View this email in your browser

Newsletter
de fevereiro de 2022
EDITORIAL
Os nomes e as coisas
 
Quando ainda se aguarda pela nomeação de um novo governo constitucional, mais uma vez presidido pelo Dr. António Costa, discute-se a questão de saber se a Educação, de um lado, e a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do outro, deverão estar na mesma pasta ou em pastas diferentes.
Como sabemos, a designação e a composição do(s) ministério(s) destas áreas têm oscilado ao longo dos anos, desde a criação, em 1975, do Ministério da Educação e Investigação Científica. Foi com Mariano Gago que, em 1995, a ciência e tecnologia se autonomizaram da educação, da cultura e outras áreas, vindo a juntar-se-lhes o ensino superior em 2002 (ministério de Pedro Lince). A junção entre ciência, tecnologia e ensino superior tem-se mantido desde essa altura, apenas com a interrupção do período do governo da Troika, entre 2011 e 2015.
Mas esta questão, que também é nominal e simbólica, está muito para além disso. Ela é, em primeiro lugar, uma questão de substância e de rumo.
De facto, se atentarmos no que tem acontecido com o atual ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, liderado por Manuel Heitor entre 2017 e 2021, o mínimo que se pode dizer é que a coisa não tem feito justiça ao nome. Assim, da meia dúzia de anos do seu ministério – que foi sempre mais da ciência e tecnologia que do ensino superior, contribuindo para o afastamento ainda maior de ambas as áreas -, fica-nos um conjunto de desafios essenciais por resolver, e em que se incluem a promoção e estabilidade do emprego científico, a integração dos doutorados no mercado de trabalho, a promoção dos professores auxiliares e associados na carreira docente, a redução do financiamento dos projetos de investigação ou, ainda, a revisão de diplomas legais tão fundamentais como o ECDU ou o RJIES (e cuja falta de revisão tem implicado soluções pontuais e de constitucionalidade duvidosa como são os “concursos internos de promoção”…).
Particularmente relevante neste contexto é a imperturbável ignorância, por parte do MCTES e da sua FCT, das associações científicas na resolução desses desafios. Como refere Ana Delicado em texto sobre este tema, que vale a pena citar com alguma extensão, “ao nível da Fundação para a Ciência e Tecnologia, os Conselhos Científicos (…) são compostos por indivíduos escolhidos pela sua pertença institucional, sem que as sociedades científicas da área sejam ouvidas na sua seleção. No fértil domínio das políticas científicas das últimas décadas, as associações científicas primam pela ausência. Legislou-se sobre carreiras científicas, bolsas, instituições de investigação, avaliação, emprego científico. Em nenhum diploma se referem as associações científicas. E, tanto quanto se sabe, em nenhum caso foram consultadas (à exceção, claro, dos sindicatos e associações que representam bolseiros e investigadores).” (Delicado, 2020, pp. 44-5).
Sabemos que, para que uma governação seja democrática, não basta que os seus responsáveis tenham sido eleitos democraticamente; ela deve implicar, também, um exercício democrático do poder, promovendo a audição e participação dos cidadãos e das suas associações. Quando agora tanto se fala na relação entre a ciência e os cidadãos, e se propala mesmo uma “ciência cidadã”, porque é que que não se começa por ter em conta esses cidadãos que são os cientistas e as suas associações?

Paulo Serra
DESTAQUES
Coleção Livros Sopcom - 4ª edição
Está aberto até 31 de agosto de 2022 o prazo para a submissão de propostas para a 4ª edição do Concurso “Coleção de Livros Sopcom”, de acordo com o Regulamento neste link. O Júri do Concurso, presidido pelo/a Presidente da Direção da Sopcom, será constituído ainda por quatro Vogais, professores/as e investigadores/as de reconhecido mérito na área das Ciências da Comunicação em Portugal. O vencedor do Prémio terá a sua obra publicada na coleção Livros Sopcom, pela editora Documenta.
Dia Mundial da Rádio
O GT de Rádio e Meios Sonoros, o REC e a rádio ESCS FM associaram-se na organização de um debate que assinalou o Dia Mundial da Rádio no dia 13 de fevereiro. Participaram do debate: Maria Flor Pedroso, jornalista de política da Antena 1; Francisco Nascimento, antigo aluno da UBI e colaborador do REC, atual jornalista na TSF; e Maria José Brites, do projeto Radio Active e investigadora. O debate foi moderado por Laura Costa e Francisco Palma da ESCS FM, que transmitiu a iniciativa.
33º Webinário do GT de Jovens Investigadores
O professor Jorge Pedro Sousa conversou com os jovens investigadores dia 21 de fevereiro sobre as possibilidades de investigação em torno do tema "História do jornalismo em Portugal: um campo a explorar".
E Depois do Ph.D.?
Em fevereiro, o GT de Jovens Investigadores destacou o percurso de Sónia Silva, professora na UTAD e investigadora no CECS/UMinho. Numa entrevista conduzida por Bianca Persici Toniolo e Élmano Ricarte, a convidada falou sobre o seu percurso e as oportunidades que se abriram com a conclusão do doutoramento.
Jovem Investigadora em Destaque
Giselle Costa, doutoranda no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, foi a convidada de fevereiro para a série de entrevistas Investigador em Destaque, na qual o GT de Jovens Investigadores dá a conhecer o percurso e os projetos dos seus membros. Leia a entrevista completa.
Atualização das Quotas 2022
Foi prorrogado até o final do mês de março de 2022 o prazo para a atualização das quotas dos associados à Sopcom (30 euros/ano). Lembramos que pode consultar os seus dados, incluindo o histórico de quotas pagas, na sua área pessoalOs dados para transferência bancária estão disponíveis aqui.
AGENDA
Programa do Congresso
Com o tema "Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos" o XII Congresso da Sopcom vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2022 na NOVA FCSH, Lisboa, Portugal. Está disponível o programa do evento em formato interativo e também na versão para impressão. Além das mesas plenárias, o programa apresenta cerca de 300 comunicações, distribuídas por sessões paralelas, em sete eixos disruptivos: Disrupção CriativaDisrupção CulturalDisrupção e MercadosDisrupção InformacionalDisrupção PolíticaDisrupção e Sociedade e Disrupção TecnológicaInscrições abertas.
PUBLICAÇÕES
The City of the Senses, the Senses in the City
Editado por Zara Pinto-Coelho e Helena Pires, este livro inclui contribuições teóricas e/ou empíricas de investigadores de Sociologia, Comunicação e Estudos Culturais, que exploram três questões fundamentais: (a) os efeitos da era turística sob a pandemia da COVID-19, (b) o papel da música na produção de lugares e socialidades; e (c) a importância dos ambientes na constituição de uma relação carnal com a cidade.
Disponível em acesso aberto neste link.
Eikon - Journal on Semiotics and Culture
Publicada online a edição #10 da revista científica Eikon sobre Semiótica e Cultura. O número traz dez artigos relacionados a temas variados. A Eikon recebe trabalhos em fluxo permanente e está
disponível aqui.
iArtes* 2021 – Investigação em Artes
O livro resulta da terceira edição das Jornadas de Investigação em Artes, que teve lugar em junho de 2021, organizado pelo Doutoramento em Media Artes / UBI e pelas Unidades de Investigação LabCom (UBI) e LaSia, da Universidad del Pais Vasco. O e-book foi organizado por Francisco Paiva, Manuela Penafria e Rita Sixto. Disponível aqui.
CALL FOR PAPERS
Até 15 de março Media Practice and Education Journal, com o tema "Disrupting Surveillance: Media Arts Practice For a Reimagined Future"

Até 15 de março | Revista Mediální Studia / Media Studies com o tema "Como é que a incivilidade online e as conversas tóxicas mudam a participação do público?"

Até 31 de março | Propostas para a coleção de eBooks ICNOVA

Até 31 de março Revista Comunicando para o dossiê temático “As mudanças estruturais nos processos de comunicação organizacional”

Até 31 de março | Revista Páginas a&b

Até 31 de março | Revista Media & Jornalismo com o tema "20 anos"

Até 31 de março | Revista Comunicação e Sociedade com o tema "Crime, Justiça e Média"

Até 3 de abril | Film and Media Arts International Journal com o tema "Future Governance Models of the European Universities"

Até 5 de abril | Revista Interações

Até 30 de abril | Revista Vista com o tema "O Referente Emancipado"

Até 30 de abril | REDIS - Revista de Estudos do Discurso

Até 1 de maio Revista Estudos de Jornalismo (n.º 15)

Até 1 de maio | Media Studies sobre "Regulation of digital technologies on the EU policy agenda"

Até 16 de maio Observatorio Journal, edição especial "Media Literacy and Civic Cultures"

Até 30 de maio | Revista Mediapolis com o tema "Visualmente Falando: a Forma dos Media"

Até 20 de junhoRevista Letras sobre "Da Pós-memória à Escrita e Voz Reparativas: Contextos, Diálogos, Novos Horizontes"


Até 15 de julho | Social Sciences Journal, com número especial sobre "New Directions in Gender Research"

Até 15 de julho | Aniki Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, edição especial "Imersão e experiências de recepção expandidas"


Chamadas em permanência
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicação Pública

Revista Configurações

Revista Eikon
Revista Fórum Sociológico
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES
Até 6 de março International Media Studies Online Symposium - Communication Research in Digital Society

Até 7 de março | Conference on Safety of Journalists

Até 10 de março | Encontro Anual Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Brasil

Até 11 de março Film, Migration and the Archive

Até 15 de março  | IX Congreso Internacional de Investigadores Audiovisuales

Até 18 de março  | VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia

Até 23 de março  | VII Congresso de Comunicaçãoo, Jornalismo e Espaço Público sobre “As transformações da Esfera Pública"


Até 31 de março | Counter-Image International Conference, dedicada ao tema “Descolonizar a Visualidade: Working towards sociocultural practices”

Até 20 de abril  | Radio Soundscapes in (Post)Colonial Settings

Até 25 de abril  | ICOMTA’22 – Conferencia Internacional de Comunicación y Tecnologías Aplicadas

Até 16 de maio | Digit-ALL - I Congreso Internacional de Nuevas Narrativas en la Sociedad Digital

Até 24 de novembro | II Congreso Internacional de Formación, Tecnología y Competencias digitales en la Educación
CONCURSOS
Até 3 de março | Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual 2022 (5.ª Edição), da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Mais informações.

Até 3 de março | Bolsa de Pós-Doutoramento em Ciências da Comunicação no âmbito do projeto 'Jovens, Notícias e Cidadania Digital', CICANT - Universidade Lusófona. 
Mais informações.

Até 3 de março | Concurso para Bolsa de Investigação para Mestre na área de Ciências da Comunicação/Jornalismo/Comunicação de Ciência no âmbito das actividades da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora. Mais informações.

Até 4 de março | Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito das atividades do projeto "3sInfodemic - Procurar, selecionar e difundir informação: as três componentes de uma infodemia". Mais informações.

Até 11 de março | 3 (três) Bolsas de Investigação Pós-doutoral no âmbito da instituição de I&D ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, UIDP/05021/2020, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES. Mais informações.

Até 14 de março | Concurso para Professor Auxiliar em Ciências da Comunicação - Publicidade e Marketing na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica.
Mais informações.

Até 15 de março | Concursos para Bolsas de Investigação para mestre e estudante de doutoramento da Plataforma POLObs. Mais informações.

Até 22 de março | Concurso público para selecionar professor efetivo Adjunto (com doutorado) no Departamento de Comunicação Social (Curso de Jornalismo) da Universidade Federal de Sergipe. Mais informações.
Website