Newsletter
de novembro de 2022
EDITORIAL

Depois da propagação, a especificidade

A Sopcom está a fazer 25 anos. Assinalamos esta data no início de 2023, porque os primeiros estatutos da associação foram registados no dia 6 de fevereiro. No entanto, a reunião fundadora, aquela que desencadeou todo o processo formal que se consolidaria com a entrada em vigor desse documento, aconteceu a 29 de novembro de 1997. Estamos já, portanto, no espírito da evocação de um quarto de século de história, ainda que as comemorações propriamente ditas estejam reservadas para fevereiro próximo. 
A década de 1990 foi, a vários níveis, muito desafiante para as Ciências da Comunicação em Portugal. Já existiam, por essa altura, vários cursos de licenciatura (o primeiro desde 1979, na UNL) e até de mestrado. Doutoraram-se duas dezenas de professores. No panorama mediático nacional, tinham iniciado atividade as TV privadas e tinham surgido projetos editoriais mais ou menos disruptivos, como o jornal Público. A Internet começava a disseminar-se a escalas galopantes. 
Em 25 anos, o campo das Ciências da Comunicação viveu um tempo de indiscutível pujança. Criaram-se novos centros de investigação e novas revistas científicas. Doutoraram-se várias centenas de investigadores, desenvolveram-se inúmeros projetos. Dir-se-á que a área se consolidou, sendo hoje um dos eixos de conhecimento que mais se cruza com outros domínios do saber. Mas aquilo que parece ser um entusiasmo contagiante também se apresenta como um novo desafio: o de nessas interseções não perder a noção da especificidade. 
O apelo que hoje nos interpela à interdisciplinaridade deve ser acolhido com a cautela de não consentir que a comunicação se dilua como apontamento de todos. A ilusão de que se está em todo o lugar condena à condição de “adereço”. E uma área que tem pensamento próprio não pode contentar-se com o logro de ser ornamento universal. 


Madalena Oliveira

DESTAQUES
II Seminário de História da Comunicação
O GT de História da Comunicação promoveu, dias 28 e 29 de novembro, um seminário dedicado ao tema "Autoritarismo e Democracia: caminhos e conquistas". O evento teve lugar na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.
Masterclasse/ Webinar GT de Estudos Televisivos
Aconteceu dia 24 de novembro, no auditório Escola Superior de Educação Viseu (ESEV) e online, a masterclasse/ webinar sobre "Televisão e Novos Media", com a participação de Cátia Aldeagas, diretora de conteúdos de televisão do Jornal do Centro.
Jovem Investigador em Destaque
Fábio Anunciação foi entrevistado pelo GT de Jovens Investigadores no mês de novembro. Conheça o percurso do mestrando pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa) que investiga crianças e jovens, cultura digital e competências digitais. Leia aqui a entrevista completa.
AGENDA
As Jornadas do GT de Publicidade, sob o mote "Ligados ou desligados? A Publicidade na era da hiperestimulação", terão lugar no dia 5 de janeiro de 2023, no Instituto Politécnico de Viseu. Mais informações.
A Sopcom e a Secção de Estudos de Audiência e Recepção da ECREA realizam, de 12 a 14 de setembro de 2023, a conferência "Disrupted or disruptive audiences? From reception to participation in a post-truth era". O evento irá decorrer na Universidade Lusófona do Porto. Chamada para envio de trabalhos aberta até 28 de fevereiro.
PUBLICAÇÕES
Comunicar a Responsabilidade Social: Um Modelo de Atuação para as Universidades Públicas Portuguesas
A obra de Sónia Silva apresenta um importante contributo para refletir sobre a missão da universidade pública na sociedade, em especial, através do estudo da sua comunicação organizacional e estratégica. Editora LabCom. Clique neste link para descarregar o livro.
Disinformation Studies: Perspectives from an Emerging Field
Tudo começou na Pós-Conferência ECREA 2021 "Estudos de Desinformação", que teve lugar online, em setembro daquele ano. Editado por João Carlos Correia, Pedro Jerónimo e Inês Amaral. Editora LabCom. Clique neste link para descarregar o livro.
The International Who’s Who of Media Economics and Management and Internet Media Economics Research
O livro de Zvezdan Vukanovic (Media XXI) é, antes de mais, um reconhecimento das contribuições, realizações e êxitos daqueles que dedicaram os seus conhecimentos profissionais e carreiras académicas a estabelecer, preservar, quantificar e promover os padrões e critérios de investigação nos campos da economia e gestão dos media e da economia dos media na Internet. Mais informações neste link.
OBS* Special Issue 2022: Media Literacy and Civic Cultures
Foi publicada pelo OberCom a edição especial da OBS* sobre Literacia dos Média e Culturas Cívicas. O número contém nove artigos. Disponível em acesso aberto.
CALL FOR PAPERS - NACIONAIS
Até 11 de dezembro | Comunicação e Sociedad sobre “Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital"

Até 30 de dezembro | Revista Mediapólis sobre "Comunicação e Jornalismo em Contextos Eleitorais"

Até 30 de dezembroComunicação e Linguagens com o tema "Narrativas Digitais: Teorias, Crítica(s), Resultados"


Até 30 de dezembro | Vista sobre “Televisão e Vídeo: Reconfigurações da Comunicação Audiovisual” 

Até 7 de janeiro de 2023 | exaequo sobre “Pós-Memórias no feminino. Vozes e Experiências na Gramática do Mundo”

Até 15 de março de 2023 | RLEC sobre “BD Maravilha. Redefinindo o Género nas Narrativas Gráficas Ibero-Americanas”


Até 31 de março de 2023Capítulos para o livro "Jornalismo Sonoro - percursos da rádio ao áudio"

Até 15 de abril de 2023Comunicação e Sociedade sobre “Qualidade do Jornalismo”

Até 30 de abril de 2023Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o tema "Conflito e Conflitualidades"


Em permanência
Revista ComTextos
Revista Ciências Humanas
Revista Eikon
Revista Estudos em ComunicaçãoRevista Configurações

Revista Fórum Sociológico
Revista Lusófona de Estudos Culturais
CALL FOR PAPERS - INTERNACIONAIS
Até 16 de dezembro | Journalism Practice sobre "Journalistic Role Performance in Times of Change”

Até 20 de dezembro | Journal of European Television History & Culture, dossier especial "The Changing Newsroom: Disinformation & Multimedia Journalism"

Até 15 de janeiro de 2023 | International Journal of Gender Studies com o tema "(Re)Constructing gender and sexuality in and through mobile media"

Até 15 de fevereiro de 2023 | New Media & Society, dossier especial sobre "Young People's Perceptions of Harm in Accessin Online Sexual Content"

Até 15 de fevereiro de 2023 | Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico com o tema "Comunicação de risco e emergências - análises de estratégias e discursos na era digital"

Até 17 de março de 2023Revista Textual & Visual Media, dossier "Algoritmos, inteligencia artificial y periodismo automatizado en el sistema híbrido de medios"

Até 28 de abril de 2023International Journal on Stereo & Immersive Media

Até 10 de maio de 2023International Journal of Film & Media Arts com o tema "Fashion, Media and Sustainability"

Até 1 de junho de 2023Journalism Studies com o tema "Understanding News Avoidance: Paradoxes, Problems, and Priorities"


Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES - NACIONAIS
CALL FOR CONFERENCES - INTERNACIONAIS
CONCURSOS
DOUTORAMENTOS
Decorreram a 8 de novembro as provas públicas de doutoramento em Média-Arte Digital de Deyse Moura, na Universidade Aberta. "Prevenção à Sífilis a partir de sujeitos e saberes locais: Proposta de um modelo de educomunicação em cocriação com indígenas Potiguara" foi o título da tese, orientada por José Manuel Bidarra Almeida.

Decorreram a 30 de novembro as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Daniella Lisieux de Oliveira Navarro. A tese, orientada por Madalena Oliveira e Joaquim Fidalgo, tem o título Teoria da agenda aplicada às eleições presidenciais brasileiras de 2018: como o Facebook agendou a mídia tradicional.






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*