View this email in your browser

Newsletter
de Dezembro de 2021
EDITORIAL
O futuro segue em 2022  

Se há palavra que marca o ano que agora entrou, ela é, certamente, a palavra “incerteza”.
Como sublinharam autores como Luhmann, a incerteza é o preço que temos de pagar pela nossa complexidade. Um sistema complexo é aquele que produz incerteza e que, ao resolver essa mesma incerteza, através da tomada de decisão, produz ainda mais incerteza. O contrário disso seria um sistema sempre igual a si próprio, simples e repetitivo.    
As incertezas que atualmente enfrentamos, e sobre as quais temos de decidir como sociedade e como indivíduos, são múltiplas e de ordem diversa: incerteza na saúde, incerteza na política, incerteza na academia, entre outras:
- Incerteza na saúde: ainda há pouco especialistas da saúde e políticos nos asseguravam que, com a vacinação em massa, a luta contra a covid-19 estaria praticamente terminada; eis senão quando surge uma nova variante, imprevista e imprevisível, que nos arruína todos os planos e coloca, em perspetiva, a possibilidade de novas variantes, também elas imprevistas e imprevisíveis.
- Incerteza na política: estamos à beira de umas eleições legislativas cujos resultados, a acreditarmos nas sondagens, parecem mais incertos do que nunca; e, com a incerteza desses resultados, vem a incerteza acerca do governo que vamos ter e das suas políticas, incluindo as que se referem à ciência e ao ensino superior. 
- Incerteza na academia: no momento em que escrevo, parece já estar tomada a decisão de manter o recomeço das aulas, nos diversos níveis de ensino, no dia 10 de janeiro; no entanto, já não seria a primeira vez que o voluntarismo dos governantes e outros, nesta matéria, se revela uma posição apressada e que tem de ser revertida (ainda que eu espere que tal não aconteça).
Foi precisamente neste contexto de múltiplas e diversas incertezas que a Comissão Organizadora do XII Congresso e a Direção da Sopcom tomaram, há poucos dias, a decisão de adiar esse mesmo congresso para os dias 11, 12 e 13 de abril – pressupondo que mais valeria adiarmos do que termos um congresso pouco participado e marcado pela preocupação com a saúde dos participantes.
Haverá sempre os que, fazendo as suas previsões no dia seguinte, acharão que a nossa decisão foi precipitada. Eles confundem, no entanto, a (suposta) precipitação com a prudência, esse velho conceito inventado pelos filósofos gregos que manda olhar para o futuro com o conhecimento vivido do que ocorreu no passado e do que ocorre no presente...
 
Paulo Serra
DESTAQUES
Adiamento do Congresso da Sopcom e dos atos eleitorais
Face à evolução recente da pandemia, a Comissão Organizadora do XII Congresso da Sopcom, com o apoio da Direção da associação, decidiu reagendar o Congresso para os dias 11, 12 e 13 de abril (pausa letiva). Este adiamento implica alterações nos calendários eleitorais. As eleições para os órgãos sociais da Sopcom (Mesa da Assembleia, Direção e Conselho Fiscal) irão ser reconvocadas para a assembleia-geral do dia 12 de abril. Foram igualmente adiadas as eleições para os Grupos de Trabalho, com o seguinte calendário: até 31 de março, decorre o período de apresentação de proposituras para as equipas de coordenação; as proposituras serão publicamente divulgadas a todos os sócios até ao dia 6 de abril. Mais informações estão disponíveis na circular nº 1 de 2022.
Balanço das atividades da Sopcom
Apesar do contexto pandémico, 2021 foi um ano produtivo para a Sopcom e seus associados. Entre outras atividades, a direção da Sopcom deu continuidade à sua política de apoio à produção científica com a publicação de mais um livro da Coleção Livros Sopcom e o lançamento de mais uma edição do Prémio Paquete de Oliveira para teses de Doutoramento. Os últimos livros publicados estão disponíveis aqui.
Em relação à atividade dos 20 grupos de trabalho da Sopcom em 2021, sobressai a organização de um total de 37 eventos, a maioria em regime virtual e muitos de âmbito internacional, em parceria com outras instituições. Os grupos Jovens Investigadores, Comunicação e Política, Publicidade e Públicos e Audiências foram os quatro GT mais dinâmicos no ano passado. 
Eleições para os órgãos sociais da Sopcom reagendadas para abril de 2022
Terminou no dia 10 de dezembro o prazo para apresentação de candidaturas às próximas eleições para os corpos sociais da Sopcom. Apenas uma lista foi submetida, sob o lema “Mobilização e Solidariedade”.A constituição da lista e o plano de atividades proposto para o mandato 2022-2024 está disponível neste link. As eleições terão lugar durante a Assembleia Geral da Associação, reagendada para 12 de abril, no âmbito do XII Congresso da Sopcom, em Lisboa. 
II Jornadas Internacionais de Publicidade
Sob o tema D.O.P. Denominação de Origem Publicitária, decorreram a 7 de Dezembras as II Jornadas Internacionais de Publicidade, organizadas pelo GT de Publicidade. Seguiram-se à conferência de Isidoro Arroyo Almaraz e Pilar Vicente Fernandéz (Universidad Rey Juan Carlos, Madrid) três sessões temáticas com a participação de investigadores do Brasil, Espanha e Portugal. 
32º Webinário do GT de Jovens Investigadores
Neste webinário, que decorreu a 13 de Dezembro, Madalena Oliveira (CECS/UMinho) partilhou com os jovens investigadores ideias sobre como apresentar um projeto de sucesso no concurso de bolsas de investigação para doutoramento.
Jovem Investigador em Destaque
Jaime Lourenço
, doutorando no Iscte/CIES-IUL e professor na Universidade Autónoma de Lisboa, f
oi o convidado de Dezembro para a série de entrevistas Investigador em Destaque, na qual o GT de Jovens Investigadores dá a conhecer o percurso e os projetos dos seus membros. Leia a entrevista completa.
AGENDA

XII Congresso da Sopcom
Com o tema "Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos" o evento vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2022 (novas datas) na NOVA FCSH, Lisboa, Portugal. Inscrições abertas.
PUBLICAÇÕES
Vista - Revista de Cultura Visual N.º 8
Editada por Moisés de Lemos Martins e Isabel Macedo, o número traz oito artigos. A Vista é uma publicação do GT de Cultura Visual em parceria com o CECS/UMinho
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Comunicando Vol. 10 N.º 2
Com o tema "O impacto da infodemia na sociedade da informação e do conhecimento" este número da Revista Comunicando, editado pelo GT de Jovens Investigadores em parceria com o LabCom/UBI traz nove artigos de investigadores portugueses e brasileiros. Editores: Bianca Persici Toniolo, Élmano Ricarte, Lénia Rego, Francisca Amorim e Elizângela Noronha
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Estudos de Jornalismo N.º 14
A Revista Estudos de Jornalismo, editada por Inês Amaral e Pedro Jerónimo, traz quatro artigos. A publicação é uma parceria do GT de Jornalismo e Sociedade com o LabCom/UBI
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Comunicação e Sociedade N.º 40
Com treze artigos, o número 40 da Comunicação e Sociedade, dedicado ao tema “Comunicar em Saúde em tempos de pandemia”, foi editado por Felisbela Lopes, Rita Araújo e Peter Schulz. A revista é uma publicação do CECS/Uminho. 
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Lusófona de Estudos Culturais Vol. 8 N.º 2
Já se encontra disponível o novo número da Revista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Inclusão das Pessoas com Deficiência. Políticas, Práticas, Investigação e Narrativas“. Com onze artigos, a publicação do CECS/Uminho foi editada por Carlos Veloso da Veiga, Luísa Martins Fernandes e Miguel Ángel Verdugo
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Páginas a&b - Arquivos e Bibliotecas N.º 16 3ª Série
A revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto apresenta doze artigos e duas recensões. Editada por Fernanda Ribeiro, está
disponível em acesso aberto neste link.
Revista Comunicação Pública Vol. 16 N.º 31
Este número integra o dossiê temático "Os Novos Territórios do Podcast". No total, a publicação conta com 16 artigos e três recensões. Editada por Ana Isabel Reis e Fábio Ribeiro, a revista está vinculada ao ESCS/IPL. 
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Estudos em Comunicação N.º 33
Já está disponível online o número 33 da Revista Estudos em Comunicação, organizada e editada pelo LabCom/UBI. Com onze artigos, a publicação está 
disponível em acesso aberto neste link.
Rhêtoriké- Revista Digital de Retórica  N.º 7
Editada por Samuel Mateus e Ivone Ferreira, este número apresenta dois artigos. A Rhêtoriké é uma publicação do LabCom/UBI. 
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Social Studies Vol. 18 N.º 2
Com o tema "Media Representations and Narratives of Masculinities Across Europe", este número da Social Studies conta com sete artigos. A edição é de Inês Amaral e Sofia José Santos
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista de Letras Vol.1 N.º 2
Este segundo número da Série III da Revista de Letras é dedicado às Ciências da Comunicação. Com a colaboração de investigadores portugueses e brasileiros, nele se publicam cinco artigos científicos e três recensões. Editado pela UTAD
Disponível em acesso aberto neste link.
Revista Media & Jornalismo Vol. 18 N.º 2
Dedicada ao tema O Jornalismo na História Contemporânea, o número coordenado por Carla Baptista e Jorge Pedro Sousa oferece doze artigos inéditos. 
Disponível em acesso aberto neste link.
CALL FOR PAPERS
Até 20 de Janeiro | Revista Comunicação Pública sobre "Publicidade: Novos Formatos Novos Conteúdos"

Até 1 de Fevereiro | Revista Revista Lusófona de Estudos Culturais com o tema "Novos Domínios do Binómio Ciência-Sociedade"

Até 15 de Fevereiro | Número inaugural da Revista A Idade Maior


Até 15 de Março | Revista Mediální Studia / Media Studies com o tema "Como é que a incivilidade online e as conversas tóxicas mudam a participação do público?"

Até 31 de Março | Revista Media & Jornalismo com o tema "20 anos"

Até 31 de Março | Revista Comunicação e Sociedade com o tema "Crime, Justiça e Média"

Até 30 de Abril | Revista Vista com o tema "O Referente Emancipado"

Até 30 de Maio | Revista Mediapolis com o tema "Visualmente Falando: a Forma dos Media"


Chamada em permanência | Revista Comunicando

Chamada em permanência | Revista Eikon

Chamada em permanência | Revista Fórum Sociológico

Chamada em permanência | Revista Ciências Humanas
CALL FOR CONFERENCES
Até 15 de Janeiro | III Edição da Conferência Internactional COMbART

Até 17 de Janeiro | 9th European Communication Conference - Rethink Impact - ECREA 2022

Até 31 de Janeiro | XXIV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação propõe como temática "Entrelugares: Diálogos Irrequietos na Contemporaneidade"

Até 1 de Fevereiro  | EUPRERA 2022, Public Relations in the Risk Society: Dealing with Uncertainty, Insecurity and Crisis

Até 2 de Fevereiro  | II Congreso Internacional de Arte, Diseño y Desarrollo de Videojuegos en la Industria Creativa

Até 23 de Fevereiro  | VII Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público com o tema "As transformações da esfera pública"

Até 15 de Março  | IX Congreso Internacional de Investigadores Audiovisuales


Até 30 de Março | Counter-Image International Conference, dedicada ao tema “Descolonizar a Visualidade: Working towards sociocultural practices”
CONCURSOS
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*