View this email in your browser

Newsletter
de Novembro de 2021
EDITORIAL
Fazer-fazer e criar condições para que se faça

De acordo com as abordagens teóricas sobre as dinâmicas de grupos, um líder pode ser autocrático, democrático, liberal, motivador, carismático ou paternalista, técnico ou situacional. Falar de estilos de liderança supõe conjugar distintas variáveis que passam, antes de mais, por qualidades relacionais. Falemos de líderes de opinião, de líderes políticos ou de líderes de grupos, é comum pensar-se a liderança como uma espécie de chefia, isto é, a tarefa de alguém que comanda. 
Os coordenadores dos Grupos de Trabalho da Sopcom também são, de alguma maneira, pessoas que exercem temporariamente funções de liderança. Pede-se-lhes que orientem a vida de um grupo de afinidades científicas, de interesses partilhados e de objetivos comuns. Deles se espera que tenham especiais competências de organização e iniciativa para dinamizar atividades coletivas. 
Pela sua natureza cooperativa, os GT desta associação não têm, ou não deveriam ter, espírito competitivo. Porque o que precisamos é que sejam espaços de diálogo, de construção e de interação, ações muito mais ligadas à ideia de solidariedade do que à ideia de concorrência. Por isso, o principal predicado que julgamos dever solicitar aos coordenadores dos grupos da Sopcom – que haveremos de eleger em janeiro, durante o XII Congresso da associação – é o dom da mobilização. 
Não é tarefa fácil em tempos que são de uma certa apatia e inércia para as coisas de todos e de ambições muitas vezes excessivamente individualistas. Mas para os que aceitarem o desafio de se candidatar à coordenação dos 20 GT da Sopcom é certa a compensação que há na possibilidade de “deixar rasto”, de contribuir, de criar movimento – que é o que quer dizer mobilizar. Ser líder nestas coisas – como talvez nas outras – é um convite a “fazer-fazer” e criar condições para que se faça.

Madalena Oliveira
DESTAQUES
Webinar do GT de Estudos Fílmicos
Com o tema “Representações Interditas da Shoah: Da imagem técnica à artesanal”, realizou-se a 3 de Novembro o webinar que contou com a comunicação de Felipe Muanis (Universidade Federal de Minas Gerais).
Encontros com o GT de Públicos e Audiências
A 4ª Sessão do Encontros aconteceu dia 24 de Novembro, articulando a dimensão dos Públicos e Audiências às temáticas associadas ao GT de Comunicação e Educação e ao GT de Jovens Investigadores. A sessão contou com as comunicações de Patrícia Silveira (Universidade Europeia e CECS, UMinho), Simone Petrella (Universidade Católica Portuguesa - Braga) e Élmano Ricarte (ICNOVA).
31º Webinário do GT de Jovens Investigadores
Com o tema "Saúde mental durante a investigação científica", a psiquiatra Gláucia Castro Lima conversou com os jovens investigadores dia 25 de Novembro sobre os sintomas que indicam a necessidade de apoio profissional e sobre a importância do acompanhamento especializado durante o mestrado e o doutoramento.
E Depois do Ph.D.?
Neste mês de Novembro, o GT de Jovens Investigadores destacou o percurso de Rita Monteiro Mourão (institutos Politécnico de Lisboa e de Portalegre). Numa entrevista conduzida por Bianca Persici Toniolo e Élmano Ricarte, a convidada trouxe também um pouco de sua experiência como mãe, professora e investigadora.
AGENDA
II Jornadas Internacionais de Publicidade
Sob o tema D.O.P. Denominação de Origem Publicitária, as II Jornadas internacionais de Publicidade, organizadas pelo GT de Publicidade, terão lugar dia 7 de Dezembro. Os trabalhos iniciam-se com uma conferência a cargo de Isidoro Arroyo Almaraz e Pilar Vicente Fernandéz (Universidad Rey Juan Carlos, Madrid), seguindo-se três sessões temáticas, com a participação de investigadores do Brasil, Espanha e Portugal.
Mais informações neste link.
32º Webinário do GT de Jovens Investigadores
Preparação e originalidade são duas condições que podem ajudar uma candidatura a ter sucesso no concurso de bolsas de investigação para doutoramento. Neste webinário, que irá decorrer a 13 de Dezembro, 18h, Gisela Gonçalves partilha com os jovens investigadores ideias sobre como apresentar um projeto com apelo.
Aceda este link para participar via Zoom.
XII Congresso da Sopcom
Com o tema "Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos" o evento vai decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Janeiro de 2022 (NOVA FCSH, Lisboa, Portugal). O programa provisório estará disponível em breve.
Inscrições abertas.

 
PUBLICAÇÕES
Discurso de Ódio, Jornalismo e Participação das Audiências: Enquadramento, regulação e boas práticas
Com coordenação de Marisa Torres da Silva (ICNOVA/NOVA FCSH) e em co-autoria com João Gonçalves (Universidade Erasmus de Roterdão), Pedro Coelho (ICNOVA/NOVA FCSH/SIC) e Maria José Brites (CICANT/Universidade Lusófona do Porto), o livro promove uma reflexão em torno do discurso de ódio nas sociedades contemporâneas. A obra faz parte da Coleção Regulação dos Media/Almedina, dinamizada pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Mais informações neste link.
Pensar Portugal – A Modernidade de um País Antigo
De acordo com o autor, Moisés de Lemos Martins, este “é um livro de pequenos ensaios de ciências sociais e humanas, que apresentam e discutem assuntos e problemas relativos a Portugal. São ensaios que constituem estudos de caso, embora tenham a forma de crónicas. O ponto de vista não é propriamente filosófico, nem estético, nem político. É um exercício de compreensão do mundo contemporâneo, tendo as ciências sociais e humanas como enquadramento teórico”.
Disponível neste link.
Casos Criminais Transnacionais: Narrativas dos Média sobre o uso de Tecnologias de DNA
Este livro, de Marta Martins, analisa a forma como os meios de comunicação social relatam casos criminais transnacionais envolvendo tecnologias de ADN e explora a forma como a divulgação destas narrativas mediáticas é interpretada e percebida pelos peritos forenses envolvidos na cooperação policial e judicial na União Europeia. Este trabalho faz parte de um estudo inovador significativo, uma vez que reúne uma reflexão e diálogo sobre duas realidades - os meios de comunicação e os peritos forenses. 
Disponível  neste link.
Culturas e Turismo: Reflexões Sobre o Património, as Artes e a Comunicação Intercultural
À medida que as práticas turísticas levam os povos a entrar em contacto uns com os outros e se estabelecem relações entre as populações, logo emergem as questões da identidade e da alteridade. A obra reúne 21 artigos, selecionados do conjunto de trabalhos apresentados no congresso internacional “Cultura e Turismo: Desenvolvimento Nacional, Promoção da Paz e Aproximação Entre Nações” (2018, Moçambique). Com contribuições de investigadores oriundos de vários continentes, esta obra tem como editores Moisés de Lemos Martins e Rosânia da Silva. Disponível neste link.
CALL FOR PAPERS
Até 12 de DezembroRevista Studies in Communication Sciences (SComS) sobre "Mudanças na comunicação em, de e sobre as instituições de ensino superior"

Até 22 de Dezembro | Revista INTERACT (N°36, 2022) com o tema "Medo líquido e o antídoto cultural"

Até 31 de Dezembro | Revista Comunicar com o tema "Sociedade da desinformação: O impacto das fake news na esfera pública"

Até 20 de Janeiro de 2022 | Revista Comunicação Pública sobre "Publicidade: Novos Formatos Novos Conteúdos"


Até 15 de Março de 2022 | Revista Mediální Studia / Media Studies com o tema "Como é que a incivilidade online e as conversas tóxicas mudam a participação do público?"

Até 31 de Março de 2022 | Revista Media & Jornalismo com o tema "20 anos"

Até 31 de Março de 2022 | Revista Comunicação e Sociedade com o tema "Crime, Justiça e Média"

Chamada em permanência | Revista Comunicando


Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas
CALL FOR CONFERENCES
Até 15 de Dezembro | XV Jornadas de Cinema em Português

Até 4 de Janeiro de 2022 | Congresso Jornalismo, Cidadania e Democracias Sustentáveis nos Países de Língua Portuguesa

Até 15 de Janeiro de 2022 | III Edição da Conferência Internactional COMbART

Até 17 de Janeiro de 2022 | 9th European Communication Conference - Rethink Impact - ECREA 2022

Até 31 de Janeiro de 2022 | XXIV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação propõe como temática "Entrelugares: Diálogos Irrequietos na Contemporaneidade"

Até 1 de Fevereiro de 2022 | EUPRERA 2022, Public Relations in the Risk Society: Dealing with Uncertainty, Insecurity and Crisis

Até 2 de Fevereiro de 2022II Congreso Internacional de Arte, Diseño y Desarrollo de Videojuegos en la Industria Creativa

Até 15 de Março de 2022 | IX Congreso Internacional de Investigadores Audiovisuales


Até 30 de Março de 2022 | Counter-Image International Conference, dedicada ao tema “Descolonizar a Visualidade: Working towards sociocultural practices”
CONCURSOS
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*