Newsletter
de maio de 2022
EDITORIAL
Mário Mesquita (1950-2022)
O último dos intelectuais do jornalismo

 
Está a fazer agora um ano (15 de junho) que, na apresentação do livro A Liberdade por Princípio, publicado em sua homenagem, Mário Mesquita me surpreendeu ao dizer publicamente como gostaria de ser recordado no seu epitáfio: "morreu o jornalista Mário Mesquita, que, distraído como era, deixou caducar a carteira profissional". Recebi as palavras como mais uma expressão do seu arrojo em falar, com a tranquilidade das palavras certas, sobre coisas que não gostamos ou não queremos ouvir. No passado dia 27 de maio, “o Mário” deixou-nos, inesperadamente.
Mário Mesquita foi, para além de jornalista, um cidadão politicamente empenhado, que se distanciou da política, sem dela se desligar, e um académico cujo valor está bem presente na resistência ao tempo dos seus textos. Afinal, apesar das referências ao seu epitáfio, como ele próprio reconheceu, foi mais anos professor do que jornalista. Foi fundador do Partido Socialista; subscreveu a ata de fundação da Sopcom; foi fundador, faz em 2023 30 anos, da primeira licenciatura em Jornalismo numa universidade portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor Honoris Causa pela Universidade Lusófona do Porto, recebeu, a título póstumo, a Ordem da Liberdade.
Guardo de Mário Mesquita a imagem do intelectual: o último dos intelectuais que o jornalismo português teve, enredado que está na corrida do comentário instantâneo; e que a academia tem cada vez mais dificuldade em criar, ensimesmada que está no seu ensejo de produzir investigação para índices de avaliações que já nem os académicos conseguem ler.
A dimensão intelectual e humanista de Mário Mesquita inscreve-se nesse percurso instável de jornalista, de académico e de político, que sempre recusou fazer da sua profissão uma carreira. Esse posicionamento sempre lhe permitiu um distanciamento face ao mundo e às coisas, que vejo muito bem espelhado no título do seu livro que recolhe 20 anos de textos publicados nas colunas do Diário de Notícias e do Público: O Estranho Dever do Cepticismo. Como ele próprio escreveu, parafraseando também Salman Rushdie: “Dever porque ‘o cepticismo e a liberdade têm (…) um vínculo mútuo incindível’. Cepticismo porque a política é o trabalho interminável dominado pela incerteza dos cálculos, dos objectivos e pelas oscilações dos seus próprios atores”.
O jornalismo crítico e a figura intelectual de Albert Camus inspiraram-no. De alguma forma sentiu também, quer no jornalismo, quer na academia, quer na vida pública, o isolamento e, nalgumas circunstâncias, o ostracismo vivido por Camus.
“O Mário” – expressão a que recorri depois de, várias vezes, instado a abandonar a palavra professor – partilhou comigo, entre centenas de obras já selecionadas da sua biblioteca, o seu projeto de trabalhar a figura do intelectual. Desse projeto só nos ficará a sua experiência de vida.


Carlos Camponez
DESTAQUES
XIV Congresso da Lusocom 2022
As direções da Lusocom e da Sopcom organizam, na Universidade do Porto, nos dias 25 e 26 de outubro, o XIV Congresso da Luscom, inicialmente previsto para 2020, mas adiado pela pandemia. Este encontro terá como tema específico “Meios Digitais e Cidadania nas Redes Interculturais de Língua Portuguesa”. Submissões de resumos até 30 de junho. Mais informações neste link.
4ª Edição Livros Sopcom
Encontra-se aberto até 31 agosto o prazo para candidaturas à 4ª Edição Livros Sopcom. Regulamento disponível neste link.
Jovem Investigador em Destaque
Doutorando na Universidade NOVA de Lisboa, João Carlos Martins foi entrevistado pelo GT de Jovens Investigadores para a série "Investigador/a em Destaque" de maio. Leia a entrevista completa.
Seminário “The status of woman in organisational communication: a case study of female employees in Algeria”
O seminário ministrado por Halima Regad, da Université Abdelhamid Ibn Badis Mostaganem, realizou-se dia 3 de junho na Casa do Conhecimento com a moderação de Teresa Ruão. A organização do seminário contou com o apoio dos Grupos de Trabalho da Sopcom de Jovens Investigadores e Comunicação Organizacional e Institucional.
PUBLICAÇÕES
Revista Media e Jornalismo Vol. 22 N.º 40
Já se encontra disponível o mais recente número da Revista Media & Jornalismo sobre "Media e Populismo". Este número foi editado por Liziane Soares Guazina (Universidade de Brasília, Universidade de Turim, Itália), Isabel Ferin Cunha (Universidade de Coimbra e ICNOVA) e Gianpietro Mazzoleni (Università degli Studi de Milano). 
Disponível em acesso aberto.

 
COVID-19 Portugal: a estratégia
Da autoria de Raquel Duarte, Felisbela Lopes, Filipe Alves, Ana Aguiar, Hugo Monteiro, Marta Pinto e Óscar Felgueiras, este livro está dividido em três partes: a primeira traça a linha diacrónica da pandemia; a segunda explica o método de trabalho; e a terceira apresenta a estratégia para desconfinar o país, contextualizando-a em termos epidemiológicos e inserindo-a no respetivo contexto da decisão política.
Disponível em acesso aberto.
Crítica do Cinema. Percursos e Práticas
O livro Crítica do Cinema – Percursos e práticas resulta de um Seminário do Grupo de Artes do LabCom-Comunicação e Artes, da Universidade da Beira Interior. Esta edição reúne as comunicações de investigadores portugueses e brasileiros apresentadas. Editores: Paulo Cunha e Manuela Penafria. Disponível em acesso aberto.
Place Branding
Coordenada por Ana Margarida Barreto, João Freire e Nuno Correia de Britoesta obra visa dar a conhecer a investigação na área do Place Branding em países de língua portuguesa e espanhola, em torno de três temáticas: City Branding; Destination Branding e Nation Branding. O ebook está disponível em acesso aberto 
aqui.

 
CALL FOR PAPERS - NACIONAIS
Até 15 de junho | Revista Eikon de Semiótica e Cultura

Até 20 de junho Revista Letras sobre "Da Pós-memória à Escrita e Voz Reparativas: Contextos, Diálogos, Novos Horizontes"

Até 20 de junho Revista de Letras / Ciências da Comunicação com o tema "
From Post-memory to Reparative Writing and Voice: Contexts, Dialogues, New Horizons"

Até 30 de junho |  Revista Rhêtoriké nº 8

Até 30 de junho |  Revista DOC ON-LINE#34


Até 2 de julho Revista Comunicando, dossier temático “Comunicação & Cultura Digital”

Até 7 de julhoRevista Comunicação Pública com o tema "Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia"


Até 15 de julho | Aniki Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, edição especial "Imersão e experiências de recepção expandidas"

Até 30 de julhoRevista Vista sobre “Estética em Angústia: Violência de Género e Cultura Visual”

Até 30 de setembro | Revista Media e Jornalismo sobre “Comunicação e Mudança Social”

Até 30 de setembro | Revista Comunicação e Linguagens obre “Descolonizar a visualidade: Olhares, consciências, modos de pensar e agir”

Até 1 de novembroRevista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Comunicação e Mediação na/da Arte”

Até 13 de novembro | Revista Comunicação e Sociedade com o tema “Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital”


Em permanência
Revista Estudos em Comunicação
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicação Pública

Revista Configurações

Revista Fórum Sociológico
CALL FOR PAPERS - INTERNACIONAIS
Até 15 de junho Journalism and Media, sobre "The Role of the Mass Media and Digital Media in Contemporary Armed Conflict"

Até 20 de junho International Journal on Films and Media Arts com o tema "Interaction, Challenge, and Learning: Innovations in Gaming for Serious Purposes"


Até 12 de julhoJournal of Digital Media & Interaction, dossier  "Emotion and Cognition in Engagement"

Até 15 de julho | Social Sciences Journal com número especial sobre "New Directions in Gender Research"

Até 20 de julho Journalism and Media com o tema "Platforms, Software’s, Affordances and Digital Journalism"


Até 30 de setembro | Brazilian Journalism Research sobre “Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism”

Até 1 de outubro  Social Sciences, dossier "Surviving Disinformation: The Role of Journalism and Fact-Checking"

Até 25 de novembro | Journalism and Media sobre "Digital Parenting: Media and New Parenting Practices”


Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES - NACIONAIS
Até 15 de junho | III Conferência Ibero-Americana de Place Branding, Instituto de Comunicação da NOVA, Lisboa, online

Até 30 de junho
Encontro científico online “Os novos modelos alternativos de jornalismo no ambiente digital”, Universidade de Coimbra, Coimbra, online

Até 30 de junho
XVII Ibercom 2022 - Congresso Ibero-Americano de Comunicação com o tema "Comunicação, Identidades e Diálogo na Cidade Mediatizada", Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Até 30 de junho | XIV Congresso Luscom sobre "Meios Digitais e Cidadania nas Redes Interculturais de Língua Portuguesa", Universidade do Porto, Porto

Até 30 de junhoJornadas Internacionais Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático com o tema "O Regresso do Modelo de Propaganda: Emoções, Populismo e Polarização", Universidade da Beira Interior, Covilhã 

Até 15 de julho | Escola de Verão Projeto My Gender, online

Até 15 de julho | IX Jornadas Doutorais do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

Até 15 de julho | IV Conferência Internacional Comunicar Ciência, Universidade da Beira Interior, Covilhã

Até 31 de julho | Congresso Internacional Comunicação Comunitária e Jornalismo de Proximidade num Cenário de Infodemia, Universidade da Beira Interior, Covilhã
CALL FOR CONFERENCES - INTERNACIONAIS
Até 15 de junho | TEEM - Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality Conference, Salamanca (Espanha)

Até 27 de junho |
Pre-Conference ECREA 2022 Workshop "
The Work-in-Progress in Social Media Research", online

Até 30 de junho | Pre-Conference ECREA 2022 sobre "Mediatization 3.0? The future of the research field", online


Até 1 de julho Pre-Conference "Doing gender across mobile apps", online

Até 4 de julho 
Simpósio sobre Terra Sonâmbula, Beira (Moçambique)


Até 15 de julho | III Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas, Barranquilla, Colômbia

Até 8 de julho Pre-Conference ECREA 2022 sobre "The datafied child: growing in the algorithmic conundrum", online

Até 10 de agosto | Congreso Ciudades Creativas, online

Até 10 de agosto |
Pre-Conference ECREA 2022 Risk & Crisis Communication Moving Forward from the Pandemic, online


Até 9 de setembro Post-Conference ECREA 2022 sobre "The State of Local Media", online

Até 9 de setembro 9th International Conference on Methodologies in Communication Research (COIME 2022), Madrid (Espanha)

Até 10 de setembroIII Congreso Internacional de Comunicación Especializada, Zaragoza (Espanha)

Até 24 de novembro |
II Congreso Internacional de Formación, Tecnología y Competencias Digitales en la Educación, online

Até 28 de novembro |
IV Congreso Internacional de Comunicación y Redes en la Sociedad de la Información (COMRED), Zaragoza (Espanha)
CONCURSOS
Até 13 de junhoConcurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação em Design Multimédia, financiado por Contrato-Programa com a FCT (verbas OE), a decorrer no LabCom - Comunicação e Artes (Universidade da Beira Interior)

Até 17 de junho Concurso para a contratação de um(a) investigador(a) doutorado(a) em Ciências da Comunicação, LabCom - Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior

Até 21 de junho Encontram-se abertos dois concursos para a atribuição de bolsas de investigação, no âmbito da Plataforma POLObs. Os editais estão disponíveis em português e inglês

Até 24 de junho | Concurso para a atribuição de Bolsa de Doutoramento em Ciências Sociais, no âmbito do Projeto "Jovens, Notícias e Cidadania Digital - YouNDigital", CICANT - Universidade Lusófona do Porto

Até 29 de junho Concurso para contratação de quatro Investigadores(as) Doutorados(as) para o ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA (Universidade NOVA de Lisboa) nas áreas da Comunicação, Cognição Social, Neurociências ou Criatividade. Publicado no Diário da República, 2.ª série, a 30 de maio

Até 29 de julho | Recrutamento de docentes nas áreas de Comunicação, Marketing e outras, Universidade Europeia Online
PROVAS DE DOUTORAMENTO

Realizaram-se no dia 10 de maio as provas de doutoramento em Estudos Culturais, de Raimundo Nonato Pereira da Silva, pela Universidade do Minho. A tese, orientada por Jean-Martin Rabot, tem o título “Identidade e diversidade cultural representadas nas práticas pedagógicas dos professores do ensino médio das escolas públicas em São Luís do Maranhão”.

Realizaram-se no dia 24 de maio as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação, de Lina Moscoso Teixeira, pela Universidade do Minho. A tese, orientada por Luís António Martins dos Santos e Ana Margarida Ferreira Rato Jorge, tem o título “Ativismo em rede: crítica das mídias alternativas à atual política de Brasil, Espanha e Portugal”.

 







This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*