View this email in your browser

Newsletter
de janeiro de 2022
EDITORIAL
Prémios SOPCOM

No artigo 3º dos Estatutos da SOPCOM podemos ler que a missão geral da associação é “desenvolver a investigação em Ciências da Comunicação”. Um dos impasses contínuos que temos vindo a encontrar em Portugal é o de uma ambígua definição do campo da comunicação e do seu estatuto epistemológico. Ainda que todos aqueles que trabalhamos neste domínio de saber possamos ter um paradigma que enquadre campo e objeto, a verdade é que o consenso e a estrutura categorial das Ciências da Comunicação ainda deixam margem para algumas indecisões ou oscilações de núcleos temáticos, ainda mais, quando visto desde outras áreas já consolidadas historicamente.
Muitos esforços têm sido feitos, há mais de duas décadas, por corpos diretivos anteriores, no sentido de clarificar, junto da comunidade científica e das instituições que a tutelam, a demarcação da área, tanto a nível do ensino como da investigação. Para que haja uma definição sólida do campo de ação, é necessário um esforço de diálogo e de categorização, mais ainda quando poucos são os resultados que têm vindo a lume na hora de legitimar institucionalmente as Ciências da Comunicação, seja via DGES, FCT ou A3ES.
A atual direção da SOPCOM não tem poupado esforços para mostrar a coerência do campo, nomeadamente, através da criação de duas coleções editoriais que podem ajudar, acreditamos, a encontrar material para uma pauta geral e a dar visibilidade ao trabalho feito nas universidades e pelos investigadores. As duas coleções resultam de dois concursos: o
Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas, já na sua 3ª edição; e o Prémio Coleção Livros Sopcom, cuja 4ª edição acaba de ser lançada.
Os resultados dos concursos consubstanciam-se nos seguintes volumes:

Prémio Paquete de Oliveira Teses de Doutoramento
  • Jorge Vieira, Ensaio Sobre A Pirataria Digital (2020)
  • Susana Wichels, (Novos) Media, (Novas) Feminilidades? Uma Investigação sobre a Blogosfera Feminina Portuguesa mais Popular (2022, no prelo)
  • João Manuel Santos de Miranda, O Papel dos Jornalistas na Regulação da Informação. Caraterização Socioprofissional, Accountability e Modelos de Regulação em Portugal e na Europa (2023, em agendamento)
 Coleção Livros SOPCOM Acreditamos que este investimento editorial possa ser de grande importância para a dialética da definição de um campo e da sua consolidação. Mas os resultados dependem, também, do compromisso de todos os associados, professores ou investigadores, para que possam dar a visibilidade necessária a este desafio.
Pelos trabalhos já publicados e os que estão já agendados, encontramos já pontos de convergência e fortes motivos para que a discussão continue. As nossas publicações são albergadas por uma casa editorial de prestígio, o que também contribui para a solidez do debate: a Sistema Solar, na
Colecção Documenta/Comunicação. Finalmente, os livros em Ciências da Comunicação e sobre Ciências da Comunicação têm um espaço próprio para poder comunicar e cruzar debates que contrariem as dificuldades sentidas.

 
José Gomes Pinto
DESTAQUES
Resultados do Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento
“O papel dos jornalistas na regulação da informação: caraterização socioprofissional, accountability e modelos de regulação em Portugal e na Europa”, de João Manuel Santos de Miranda, foi a tese vencedora da 3ª edição do Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas, promovido pela Sopcom. 
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, a Geraldo Magela de Fátima Filho, autor da tese “A Quarta Vaga da reportagem: retratos em português” e a Sónia Cristina Melo da Silva, autora de “Comunicar para ser socialmente responsável: o papel da comunicação no cumprimento da missão social das universidades públicas portuguesas".
À semelhança das edições anteriores, a tese vencedora será publicada em 2022, na coleção
Sopcom Documenta.
À edição de 2021 apresentaram-se a concurso catorze teses (mais três que na edição anterior). O Júri envolveu um total de vinte e oito avaliadores, presidido pelo Presidente da Direção da Sopcom. A decisão do júri foi anunciada a 10 de Janeiro (edital disponível aqui). 
Programa do Congresso
Encontra-se já disponível o programa do XII Congresso da Sopcom, em formato interativo e também na versão para impressão. Além das mesas plenárias, o programa apresenta cerca de 300 comunicações, distribuídas por sessões paralelas, em sete eixos disruptivos: Disrupção CriativaDisrupção CulturalDisrupção e MercadosDisrupção InformacionalDisrupção PolíticaDisrupção e Sociedade e Disrupção Tecnológica.
Com o tema "Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos" o evento vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2022 na NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.

Inscrições abertas.
Coleção Livros Sopcom - 4ª edição
Tendo em vista continuar a concretizar uma das medidas incluídas no seu programa de ação, a Direção da Sopcom anunciou a 20 de janeiro a abertura da 4ª edição do Concurso para a submissão de propostas de publicação na “Coleção de Livros Sopcom”, de acordo com o Regulamento neste link. O Júri do Concurso, presidido pelo/a Presidente da Direção da Sopcom, será constituído ainda por quatro Vogais, professores/as e investigadores/as de reconhecido mérito na área das Ciências da Comunicação em Portugal. O vencedor do Prémio terá a sua obra publicada na coleção Livros Sopcom, pela editora Documenta.
Investigador em Destaque
Giovanni Ramos foi o convidado para a série de entrevistas Investigador/a em Destaque, do GT de Jovens Investigadores. Conheça a trajetória do doutorando em Ciências da Comunicação na UBI.
Atualização das Quotas 2022
Até ao final do mês de fevereiro de 2022, a Sopcom está a proceder à atualização das quotas dos seus associados (30 euros/ano). Lembramos que pode consultar os seus dados, incluindo o histórico de quotas pagas, na sua área pessoalOs dados para transferência bancária estão disponíveis aqui.
AGENDA
VII Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Decorre até 23 de fevereiro o prazo para submissão de comunicações para o VII Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, dedicado ao tema “As transformações da Esfera Pública – 60 anos depois da obra Strukturwandel der Öffentlichkeit”.
Este congresso, que se realiza nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2022, em Coimbra, é uma iniciativa do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, conta com a parceria da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Núcleo de Investigação em Ciências Sociais e Humanas da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Coimbra e com o apoio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM).
Mais  informações disponíveis no
site do VII Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público e no Facebook.
 
PUBLICAÇÕES
Revista Mediapolis N. 14
Assinala-se, em 2022, o 60º aniversário da publicação de Strukturwandel der Öffentlichkeit (1962). Este número da Revista Mediapolis dedica-se a este trabalho seminal de Jürgen Habermas que é, ainda hoje, uma obra de referência das ciências sociais do século XX. 
Disponível neste link.
Cuadernos.info - Comunicación y medios in Iberoamérica N. 51
Revista da Faculdade de Ciências da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Disponível em acesso aberto neste link.
Mário Domingues. A afirmação negra e a questão colonial, textos 1919-1928
Jornalista, cronista, escritor, nascido em S. Tomé e Príncipe, atento ao activismo do movimento negro por todo o mundo, foi construindo a partir daí, e até 1928, uma precursora obra de «rebeldia negra» na imprensa em Portugal. Coordenado por José Luís Garcia. Editora Tinta da China. 
Disponível neste link.
Olhar(es) em trânsito: fotografia e outros textos
A obra reúne um pouco mais de três dezenas de fotografias de Francisco Mesquita, captadas desde 15 de novembro de 2017, nas quais se tentou recriar um olhar condicionado, no que à fotografia diz respeito, fomentando uma outra abordagem visual. Cada imagem faz-se acompanhar de um texto autoral. Editora Adverte /Ílhavo. Contate o autor para aceder ao livro.
Inovação, Gestão, Marketing e Tendências no mercado do livro
Neste livro, Paulo Faustino faz com que o leitor entenda todos os ciclos de produção do livro: gestão editorial, produção, marketing, modelos de negócios e a inovação necessária para criar valor na indústria do livro. Além disso, faz uma análise prospetiva da inovação no mercado livreiro.  
Editora Media XXI. Disponível neste link.
Liberdade de expressão e discurso de ódio: Consequências para o campo jornalístico
Lançado num momento marcado pela ascensão e consolidação de movimentos populistas, de partidos de extrema-direita e da violência contra jornalistas e órgãos de comunicação social, este trabalho foca-se no caso português e nas singularidades da violência de género. De Bruno Frutuoso Costa. Editora Media XXI. Disponível neste link.
CALL FOR PAPERS
Até 15 de fevereiro | Revista Lusófona de Estudos Culturais com o tema "Novos Domínios do Binómio Ciência-Sociedade: Ciência Aberta, Ciência Cidadã e Contextos Informais de Envolvimento Público"

Até 15 de fevereiro | Número inaugural da Revista A Idade Maior

Até 15 de fevereiro | Nordic Journal of Media Studies com o tema "The Return of Propaganda"

Até 28 de fevereiro | Revista Comunicar com o tema "Future Education: Prospective for sustainability and social justice"

Até 28 de fevereiro | European Journal of Health Communication sobre "Online Health Communities in the Vortex of Healthcare Controversies"


Até 15 de março | Revista Mediální Studia / Media Studies com o tema "Como é que a incivilidade online e as conversas tóxicas mudam a participação do público?"

Até 31 de março Revista Comunicando para o dossiê temático “As mudanças estruturais nos processos de comunicação organizacional”

Até 31 de março | Revista Páginas a&b

Até 31 de março | Revista Media & Jornalismo com o tema "20 anos"

Até 31 de março | Revista Comunicação e Sociedade com o tema "Crime, Justiça e Média"

Até 3 de abril | Film and Media Arts International Journal com o tema "Future Governance Models of the European Universities"

Até 5 de abril | Revista Interações

Até 30 de abril | Revista Vista com o tema "O Referente Emancipado"

Até 30 de abril | REDIS - Revista de Estudos do Discurso

Até 1 de maio | Media Studies sobre "Regulation of digital technologies on the EU policy agenda"

Até 16 de maio Observatorio Journal, edição especial "Media Literacy and Civic Cultures"

Até 30 de maio | Revista Mediapolis com o tema "Visualmente Falando: a Forma dos Media"


Até 15 de julho | Social Sciences Journal, com número especial sobre "New Directions in Gender Research"

Até 15 de julho | Aniki Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, edição especial "Imersão e experiências de recepção expandidas"


Chamadas em permanência
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicação Pública

Revista Configurações

Revista Eikon
Revista Fórum Sociológico
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES
Até 9 de fevereiro IAMCR’s 2022 Online Conference com o tema "Communication Research in the Era of Neo-Globalisation"

Até 10 de fevereiro | Conferência Audire - Sound Experiences: Memory, Creativity, Participation

Até 15 de fevereiro |  Congresso Internacional Festas, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade

Até 17 de fevereiro | 9th European Communication Conference "Rethink Impact"

Até 20 de fevereiro | VII Congreso Internacional de Comunicación y Género


Até 23 de fevereiro ECREA European Media and Communication Doctoral Summer School 2022

Até 23 de fevereiro | VII Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público com o tema "As transformações da esfera pública"


Até 28 de fevereiro Colóquio "A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia"

Até 1 de março Journalism in Fake News Era

Até 6 de março International Media Studies Online Symposium - Communication Research in Digital Society

Até 11 de março Film, Migration and the Archive

Até 15 de março  | IX Congreso Internacional de Investigadores Audiovisuales


Até 30 de março | Counter-Image International Conference, dedicada ao tema “Descolonizar a Visualidade: Working towards sociocultural practices”
CONCURSOS
Até 11 de fevereiro | Concurso para bolsa de investigação pós-doutoral no Projeto HINT. Mais informações.

Até 14 de fevereiro | Concurso público da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com vagas para a área de Comunicação em Cinema e Audiovisual (1 vaga) e Jornalismo (1 vaga). Mais informações.

Até 15 de fevereiro | Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto JUSTFUTURES - Futuros Climáticos e Transformações Justas: Narrativas e Imaginários Políticos dos Jovens, Universidade do Minho. Mais informações.

Até 15 de fevereiro | Bolsa de Doutoramento no âmbito do projeto JUSTFUTURES - Futuros Climáticos e Transformações Justas: Narrativas e Imaginários Políticos dos Jovens, Universidade do Minho. Mais informações.

Até 15 de fevereiro | Bolsa de Investigação no âmbito do projeto EFFECTOR – An End to end Interoperability Framework For MaritimE Situational Awareness at StrategiC and TacTical OpeRations, INOV. Mais informações.

Até 3 de março | Bolsa de Pós-Doutoramento em Ciências da Comunicação no âmbito do projeto 'Jovens, Notícias e Cidadania Digital', CICANT - Universidade Lusófona. Mais informações.

Até 3 de março | Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual 2022 (5.ª Edição), da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Mais informações.
PROVAS DE DOUTORAMENTO
25 de janeiro | Provas de doutoramento em Ciências da Comunicação (CECS/UMinho) de Abílio Renato Gomes Almeida. A tese, orientada por Helena Sousa e Manuel Pinto, tem o título “O daytime televisivo em Portugal: uma análise ao papel do riso nos principais talk shows matinais”.

26 de janeiro | Provas de doutoramento em Ciências da Comunicação (CECS/UMinho) de Thaís Luciana Corrêa Braga. A tese, orientada por Sandra Marinho, tem o título “Narrativas jornalísticas sobre o dia do fogo na Amazônia (2019-2020): o caso da Folha de S. Paulo (Brasil) e do Público (Portugal)”.

31 de janeiro | Provas de doutoramento em Ciências da Comunicação (CECS/UMinho) de Valéria Cristina Castanho de Almeida. A tese, orientada por Helena Sousa, tem o título “Participação Política online nos Parlamentos: realidade e possibilidades das plataformas digitais, com um estudo de caso do Senado Federal do Brasil”.
Website






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*