Newsletter
de junho de 2022
EDITORIAL
A pressão da pressa

Estamos a aproximar-nos rapidamente do fim de um ano académico que parece ter passado mais depressa que os anteriores. Esta perceção da velocidade do tempo – que tem algo de semelhante ao conceito de sensação térmica por relação à medição da temperatura – é, certamente, um efeito natural de envelhecimento. Mas é também, não duvidemos, uma consequência dos desdobramentos que fazemos todos os dias entre ocupações cada vez mais numerosas.
Uns mais do que outros, mas todos de alguma maneira, experimentamos por esta altura uma espécie de saturação que nos torna indisponíveis para a novidade. Junho e julho são, na academia, meses para terminar, fechar, concluir (aulas, avaliações, artigos…). Em princípio, tudo isso seria motivo de satisfação e de regozijo, de realização pessoal e profissional, enfim, de sensação de concretização. Ao invés, porém, os meses de junho e julho são, para muitos de nós, meses de vertigem, por neles se precipitar toda a pressão da pressa com que passou o tempo.
A pressa, diz a sabedoria popular, é inimiga da perfeição. Por isso, ela não afeta só a nossa sensação temporal… ela arrisca também a qualidade do que fazemos. Os ditos tradicionais também lembram que “depressa e bem há pouco quem”. Mas a pressa, hoje, parece ser um critério aferidor de adequação aos requisitos produtivistas. E isso deveria fazer-nos pensar, porque da lógica industrial de produzir em quantidade resultou o princípio do “usar e deitar fora”.
Se nada fizermos contra a industrialização da universidade, não apenas chegaremos ao final de cada ano no extremo da fadiga como descobriremos – se não o fizemos já – que  o conhecimento que produzimos correrá o perigo de não ser reutilizado. Talvez seja aqui que se justifique defender a ecologia dos saberes. A começar pelo saber abrandar.

Madalena Oliveira
DESTAQUES
XIV Congresso da Lusocom 2022
As direções da Lusocom e da Sopcom organizam, na Universidade do Porto, nos dias 25 e 26 de outubro, o XIV Congresso da Luscom, inicialmente previsto para 2020, mas adiado pela pandemia. Este encontro terá como tema específico “Meios Digitais e Cidadania nas Redes Interculturais de Língua Portuguesa”. Mais informações neste link.
4.ª Escola de Verão do GT de Jovens Investigadores
O GT de Jovens Investigadores da Sopcom convida a comunidade académica a participar na 4.ª edição da Escola de Verão. Sob o tema “Rotas para a investigação em Comunicação: Pensamento e Prática”, a iniciativa vai decorrer nos dias 5 (online), 6 e 7 de setembro (Universidade Lusófona do Porto). Inscrições abertas.
4ª Edição Livros Sopcom
Encontra-se aberto até 31 agosto o prazo para candidaturas à 4ª Edição Livros Sopcom. Regulamento disponível neste link.
Jovem Investigadora em Destaque
Doutora pela Universidade de Gent, Sofia P. Caldeira tem-se dedicado a explorar as questões de género subjacentes a práticas de auto-representação no Instagram. Em setembro, vai iniciar o projeto “Exploring Ephemeral Feminisms on Portuguese Instagram”, ao abrigo de uma bolsa Marie Curie, propondo-se investigar as práticas feministas e políticas na mesma rede social. Leia a entrevista completa.
PUBLICAÇÕES
Revista Comunicando Vol. 11 N. 1
Este número da Revista Comunicando traz o dossiê temático "As mudanças estruturais dos processos de comunicação organizacional". Vinculada ao GT de Jovens Investigadores da Sopcom, tem como editores Élmano Ricarte, Elizângela Costa de Carvalho Noronha, Francisca Amorim, Lénia RegoMateus Luan Dellarmelin
Disponível em acesso aberto.
Revista Vista N. 9
Com o tema “O Referente Emancipado”, o novo número da Vista, revista associada ao GT de Cultura Visual da Sopcom, foi editado por José Capela e Ana Cristina Pereira (artigos temáticos) e Moisés de Lemos Martins e Isabel Macedo (secção Varia). Disponível em acesso aberto.
Revista Lusófona de Estudos Culturais Vol. 9 N. 1
Com o tema "Mediação Intercultural, Cidadania e Desenvolvimento Social", a revista foi editada por Ana Maria Costa e Silva, Margarida Morgado e Monika Hřebačková. Os sete textos que incluem o núcleo temático desta edição ampliam horizontes e desafiam formas de vida mais íntegras, interculturais e inclusivas.
Disponível em acesso aberto.
Revista Comunicação e Sociedade Vol. 41
O novo volume da revista Comunicação e Sociedade é dedicado ao tema “Reparações Históricas: Desestabilizando Construções do Passado Colonial”, editado por Vítor de Sousa, Sheila Khan e Pedro Schacht Pereira. Disponível em acesso aberto.
Revista Comunicação Pública Vol. 17 N. 32
Este volume da Comunicação Pública, editado por Jorge Verissimo e Sara Balonas, inclui o dossiê temático "Publicidade: novos formatos, novos conteúdos".
Disponível em acesso aberto.
CALL FOR PAPERS - NACIONAIS
Até 15 de julho | Revista Mediapolis com o tema "Visualmente falando: a forma dos media"

Até 15 de julho Revista Letras sobre "Da Pós-memória à Escrita e Voz Reparativas: Contextos, Diálogos, Novos Horizontes"


Até 15 de julho | Aniki Revista Portuguesa de Imagem em Movimento, edição especial "Imersão e experiências de recepção expandidas"

Até 30 de julhoRevista Vista sobre “Estética em Angústia: Violência de Género e Cultura Visual”

Até 30 de agostoRevista Comunicação e Sociedade sobre “Mudanças climáticas e engajamento digital: tendências, hábitos e dinâmicas nas plataformas digitais”

Até 30 de setembro | Revista Media e Jornalismo sobre “Comunicação e Mudança Social”

Até 30 de setembro | Revista Comunicação e Linguagens obre “Descolonizar a visualidade: Olhares, consciências, modos de pensar e agir”

Até 1 de novembroRevista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Comunicação e Mediação na/da Arte”

Até 13 de novembro | Revista Comunicação e Sociedade com o tema “Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital”


Em permanência
Revista Estudos em Comunicação
Revista Comunicando
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicação Pública

Revista Configurações

Revista Fórum Sociológico
ComTextos
CALL FOR PAPERS - INTERNACIONAIS
Até 12 de julhoJournal of Digital Media & Interaction, dossier  "Emotion and Cognition in Engagement"

Até 15 de julho | Social Sciences Journal com número especial sobre "New Directions in Gender Research"

Até 20 de julho Journalism and Media com o tema "Platforms, Software’s, Affordances and Digital Journalism"


Até 7 de agostoI Congresso Internacional de Interculturalidade, Lusofonia, Identidade e Comunicação

Até 30 de setembro | Brazilian Journalism Research sobre “Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism”

Até 1 de outubro  Social Sciences, dossier "Surviving Disinformation: The Role of Journalism and Fact-Checking"

Até 25 de novembro | Journalism and Media sobre "Digital Parenting: Media and New Parenting Practices”


Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES - NACIONAIS
CALL FOR CONFERENCES - INTERNACIONAIS
Até 15 de julho | III Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas e Africanas, Barranquilla, Colômbia

Até 8 de julho Pre-Conference ECREA 2022 sobre "The datafied child: growing in the algorithmic conundrum", online

Até 8 de julho Pre-Conference ECREA 2022 sobre "The datafied child: growing in the algorithmic conundrum", online

Até 10 de agosto | Congreso Ciudades Creativas, online

Até 10 de agosto |
Pre-Conference ECREA 2022 Risk & Crisis Communication Moving Forward from the Pandemic, online


Até 9 de setembro Post-Conference ECREA 2022 sobre "The State of Local Media", online

Até 9 de setembro 9th International Conference on Methodologies in Communication Research (COIME 2022), Madrid (Espanha)

Até 10 de setembroIII Congreso Internacional de Comunicación Especializada, Zaragoza (Espanha)

Até 24 de novembro |
II Congreso Internacional de Formación, Tecnología y Competencias Digitales en la Educación, online

Até 28 de novembro |
IV Congreso Internacional de Comunicación y Redes en la Sociedad de la Información (COMRED), Zaragoza (Espanha)
CONCURSOS
PROVAS DE DOUTORAMENTO
Anna Elisa Machado
Realizaram-se no dia 13 de junho as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação, de Anna Elisa Figueiredo Pedreira Machado. A tese, orientada por Felisbela Lopes, tem o título “A cobertura jornalística em situação pandémica: análise da mediatização da Covid-19 do principal noticiário do operador de serviço público em Portugal (Telejornal)”.

Bárbara Chevallier Cosenza
Realizaram-se no dia 4 de julho as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, de Bárbara Chevallier Cosenza. A tese, orientada por Anabela Carvalho, tem o título “Amazonia in the international media: agents, discourses and power”.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*