Newsletter
de março de 2022
EDITORIAL
Até sempre
 
Este é o último editorial que escrevo como presidente da atual Direção da Sopcom. 
Permitam-me que o inicie com uma nota pessoal, de profundo agradecimento, aos colegas que desde maio de 2015, durante dois mandatos, partilharam comigo a Direção da nossa associação: Madalena Oliveira, Gisela Gonçalves, Filipa Subtil, José Gomes Pinto, Nuno Moutinho e Carlos Camponez.
Foram sete anos de trabalho pro bono, mas sempre gratificante, em prol da nossa comunidade de Ciências da Comunicação. Em termos de realizações, e sem a pretensão de ser exaustivo, destacaria as seguintes:
- A alteração dos Estatutos da Sopcom, visando a limitação dos mandatos do presidente da Direção e a eleição dos órgãos sociais no decurso de congresso;
- A instituição dos prémios Coleção Livros Sopcom e Paquete de Oliveira, com a publicação das obras vencedoras em editora nacional de prestígio;
- A dinamização dos Grupos de Trabalho, alguns dos quais estavam em risco de extinção;
- O aumento substancial do número de associados e a melhoria dos processos administrativos da Sopcom;
- A renovação do site da Sopcom e a sua inserção numa estratégia de comunicação sistemática com os sócios incluindo também a mailing-list e a newsletter;
-  A criação dos Cadernos Sopcom;
- O desenvolvimento de estratégias para incremento do reconhecimento académico das revistas de alguns dos GT da Sopcom;
- A coorganização, com as comissões locais, dos congressos de 2017 em Viseu, de 2019 no Funchal e de 2022 em Lisboa, implicando também um novo modelo de Atas; 
- A política de descentralização traduzida na realização dos congressos e de reuniões da Direção em diferentes IES e em diferentes cidades do país;
- A cooperação com as associações congéneres de Cabo Verde, de Moçambique, do Brasil, da Galiza e de Espanha, nomeadamente no âmbito da Lusocom;
- A organização de eventos em colaboração com os profissionais das diversas áreas da Comunicação e envolvendo a participação dos mesmos.
Termino com uma saudação a todos os sócios da Sopcom e, de modo mais geral, a todos os docentes, investigadores e estudantes da área das Ciências da Comunicação em Portugal: os tempos mais recentes (pandemia, guerra na Ucrânia, etc.) têm vindo a demonstrar, cada vez mais, a justeza da polémica afirmação de Niklas Luhmann de que “a sociedade é unicamente composta de comunicações (e não de homens, por exemplo)” – o que torna cada vez mais decisivo o estudo do que as sociedades comunicam, como comunicam, quando comunicam, etc. 
Caberá agora, à Direção que se segue, continuar a impulsionar entre nós esse estudo, percorrendo quiçá alguns dos caminhos já traçados, mas, sobretudo, traçando os novos caminhos a percorrer.  


Paulo Serra
DESTAQUES
Eleições na Sopcom 
O XII Congresso da Sopcom, que decorre nos próximos dias 11 a 13 de abril, em Lisboa, irá acolher vários atos eleitorais. A assembleia eleitoral para os órgãos sociais da Sopcom ocorre no dia 12 de abril, pelas 15h30. A lista "Mobilização e Solidariedade", encabeçada por Madalena Oliveira, é a única lista candidata. O seu programa de acção está disponível aqui.
Os sócios são chamados a votar também nas equipas coordenadoras dos GTs, nos dias 12 e 13, no âmbito das reuniões de trabalho dos diferentes GT, conforme a calendarização do programa científico (
ver programa disponível online no site do congresso). As listas candidatas estão disponíveis nesta circular.
O direito de voto só poderá ser exercido pelos sócios que possuem as quotas em dia.
XII Congresso da Sopcom
Estamos a poucos dias do XII Congresso da Sopcom (11, 12 e 13 de abril na NOVA FCSH, Lisboa, Portugal).  Ao longo de 3 dias, cerca de 300 conferencistas, distribuídos por 39 sessões, debaterão o tema "Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos". Nas sessões plenárias destacam-se Maria-José Canel, professora da Universidade Complutense de Madrid, e Natalie Fenton, da Goldsmiths University of London.
Os congressistas podem encontrar
aqui todas as informações de que necessitam para preparar a sua comunicação, planear a sua estadia, deslocar-se até o Colégio Almada Negreiros, no Campus de Campolide, conhecer os espaços para refeições ou submeter o texto integral.  O programa completo pode ser consultado no site do Congresso.
Coleção Livros Sopcom - 4ª edição
Está aberto até 31 de agosto de 2022 o prazo para a submissão de propostas para a 4ª edição do Concurso “Coleção de Livros Sopcom”, de acordo com o Regulamento neste link. O Júri do Concurso, presidido pelo/a Presidente da Direção da Sopcom, será constituído ainda por quatro Vogais, professores/as e investigadores/as de reconhecido mérito na área das Ciências da Comunicação em Portugal. O vencedor do Prémio terá a sua obra publicada na coleção Livros Sopcom, pela editora Documenta.
34º Webinário do GT de Jovens Investigadores
A professora Patrícia Teixeira foi a convidada do webinário do dia 22 de março, dedicado ao tema “Apontamentos sobre a comunicação de ciência em Portugal”.
Fronteiras da comunicação em tempo de conflitos bélicos
O Grupo de Leitura CMC - Cultura, Media e Cidadania e o GT de Jovens Investigadores realizou, no dia 28 de março, uma discussão em torno do papel dos media na cobertura de conflitos e da literacia mediática. A mesa redonda contou com a participação de Vítor Tomé, Claudio Abdo, Pedro Rios e Andreia Martins.
Webinário do GT de Cibercultura
O GT de Cibercultura realizou dia 31 de março um Webinar com André Lemos (Universidade Federal da Bahia) sobre o tema “Comunicação, Neomaterialismo e Antropocentrismo". Tal eixo de pesquisa é considerado cientifica e politicamente promissor por trazer perspetivas críticas e criativas que desafiam a ciência da comunicação a incorporar uma sensibilidade epistémica ligada com a cultura e ética ecológica.
Jovem Investigador em Destaque
Mateus Dellarmelin, doutorando no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, foi o Investigador em Destaque de março. Nesta série de entrevistas, o GT de Jovens Investigadores dá a conhecer o percurso e os projetos dos seus membros. Leia a entrevista completa.
Academus Podcast
Sob a coordenação de Samuel Mateus, o Academus Podcast promove a divulgação científica. Em parceria com o GT de Jovens Investigadores, em março participaram Sónia Silva, Rita Mourão e Francisca Amorim como convidadas a apresentar os resultados das suas últimas investigações publicadas em revistas científicas. Ouça aqui.
Atualização das quotas
Se ainda não atualizou as suas quotas, saiba que ainda é possível fazê-lo. Lembramos que a regularização das quotas é condição essencial para eleger a nova Direção e as coordenações dos Grupos de Trabalho. Podem consultar os seus dados, incluindo o histórico de quotas pagas, na sua área pessoalOs dados para transferência bancária estão disponíveis aqui.
PUBLICAÇÕES
Os Presidentes, a Política e os Media – Uma História do 25 de Abril
O novo livro de Francisco Rui Cádima analisa as relações dos presidentes da República com os media no pós-25 de Abril. A obra sintetiza uma história da comunicação social desde o 25 de Abril de 1974 até aos nossos dias. Se são múltiplas as perspetivas de cada presidente relativamente à comunicação social, esta obra destaca um tom crítico comum a todos os PR que perfizeram dois mandatos. Mais informações neste link.
Cultura e Sensível
Com a edição de Idalina Sidoncha e Urbano Sidoncha, os trabalhos reunidos neste livro prometem deixar um testemunho singular da importância do diálogo plural entre cultura e sensível. Editora Labcom/Praxis.
D
isponível aqui.
Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática V. 21 N. 45
Ivan Bomfim (UEPG), Dora Santos Silva (ICNOVA) e Camila Hartmann (POSCOM/UFSM) são as coordenadores do dossier temático "As muitas dimensões do jornalismo em revista", publicado pela Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática. Disponível em acesso aberto.
CALL FOR PAPERS
Até 8 de abril Revista Comunicando para o dossiê temático “As mudanças estruturais nos processos de comunicação organizacional”

Até 14 de abril | Revista Comunicação e Sociedade com o tema "Crime, Justiça e Média"

Até 15 de abril Media Studies sobre "How is online incivility and toxic talk changing public participation?"

Até 25 de abril | Revista Interações

Até 30 de abril Revista Media e Jornalismo, edição comemorativa de 20 anos

Até 30 de abril | Revista Online Journal of Communication and Media Technologies (OJCMT) para o dossiê temático “O engajamento nas redes digitais e as mudanças climáticas: tendências, hábitos e dinâmicas sociotécnicas"

Até 30 de abril | Revista Vista com o tema "O Referente Emancipado"

Até 30 de abril | REDIS - Revista de Estudos do Discurso

Até 1 de maio Revista Estudos de Jornalismo (n.º 15)

Até 1 de maio | Media Studies sobre "Regulation of digital technologies on the EU policy agenda"

Até 1 de maio MedieKultur: Journal of media and communication research sobre "Media and health in everyday life"

Até 1 de maio Politics, Media, and the War in Ukraine

Até 15 de maio | Revista Passagens, dossiê temático “Comunicação, cidade e viagens”

Até 16 de maio Observatorio Journal, edição especial "Media Literacy and Civic Cultures"

Até 30 de maio | Revista Mediapolis com o tema "Visualmente Falando: a Forma dos Media"

Até 20 de junhoRevista Letras sobre "Da Pós-memória à Escrita e Voz Reparativas: Contextos, Diálogos, Novos Horizontes"

Até 7 de julhoRevista Comunicação Pública dedicado com o tema "Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia"


Até 15 de julho | Social Sciences Journal, com número especial sobre "New Directions in Gender Research"

Até 15 de julho | Aniki Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, edição especial "Imersão e experiências de recepção expandidas"

Até 30 de julhoRevista Vista sobre “Estética em Angústia: Violência de Género e Cultura Visual”

Até 30 de setembro | Brazilian Journalism Research sobre “Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism”

Até 1 de novembroRevista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Comunicação e Mediação na/da Arte”

Até 13 de novembroComunicação e Sociedade com o tema “Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital”

Até 25 de novembro | Revista Journalism and Media sobre "Digital Parenting: Media and New Parenting Practices”


Chamadas em permanência
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicação Pública

Revista Configurações

Revista Eikon
Revista Fórum Sociológico
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES
Até 18 de abril | I Mostra de Comunicação e Criatividade

Até 20 de abril  | Radio Soundscapes in (Post)Colonial Settings

Até 25 de abril | ICOMTA’22 – Conferencia Internacional de Comunicación y Tecnologías Aplicadas

Até 26 de abril | ECREA 2022 Pre-conference “The Impact of Streaming on Media Industries and cultural Production”

Até 28 de abril III Congresso TeleVisões

Até 30 de abrilEscola de Verão CECS com o tema "Conhecimento e prática: Metodologias qualitativas nas Ciências Sociais"

Até 1 de maio | ECREA 2022 Pre-conference com o tema "Digital Election Campaigning Worldwide"

Até 9 de maioVII Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público: As transformações da Esfera Pública

Até 14 de maio4th Multidisciplinary International Symposium on Disinformation in Open Online Media

Até 15 de maioECREA 2022 Pre-Conference "Risk and Crisis Communication PhD Workshop"

Até 15 de maio
Colóquio de encerramento do projeto Redes de Participação Política no Facebook em Portugal

Até 16 de maio | Digit-ALL - I Congreso Internacional de Nuevas Narrativas en la Sociedad Digital

Até 29 de maioIII Conferência Ibero-Americana de Place Branding

Até 15 de junho | TEEM - Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality Conference

Até 30 de junhoECREA 2022 Pre-conference sobre "Mediatization 3.0? The future of the research field"

Até 10 de setembroIII Congreso Internacional de Comunicación Especializada

Até 24 de novembro | II Congreso Internacional de Formación, Tecnología y Competencias digitales en la Educación
CONCURSOS
Até 7 de abril | Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento FCT

Até 8 de abril | Concurso para Bolsa de Pós-doutoramento em Ciências da Comunicação ou áreas afins no âmbito do projeto “MigraMediaActs – Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos”. Os editais estão disponíveis em português e inglês.

Até 8 de abril
Bolsa para Mestre em Sociologia, Ciências da Comunicação ou áreas afins, para o projeto Media Trust.Lab - Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas, LabCom - Universidade da Beira Interior

Até 8 de abrilConcurso para a atribuição de Bolsa de Investigação para  Mestre, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado SPECULUM – “Filmar-se e  ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” (EXPL/ART-CRT/0231/2021), financiado pela FCT, a decorrer no LabCom.

Até 14 de abril | Concurso para Bolsa de Investigação no Projeto EngageForSDG para estudantes de mestrado ou licenciados inscritos em curso não conferente de grau

Até 15 de abrilBolsa de Investigação Pós-Doutoral em Ciências Sociais para o projeto de investigação 'Futuros Climáticos e Transformações Justas: Narrativas e Imaginários Políticos dos Jovens', CIS - ISCTE-IUL

Até 29 de abril | Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento, no âmbito do projeto “Curiositas: Peeping Before Virtual Reality. A Media Archaeology of Immersion Through VR and the Iberian Cosmoramas (PTDC/COM-OUT/4851/2021)"

Até 4 de maioPrémio Arquivo.pt 2022
PROVAS DE DOUTORAMENTO
No passado dia 25 de Fevereiro tiveram lugar as provas públicas de doutoramento de Rui Caeiro. A tese, intitulada “Relações que moldam o campo jornalístico: estudo com foco nas percepções de jornalistas sobre condições de trabalho e regulação da mídia”, foi desenvolvida sob a orientação de Heitor Rocha e coorientação de Anabela Gradim, numa cotutela entre a Universidade da Beira Interior e a Universidade Federal de Pernambuco.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*