Newsletter
de julho de 2022
EDITORIAL
A suspensão dos média na ciência

Agosto é, como sabemos, um mês tipicamente de férias para a academia. Não é, porém, por isso que os média estão suspensos na ciência. É simplesmente porque os média – os que descrevem a palavra desde a sua origem, isto é, a imprensa, a rádio e a televisão – já não terão, à luz dos atuais critérios de avaliação de impacto, valor científico. Se ainda têm algum interesse, é apenas porque são “veículos” para a acessibilidade ou para a inclusão social, ou porque são “plataformas” para a promoção da sustentabilidade, da igualdade ou da consciência ambiental, ou ainda porque neles se exprimem discursos sobre questões de género, sobre formas de discriminação ou sobre (re)produção de ideologias. Se ainda têm algum interesse científico, repita-se, é porque são instrumentos – e apenas isso, instrumentos – da “música dos outros”. 
É esta constatação que podemos ler, mais uma vez, nos resultados da avaliação do concurso de projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico (PTDC) da FCT. Num painel que se intitula “Media and Communication”, a comunicação que importa estudar é a que serve necessidades ou a que socorre os interesses de outras ciências. À conta da bandeira da interdisciplinaridade (como se já estivesse esgotada a intradisciplinaridade!), o entendimento dos avaliadores subestima e desqualifica os média e as atividades convencionais da comunicação (o jornalismo, a publicidade, a comunicação estratégica…) como objetos de investigação em si mesmos. 
Já sabemos: processos de avaliação geram sempre insatisfação. Toda a avaliação tem níveis de subjetividade e está sujeita a critérios que temos o direito de discutir. Isso fará cada um dos investigadores principais – sem qualquer expectativa de efeito, é certo! – em sede de audiência prévia. No entanto, a uma associação como a Sopcom interessa questionar o entendimento que se tem da área científica que representa. E o que se configura com os resultados conhecidos a três dias das férias (quando já estamos entregues à resignação pelo cansaço e desmobilizados de qualquer expressão contra-argumentativa) é, no mínimo, muito preocupante. Porque a qualidade dos projetos está subordinada a uma agenda temática decidida quase exclusivamente pela razão instrumental. 


Madalena Oliveira
DESTAQUES
XIV Congresso da Lusocom 2022
As direções da Lusocom e da Sopcom organizam, na Universidade do Porto, nos dias 25 e 26 de outubro, o XIV Congresso da Luscom, inicialmente previsto para 2020, mas adiado pela pandemia. Este encontro terá como tema específico “Meios Digitais e Cidadania nas Redes Interculturais de Língua Portuguesa”. Mais informações neste link.
4.ª Escola de Verão do GT de Jovens Investigadores
O GT de Jovens Investigadores da Sopcom convida a comunidade académica a participar na 4.ª edição da Escola de Verão. Sob o tema “Rotas para a investigação em Comunicação: Pensamento e Prática”, a iniciativa vai decorrer nos dias 5 (online), 6 e 7 de setembro (Universidade Lusófona do Porto). Inscrições abertas.
4ª Edição Livros Sopcom
Encontra-se aberto até 31 agosto o prazo para candidaturas à 4ª Edição Livros Sopcom. Regulamento disponível neste link.
35.º Webinário
Neste webinário, promovido pelo GT de Jovens Investigadores, Luiza Caires apresentou e discutiu alguns princípios éticos para a comunicação de ciência apontados na literatura que servem para orientar a prática e proporcionar uma reflexão.
Jovem Investigadora em Destaque
Juliana Alcantara foi entrevistada pelo GT de Jovens Investigadores no mês de julho. Conheça o percurso da doutoranda pela Universidade de Coimbra que tem a sua investigação centrada nos temas Género, Jornalismo, Comunicação, Saúde e Crise. Leia a entrevista completa.
PUBLICAÇÕES
Revista Comunicação e Linguagens
O novo número da Revista Comunicação e Linguagens sobre "Regimes de Transparência", editado por Maria Lucília Marcos (1958-2022) e Diogo Ferreira, está agora disponível 
em acesso aberto.
Revista Textual & Visual Media Nº 15
Número 15 da Revista da Sociedade Espanhola de Jornalismo Textual & Visual Media, correspondente ao ano 2022.
 Disponível em acesso aberto.
Livro de Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS
Acaba de ser publicado, 
em acesso aberto, o Livro de Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS sobre Práticas Comunicativas, Organizações e Educação. 
Revista Páginas a&b: arquivos e bibliotecas
Já está disponível,
em acesso aberto, o número 17, 3ª série, da Revista Páginas a&b: arquivos e bibliotecas.
CALL FOR PAPERS - NACIONAIS
Até 30 de agostoRevista Comunicação e Sociedade sobre “Mudanças climáticas e engajamento digital: tendências, hábitos e dinâmicas nas plataformas digitais”

Até 15 de setembro | Revista Mediapolis com o tema "Visualmente falando: a Forma dos Media"

Até 30 de setembro | Revista Media e Jornalismo sobre “Comunicação e Mudança Social”

Até 30 de setembro | Revista Comunicação e Linguagens obre “Descolonizar a visualidade: Olhares, consciências, modos de pensar e agir”

Até 18 de outubro | Revista Interações 

Até 1 de novembroRevista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Comunicação e Mediação na/da Arte”

Até 13 de novembro | Revista Comunicação e Sociedade com o tema “Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital”


Até 30 de novembroRevista Vista sobre "Televisão e Vídeo: Reconfigurações da Comunicação Audiovisual"

Em permanência
Revista Estudos em Comunicação
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicação Pública

Revista Configurações

Revista Fórum Sociológico
ComTextos
CALL FOR PAPERS - INTERNACIONAIS
CALL FOR CONFERENCES - INTERNACIONAIS
Até 7 de agostoI Congresso Internacional de Interculturalidade, Lusofonia, Identidade e Comunicação, híbrido, Braga (Portugal) e São Paulo (Brasil)

Até 10 de agosto |
Congreso Ciudades Creativas, online

Até 10 de agosto |
Pre-Conference ECREA 2022 Risk & Crisis Communication Moving Forward from the Pandemic, online


Até 9 de setembro Post-Conference ECREA 2022 sobre "The State of Local Media", online

Até 9 de setembro 9th International Conference on Methodologies in Communication Research (COIME 2022), Madrid (Espanha)

Até 10 de setembroIII Congreso Internacional de Comunicación Especializada, Zaragoza (Espanha)

Até 16 de setembro |  Congresso Internacional Comunicação Comunitária e Jornalismo de Proximidade num Cenário de Infodemia (ComJor 2022), Covilhã (Portugal)

Até 30 de setembro
VIII Congresso Internacional sobre Culturas, Braga (Portugal)


Até 24 de novembro | II Congreso Internacional de Formación, Tecnología y Competencias Digitales en la Educación, online

Até 28 de novembro |
IV Congreso Internacional de Comunicación y Redes en la Sociedad de la Información (COMRED), Zaragoza (Espanha)

Até 9 de dezembro | Lisbon Winter School for the Study of Communication, Lisboa (Portugal)
CONCURSOS
PROVAS DE DOUTORAMENTO
Bárbara Chevallier Cosenza
Realizaram-se no dia 4 de julho as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (CECS/UMinho) de Bárbara Chevallier Cosenza. A tese, orientada por Anabela Carvalho, tem o título “Amazonia in the international media: agents, discourses and power”.

Brenda Camilli Fernandes
Realizaram-se no dia 8 de julho as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Brenda Camilli Fernandes (CECS/UMinho). A tese, orientada por Emília Araújo e Carla Cerqueira, tem o título “Para os jornais a mulher importa, desde que morta: a violência contra as mulheres na mídia”.

Ana Mafalda Gini de Carvalho
Realizaram-se dia 20 de julho as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação, de Ana Mafalda Gini de Carvalho (NOVA FCSH). A tese, orientada por Maria Irene Tomé, tem o título “Design Digital para o público Infantil. Estratégias para o desenho de Aplicações Lúdicas e Educativas”.

Denise Gomes de Moura
Realizaram-se no dia 20 de julho as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (CECS/UMinho) de Denise Gomes de Moura. A tese, orientada por Joana Azevedo, tem o título “Os usos sociais do smartphone por migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil”.

Niranjan Sapkota
Realizaram-se no dia 26 de julho as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Jacob Lussento Cupata (CECS/UMinho). A tese, orientada por Rosa Cabecinhas, tem o título “Ethnic Minorities and Dalits in the News. An analysis of Nepalese mainstream print media”.


Jaime Lourenço
Realizaram-se no passado dia 27 de julho as provas públicas de doutoramento de Jaime Lourenço (ISCTE). A tese, intitulada "Jornalismo de Cinema em Portugal: uma análise à imprensa, rádio, televisão e meios online em 2019", foi orientada por Maria João Centeno.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*