Newsletter
de outubro de 2022
EDITORIAL

Lusocom e o desafio “geopolítico” da ciência

A história da Sopcom acompanha a história da Lusocom. A origem destas duas estruturas remonta a 1997, mas o “paralelismo” da génese não é apenas uma coincidência cronológica. É, sim, uma ideia comum que animou os fundadores, tanto da associação portuguesa, como da federação lusófona de ciências da comunicação – a ideia de cooperação científica, de comunidade e de internacionalização dos investigadores do espaço lusófono. Com um quarto de século, a atividade da Lusocom continua hoje a representar um desafio a que não podemos ser indiferentes. 
Na sequência do congresso que acabámos de realizar no Porto, a Sopcom vai assumir a partir de agora e até 2024, a presidência da Lusocom, tendo indicado para essa função o vice-presidente Carlos Camponez. No “caderno de encargos” deste mandato estará uma preocupação com a reanimação do protocolo firmado em Maputo no final da década de 90. Consensualizar uma proposta de estatutos, repensar o propósito dos congressos lusófonos, impulsionar a publicação do anuário lusófono e desenvolver uma estratégia de alargamento a todos os países do espaço de língua portuguesa serão condições necessárias para fazer uma afirmação “geopolítica” das ciências da comunicação. 
O repto não responsabiliza, porém, apenas as estruturas diretivas das associações federadas. Deverá, sim, desejavelmente mobilizar as próprias comunidades científicas nacionais. Os princípios que inspiram a consolidação de um espaço lusófono para as ciências da comunicação recomendam o exercício de uma espécie de cidadania científica. Só com participação alargada se poderá falar realmente de comunidade. E isso passará, naturalmente, por colocar nas nossas agendas o compromisso com a língua de expressão e a cooperação com os nossos pares nessa identidade. 

Madalena Oliveira

DESTAQUES
XIV Congresso da Lusocom 2022
Com o tema "Meios Digitais e Cidadania nas Redes Interculturais de Língua Portuguesa", decorreu dias 25 e 26 de outubro o XIV Congresso da Lusocom, no Porto. O evento contou com a participação de investigadores de Portugal, Brasil, Espanha e França.
ComJor 2022
Com o apoio do GT de Media Regionais e Comunitários, realizou-se nos dia 3 e 4 de novembro o Congresso Internacional "Comunicação Comunitária e Jornalismo de Proximidade num Cenário de Infodemia". O evento foi promovido pelo MediaTrust.lab e reuniu dezenas de investigadores na Universidade da Beira Interior. 
Ciclo de Webinars do GT Jornalismo e Sociedade
Decorreu no dia 24 de outubro mais uma edição do Ciclo de Webinars do GT Jornalismo e Sociedade. Na ocasião, Elsa Costa e Silva discorreu sobre "Propriedade dos media e a qualidade dos sistemas mediáticos".
Jovem Investigadora em Destaque
Bianca Persici Toniolo foi entrevistada pelo GT de Jovens Investigadores no mês de outubro. Conheça o percurso da doutoranda pelo LabCom (Universidade da Beira Interior) que investiga comunicação de risco e crise nas organizações públicas. Leia aqui a entrevista completa.
AGENDA
Masterclasse/ Webinar GT de Estudos Televisivos
Acontece dia 24 de novembro, às 9h, no auditório Escola Superior de Educação Viseu (ESEV) e online, a masterclasse/ webinar sobre "Televisão e Novos Media", com a participação de Cátia Aldeagas, diretora de conteúdos de televisão do Jornal do Centro. Para participar via Zoom, aceda este link.
II Seminário de História da Comunicação
O GT de História da Comunicação promove, dias 28 e 29 de novembro, um seminário dedicado ao tema "Autoritarismo e Democracia: caminhos e conquistas". O evento terá lugar na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa. Inscrições abertas. Programa já disponível.
Jornadas de Publicidade
As Jornadas do GT de Publicidade, sob o mote "Ligados ou desligados? A Publicidade na era da hiperestimulação", terão lugar no dia 5 de janeiro de 2023, no Instituto Politécnico de Viseu. Os resumos devem ser enviados para gtpub1921@gmail.com até 20 de novembro. Mais informações disponíveis neste link.
PUBLICAÇÕES
Introdução à Análise dos Títulos da Imprensa
Com Introdução à Análise dos Títulos de Imprensa (Edições Universitárias Lusófonas), de Mário Mesquita, inaugura-se a colecção Comunicação e Jornalismo e presta-se homenagem ao jornalista, político e professor da Universidade Lusófona, nome incontornável no desenvolvimento dos estudos de jornalismo em Portugal.
The Routledge Handbook of Nonprofit Communication
Composto por 34 capítulos, a obra, editada por Gisela Gonçalves e Evandro Oliveira, reúne contribuições multidisciplinares de autores de diferentes continentes, com o objetivo de oferecer uma visão geral sobre a teoria e prática no campo da comunicação sem fins lucrativos.
DOC On-Line N. 32
Foi publicado o número 32 da Revista Digital de Cinema Documentário (LabCom), DOC on-Line, com um dossier temático de homenagem a António Campos. Disponível em acesso aberto.
CALL FOR PAPERS - NACIONAIS
CALL FOR PAPERS - INTERNACIONAIS
Até 25 de novembro | Journalism and Media sobre "Digital Parenting: Media and New Parenting Practices”

Até 16 de dezembro | Journalism Practice sobre "Journalistic Role Performance in Times of Change”

Até 20 de dezembro | Journal of European Television History & Culture, dossier especial "The Changing Newsroom: Disinformation & Multimedia Journalism"

Até 15 de janeiro de 2023 | International Journal of Gender Studies com o tema "(Re)Constructing gender and sexuality in and through mobile media"

Até 15 de fevereiro de 2023 | New Media & Society, dossier especial sobre "Young People's Perceptions of Harm in Accessin Online Sexual Content"

Até 17 de março de 2023Revista Textual & Visual Media, dossier "Algoritmos, inteligencia artificial y periodismo automatizado en el sistema híbrido de medios"

Até 28 de abril de 2023International Journal on Stereo & Immersive Media

Até 10 de maio de 2023International Journal of Film & Media Arts com o tema "Fashion, Media and Sustainability"


Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES - NACIONAIS
CALL FOR CONFERENCES - INTERNACIONAIS
Até 20 de novembro | 2nd Workshop on Digital Marketing and Communication, Technologies, and Applications, Pisa (Itália)

Até 24 de novembro | II Congreso Internacional de Formación, Tecnología y Competencias Digitales en la Educación, online

Até 28 de novembro |
IV Congreso Internacional de Comunicación y Redes en la Sociedad de la Información (COMRED), Zaragoza (Espanha)

Até 12 de dezembro | International Symposium Media Imaginaries 2023, Lund (Suécia)

Até 15 de dezembro | International Connference & PhD Course sobre “Technology in Movement, Movement in Technology”, Copenhaga (Dinamarca)

Até 9 de fevereiro de 2023 | Congresso IAMCR 2023 com o tema "Inhabiting the planet: challenges for media, communication and beyond", Lyon (França)

Até 17 de abril de 2023 | 7th International Crisis Communication Conference com o tema "Crisis Communication from a Citizen Perspective - Urban Risks and Crises ", Gotemburgo (Suécia)






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*