Newsletter
de abril de 2022
EDITORIAL
Tempo para “não parar no tempo” 

Há qualquer coisa de coincidente entre iniciar funções diretivas ou de coordenação e iniciar um novo ano civil ou de trabalho. Num como noutro caso, faz-se votos, exprime-se desejos ou compromissos e experimenta-se, em parte, a sensação de inaugurar vida nova. Os corpos sociais da Sopcom, eleitos no dia 12 de abril, não se apresentaram como uma proposta de rutura, mas também identificaram linhas de atuação para renovar o projeto de comunidade associativa. 
Estamos, portanto, numa fase de relançamento, com uma nova bateria de motivações. Trazemos do XII Congresso, que decorreu em Lisboa, de 11 a 13 de abril, a levedura para um programa de ação orientado para a mobilização e a solidariedade. Com um sentimento de gratidão – que julgamos ser o de todos os sócios – pelo assinalável esforço e empenho, pela coragem e criatividade dos organizadores do Sopcom 2022, iniciamos agora um trajeto de quatro anos que passará inclusive pelo 25º aniversário da associação. 
O encontro que acabamos de viver neste XII Congresso desenvolveu-se tendo por referência a ideia de disrupção e a consciência dos desafios culturais, societais e tecnológicos da atual sociedade da informação e da comunicação. A natureza das transformações em curso e das que se anunciam põe em particular destaque o papel das Ciências da Comunicação. Os tempos que vivemos interpelam-nos e não se compadecem com conformismos. 
É com esta ideia que a nova direção da Sopcom encara o mandato agora iniciado. Como um tempo para “não parar no tempo”, o que quer dizer um tempo que continua a sugerir adaptação e mudança. Um tempo que, no caso da nossa área científica, também reclama afirmação persistente e consolidação.


Madalena Oliveira
DESTAQUES
Eleita nova direção da Sopcom
A nova Direção da Sopcom foi eleita em Assembleia Geral, no passado dia 12 de abril, no XII Congresso da Sopcom, na Universidade Nova de Lisboa. A nova Direção da Sopcom, presidida por Madalena Oliveira, conta com Gisela Gonçalves e Carlos Camponez como vice-presidentes, Dora Santos Silva, como secretária-geral, Nuno Moutinho como tesoureiro, José Gomes Pinto e Ana Raposo como vogais. Joaquim Paulo Serra foi eleito presidente da Assembleia-Geral e Jorge Pedro Sousa do Conselho Fiscal. O programa de ação  da  lista "Mobilização e Solidariedade" para 2022-2025 está disponível aqui.
GT com novas equipas coordenadoras
São já conhecidos os nomes dos novos coordenadores dos GT da Sopcom, eleitos nas reuniões de grupo que decorreram durante o XII Congresso da Associação, em Lisboa. As novas equipas coordenadoras dos 20 GT da Sopcom, para o biénio 2022-2024, são as seguintes:

Cibercultura
Lídia Oliveira (Universidade de Aveiro)
Erico Aires (Universidade do Minho)
 
Ciência da Informação
Elisa Cerveira (Universidade do Porto)
Maria João Antunes (Universidade de Aveiro)
 
Comunicação e Educação
Patrícia Silveira (IADE-Universidade Europeia)
Simone Petrella (Universidade Católica Portuguesa)
 
Comunicação e Política
Ricardo Morais (IADE-Universidade Europeia / Universidade da Beira Interior)
Samuel Mateus (Universidade da Madeira)
 
Comunicação Intercultural
Vítor de Sousa (Universidade do Minho)
Pedro Rodrigues Costa (Universidade do Minho)
 
Comunicação Organizacional e Institucional
José Gabriel Andrade (Universidade do Minho)
Ana Raposo (Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa)
 
Cultura Visual
Ana Cristina Pereira (Universidade de Coimbra)
Inês Beleza Barreiros (Universidade Nova de Lisboa)
 
Estudos Fílmicos
Anabela Oliveira (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Felipe Muanis (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro)
 
Estudos Televisivos
Filomena Antunes Sobral (Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viseu)
Sónia Sá (Universidade da Beira Interior)
 
Género e Sexualidades
Rita Basílio (Universidade de Coimbra)
Carla Martins (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)
 
História da Comunicação
Suzana Cavaco (Universidade do Porto)
Pedro Marques Gomes (Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa)
 
Jornalismo e Sociedade
João Miranda (Universidade de Coimbra)
José Nuno Matos (Universidade de Lisboa)
 
Jovens Investigadores
Margarida Maneta (Universidade Lusófona do Porto)
Élmano Ricarte (Universidade Católica Portuguesa)
 
Média Regionais e Comunitários
Pedro Jerónimo (Universidade da Beira Interior)
Miguel Midões (Universidade de Coimbra / Instituto Politécnico de Viseu)
 
Políticas, Regulação e Economia dos Média
Mariana Lameiras (Universidade do Minho)
Ana Pinto Martinho (ISCTE-IUL)
 
Publicidade
Sara Balonas (Universidade do Minho)
Ivone Ferreira (Universidade Nova de Lisboa)
 
Públicos e Audiências
Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto)
Marisa Torres da Silva (Universidade Nova de Lisboa)
 
Rádio e Meios Sonoros
Fábio Ribeiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Universidade do Minho)
Luís Bonixe (Instituto Politécnico de Portalegre)
 
Retórica
José António Domingues (Universidade da Beira Interior)
José Gomes Pinto (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)
 
Semiótica
Catarina Rodrigues (Universidade dos Açores)
Zara Pinto Coelho (Universidade do Minho)
Entrega do Prémio Paquete de Oliveira 
“O papel dos jornalistas na regulação da informação: caraterização socioprofissional, accountability e modelos de regulação em Portugal e na Europa, de João Manuel Santos de Miranda, foi a tese vencedora da 3ª edição do Prémio Paquete de Oliveira – Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas, promovido pela Sopcom. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, a Geraldo Magela de Fátima Filho, autor da tese “A Quarta Vaga da reportagem: retratos em português” e a Sónia Cristina Melo da Silva, autora da tese “Comunicar para ser socialmente responsável: o papel da comunicação no cumprimento da missão social das universidades públicas portuguesas”. A entrega simbólica do Prémio teve lugar no dia 13 de abril de 2022, no decurso da Sessão de Encerramento do XII Congresso da Sopcom, em Lisboa.
CECS organizará XIII Congresso da Sopcom
O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, será o responsável pela organização do XIII Congresso da Sopcom dedicado ao tema “Comunicação, Culturas e Comunidades”. O evento acontecerá de 7 a 9 de fevereiro de 2024 em Braga. O anúncio da candidatura selecionada para a organização do XIII Sopcom foi apresentado por Felisbela Lopes na sessão de encerramento do XII Sopcom, em Lisboa.
Jovem Investigadora em Destaque
Doutoranda na Universidade Fernando Pessoa, Ana Cátia Ferreira foi entrevistada pelo GT de Jovens Investigadores para a série "Investigador/a em Destaque" de abril. Tendo retomado o seu percurso académico em pandemia, a investigadora explica que estratégias adotou para responder aos desafios que estes tempos impuseram. Entre outras questões, revela também por que autores e tradições teóricas tem sido influenciada. Leia a entrevista completa.
Academus Podcast
Em abril, o Academus Podcast, em parceria com o GT de Jovens Investigadores, recebeu João Miranda, Professor na Universidade de Coimbra doutorado em Ciências da Comunicação e investigador do CEIS20. No episódio, o convidado de Samuel Mateus descreveu uma panorâmica sobre a profissão de jornalista hoje e as transformações da própria prática jornalística. Ouça aqui.
Atualização das quotas
Se ainda não atualizou as suas quotas, saiba que é possível fazê-lo. Podem consultar os seus dados, incluindo o histórico de quotas pagas, na sua área pessoalOs dados para transferência bancária estão disponíveis aqui.
PUBLICAÇÕES
Navigating Digital Communication and Challenges for Organizations
Neste livro editado por José Gabriel Andrade e Teresa Ruão (Editora IGI Global), discute-se a investigação em comunicação organizacional com enfoque em métodos, estratégias e pontos de vista sobre a comunicação digital. Abrangendo uma série de tópicos como comunicação interna e relações públicas, este trabalho de referência é ideal para investigadores, académicos, decisores políticos, proprietários de empresas, profissionais, instrutores e estudantes. Mais informações neste link.
Abrir os Gomos do Tempo: Conversas Sobre Cinema em Moçambique
De Ana Cristina Pereira e Rosa Cabecinhas (UMinho Editora), a obra é constituída por um conjunto de conversas com personalidades chave da história do cinema moçambicano. Este livro é dedicado à memória de Joaquim Lopes Barbosa (1945-2021) e, simultaneamente, uma sentida homenagem a todos os cineastas que tiveram a coragem de enfrentar a censura do Estado. 
Disponível em acesso aberto neste link.
Liberdade de expressão e discurso de ódio: Consequências para o campo jornalístico
Num momento marcado pela ascensão e consolidação de movimentos populistas, de partidos de extrema-direita, e da violência contra jornalistas no panorama internacional, o livro de Bruno Frutuoso Costa, publicado pela editora Media XXI, foca-se no caso português e nas singularidades da violência de género. Mais informações neste link.
La digitalización en el periodismo: Transformación, retos y oportunidades
Hada Sánchez (Universidade de Sevilha) edita o livro "La digitalización en el periodismo". Transformação, desafios e oportunidades". Publicado pela editora Gedisa, a obra faz parte da Coleção Comunicação e Sociedade Espanhola de Jornalismo (SEP). 
Mais informações neste link.
CALL FOR PAPERS
Até 15 de maio | Revista Passagens, dossiê temático “Comunicação, cidade e viagens”

Até 16 de maio Observatorio Journal, edição especial "Media Literacy and Civic Cultures"

Até 16 de maioINTERACT#37 sobre "Individuar a Memória: pensar com Bernard Stiegler"

Até 30 de maio | Revista Mediapolis com o tema "Visualmente Falando: a Forma dos Media"

Até 30 de maio | Revista Comunicar com o tema "Education for digital citizenship: Algorithms, automation and communication"

Até 31 de maio |
International Journal on Stereo & Immersive Media (IJSIM) Vol. 6

Até 15 de junho | Revista Eikon 
de Semiótica e Cultura


Até 20 de junho Revista Letras sobre "Da Pós-memória à Escrita e Voz Reparativas: Contextos, Diálogos, Novos Horizontes"

Até 20 de junho International Journal on Films and Media Arts com o tema "Interaction, Challenge, and Learning: Innovations in Gaming for Serious Purposes"

Até 20 de junho Revista de Letras / Ciências da Comunicação com o tema "
From Post-memory to Reparative Writing and Voice: Contexts, Dialogues, New Horizons"


Até 2 de julho Revista Comunicando, dossier temático “Comunicação & Cultura Digital”

Até 7 de julhoRevista Comunicação Pública dedicado com o tema "Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia"

Até 12 de julhoJournal of Digital Media & Interaction, dossier  "Emotion and Cognition in Engagement"


Até 15 de julho | Social Sciences Journal, com número especial sobre "New Directions in Gender Research"

Até 15 de julho | Aniki Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, edição especial "Imersão e experiências de recepção expandidas"

Até 30 de julhoRevista Vista sobre “Estética em Angústia: Violência de Género e Cultura Visual”

Até 30 de setembro | Brazilian Journalism Research sobre “Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism”

Até 30 de setembroMedia e Jornalismo sobre “Comunicação e Mudança Social”

Até 1 de novembroRevista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Comunicação e Mediação na/da Arte”

Até 13 de novembroComunicação e Sociedade com o tema “Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital”

Até 25 de novembro | Revista Journalism and Media sobre "Digital Parenting: Media and New Parenting Practices”


Chamadas em permanência
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicação Pública

Revista Configurações

Revista Fórum Sociológico
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES
Até 9 de maioVII Congresso Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público: As transformações da Esfera Pública

Até 13 de maioJornadas de Ciências da Comunicação FLUC

Até 13 de maioConferência Qualidade no Jornalismo

Até 14 de maio4th Multidisciplinary International Symposium on Disinformation in Open Online Media

Até 15 de maioECREA 2022 Pre-Conference "Risk and Crisis Communication PhD Workshop"

Até 15 de maio
Colóquio de encerramento do projeto Redes de Participação Política no Facebook em Portugal

Até 16 de maio | Digit-ALL - I Congreso Internacional de Nuevas Narrativas en la Sociedad Digital

Até 22 de maioWorkshop “Digital Intimacies and Emerging Adults in Southern Europe"

Até 29 de maioIII Conferência Ibero-Americana de Place Branding

Até 30 de maioEncontro científico online “Os novos modelos alternativos de jornalismo no ambiente digital”

Até 30 de maioII Encontro Internacional de Arquivos, Bibliotecas e Museus: do sincretismo à integração


Até 15 de junho | TEEM - Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality Conference

Até 15 de junho | III Conferência Ibero-Americana de Place Branding

Até 30 de junhoECREA 2022 Pre-conference sobre "Mediatization 3.0? The future of the research field"

Até 30 de junhoEncontro científico online “Os novos modelos alternativos de jornalismo no ambiente digital”


Até 1 de julho Pré-conferência ‘Doing gender’ across mobile apps

Até 10 de agosto | Congresso Cidades Criativas

Até 10 de setembroIII Congreso Internacional de Comunicación Especializada

Até 24 de novembro | II Congreso Internacional de Formación, Tecnología y Competencias digitales en la Educación
CONCURSOS
PROVAS DE DOUTORAMENTO
Realizaram-se no dia 22 de abril as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade de Ana Filipa Pereira Oliveira, pela Universidade do Minho. A tese, orientada por Sara Pereira, tem o título “Criação de narrativas digitais e Literacia Mediática: investigação-ação com alunos do Ensino Secundário”.
Tiveram lugar no dia 3 de maio as provas públicas de doutoramento em Ciências da Comunicação de João Pedro Baptista, pela Universidade da Beira Interior. A tese, intitulada “Quem consome Fake News? Uma análise comparativa do efeito da ideologia política Esquerda-Direita na crença, interpretação e divulgação”, foi desenvolvida sob a orientação de Anabela Gradim.
Realizaram-se no dia 6 de maio as Provas de Doutoramento em Ciências da Comunicação requeridas por Inês Catarina Seabra Conde dos Santos, pela Universidade da Beira Interior. A tese apresentada intitula-se “Representações de Género em Revistas Juvenis Femininas: Uma Proposta de Análise Crítica do Discurso”. O projeto foi desenvolvido sob a orientação de José Esteves Rei e coorientação de Carminda Silvestre e de Ricardo Carvalheiro.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*