de Estudos
Com o presente estudo, pretende-se compreender em que medida, e de que modo, os currículos dos cursos de 1º ciclo de Artes Plásticas e Design das Instituições Portuguesas, refletem as preocupações enunciadas por diversos autores quanto às consequências, para a Educação, do desenvolvimento da ciência e da técnica e da emergência de um novo modelo de racionalidade. De Fernando Manuel Raposo. Disponível neste
link.
Cinema e Outras Artes IV - Diálogos e Inquietudes Artísticas
Cinema e Outras Artes assume-se como uma coleção de livros que tem como linha programática reunir investigações dedicadas à intersecção dos Estudos Fílmicos com outras formas de expressão artística, numa constante revisitação da expressão Sétima Arte. Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Alfredo Taunay, Liliana Rosa, Nelson Araújo (eds.). Disponível neste link.
As universidades e a participação pública em ciência
De acordo com a autora, Liliana Oliveira, este trabalho toma o potencial participativo como uma dimensão importante para fomentar uma mútua aprendizagem entre públicos e comunidade científica, através da partilha de conhecimentos, perspetivas, valores culturais, sociais e éticos; para estimular, com esta troca de saberes, um relacionamento mais positivo entre ambos, que pode contribuir para um desenvolvimento económico e social mais sustentável e para uma cidadania mais consolidada. Disponível neste
link.
CALL FOR PAPERS
Até 18 de NovembroComunicação e Sociedade com o tema "Reparações históricas: Desestabilizando construções do passado colonial"

Até 29 de NovembroInternational Journal of Film and Media Arts Vol. 7 No. 1

Até 30 de Novembro | Brazilian Journalism Research sobre "Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas"

Até 30 de Novembro | Revista Mediapolis com o tema "Pensar o Futebol. Contributos a partir dos estudos sobre media, jornalismo e comunicação"

Até 12 de DezembroRevista Studies in Communication Sciences (SComS) sobre "Mudanças na comunicação em, de e sobre as instituições de ensino superior"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"

Até 20 de Janeiro de 2022 | Revista Comunicação Pública sobre "Publicidade: Novos Formatos Novos Conteúdos"


Até 15 de Março de 2022 | Revista Mediální Studia / Media Studies com o tema "Como é que a incivilidade online e as conversas tóxicas mudam a participação do público?"

Até 31 de Março de 2022 | Revista Media & Jornalismo com o tema "20 anos"

Chamada em permanência | Revista Comunicando


Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas
Até 13 de NovembroRLEC sobre Mediação Intercultural, Cidadania e Desenvolvimento Social

Até 18 de NovembroComunicação e Sociedade com o tema "Reparações históricas: Desestabilizando construções do passado colonial"

Até 29 de NovembroInternational Journal of Film and Media Arts Vol. 7 No. 1

Até 30 de Novembro | Brazilian Journalism Research sobre "Jornalismo e Empreendedorismo: entre modelos ideais e experiências práticas. Balanços e Perspectivas"

Até 30 de Novembro | Revista Mediapolis com o tema "Pensar o Futebol. Contributos a partir dos estudos sobre media, jornalismo e comunicação"

Até 12 de DezembroRevista Studies in Communication Sciences (SComS) sobre "Mudanças na comunicação em, de e sobre as instituições de ensino superior"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"

Até 20 de Janeiro de 2022 | Revista Comunicação Pública sobre "Publicidade: Novos Formatos Novos Conteúdos"


Até 15 de Março de 2022 | Revista Mediální Studia / Media Studies com o tema "Como é que a incivilidade online e as conversas tóxicas mudam a participação do público?"

Até 31 de Março de 2022 | Revista Media & Jornalismo com o tema "20 anos"

Chamada em permanência | Revista Comunicando


Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas
CALL FOR CONFERENCES
CONCURSOS
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*