Newsletter
de dezembro de 2022
EDITORIAL
Globalizar a Lusocom, reforçando a sua identidade
 
Reafirmar o desenvolvimento e vincar a especificidade das Ciências da Comunicação nos países que têm por referência a língua portuguesa é o desafio que atual direção se propôs realizar no próximo mandato da Lusocom. Sob a presidência portuguesa da Sopcom (representada por mim), a vice-presidência cabo-verdiana da Mediacom (Silvino Lopes Évora) e o secretariado dos colegas galegos da Agacom (Marta Rodriguez Castro), realizou-se no passado dia 12 de dezembro uma reunião para qual foram convocados todos os membros com o objetivo de identificar os desafios e o plano de ação para os próximos dois anos.
Depois do período da pandemia da Covid-19, a atual direção considera que a Lusocom tem de redinamizar a sua ação, acentuando as suas especificidades. A sua principal especificidade é, naturalmente, o facto de reunir uma vasta comunidade científica da área das Ciências da Comunicação que pensa a partir de culturas pluricontinentais e se reconhece na identidade suscitada pela proximidade linguística. Que ciência se faz nestas geografias do espaço, da cultura e da língua, quais as suas especificidades e que contributos pode esta comunidade dar às Ciências da Comunicação, num mundo cada vez mais globalizado, eis algumas questões que gostaríamos de colocar na agenda da investigação em cada um dos países que fazem parte da Lusocom.
A direção da Lusocom pretende realizar este objetivo seguindo várias linhas de ação que considera importantes. A primeira delas será o de atualizar os objetivos do Protocolo de Maputo, assinado há 20 anos, e tentar proceder ao seu alargamento e cooperação a associações de todos os países que têm por referência a língua portuguesa e que desenvolvam estudos na área das Ciências da Comunicação.
O Congresso bianual e o Anuário são dois momentos essenciais para afirmar a especificidade das Ciências da Comunicação da Lusocom. Quais as principais linhas de investigação, quais os seus estudos inovadores, que pesquisas foram destacadas e premiadas são alguns temas que precisamos de partilhar para nos sentirmos comunidade. Portugal, Galiza, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, para apenas falar das associações que participam atualmente na Lusocom, mas certamente que todos os outros países deste universo de língua. têm pensadores cujas reflexões podem/devem ser trabalhadas numa perspetiva da Comunicação. Num mundo, felizmente, cada vez mais globalizado, não podemos renunciar à nossa especificidade e diversidade do nosso pensamento, dos nossos filósofos, das especificidades da nossa realidade, simultaneamente distinta, comum, diversa, plural e, por opção, partilhada.
Nesse sentido, pretende-se também que as iniciativas científicas da Lusocom passem a ter a marca de água da sua identidade, visando: 1) incentivar o desenvolvimento de temas, estudos e investigações que sobre especificidades dos seus membros ou da realidade desta comunidade científica; 2) pensar casos, experiências, realidades e autores inovadores que possam trazer novos olhares e contributos para as Ciências da Comunicação; 3) fazer da cultura comum e da partilha uma fonte de pensamento inovador.
O futuro da Lusocom não passa por ser apenas mais uma organização de ciência. Ou é um espaço de enriquecimento do pensamento ou será mais uma excrescência de uma qualquer política científica sem sentido.
 
Carlos Camponez, vice-presidente da Sopcom
DESTAQUES
As Jornadas do GT de Publicidade, sob o mote "Ligados ou desligados? A Publicidade na era da hiperestimulação", tiveram lugar no dia 5 de janeiro de 2023, no Instituto Politécnico de Viseu. O evento contou com 11 comunicações na parte da manhã, envolvendo 18 investigadores. No período da tarde, integrada às jornadas, realizou-se o TEDexESEV seguindo o mesmo mote. Na imagem, parte da Comissão Organizadora do evento.
A Revista Comunicando, do GT de Jovens Investigadores, acaba de completar 10 anos. A publicação apresenta-se como um espaço de divulgação de conhecimento e de pensamentos em ciências da comunicação. Atualmente, a revista é editada por Mateus Dellarmelin, Ana Filipa Oliveira, Alice Balbé, Élmano Ricarte, Lénia Rego e Marina Polo. Recentemente, foi integrada nos repositórios da RCAAP e Latindex. Revisite neste link as 14 edições já publicadas. 

O GT de Publicidade associou-se à iniciativa lançada pela Passeio / CECS na realização do Seminário O Meu Nome é Coisa, um Passeio Ensaio de Catarina de Sousa, realizadora, jornalista e produtora de cinema e artes visuais. Catarina de Sousa esteve à conversa com João Rosmaninho e Helena Pires. O evento decorreu a 15 de dezembro e teve transmissão online.

AGENDA
O Ciclo de Conversas Online, promovido pelo Labcom - Comunicação e Artes e MediaTrust.Lab, com o apoio do GT de Jovens Investigadores da Sopcom, acontecerá durante o mês de janeiro, com uma conversa semanal, às terças-feiras, das 18h às 19h30 sobre “Inteligência Artificial, Algoritmos e Media”. Com inscrições gratuitas, o Ciclo de Conversas é direcionado a investigadores(as), docentes, estudantes das diversas áreas do conhecimento e quaisquer pessoas interessadas nas temáticas. A primeira atividade está programada para o dia 10 de janeiro. Mais informações.
O Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes terá a sua sétima edição nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. O evento é promovido pelo GT de Estudos Fílmicos da Sopcom e o LabCom - Comunicação e Artes. Chamadas abertas até o dia 10 de janeiro.
PUBLICAÇÕES
Media & Jornalismo 20 Anos Vol. 22 N.º 41 (2022)
Editado por Marisa Torres da Silva, Carla Baptista, Filipa Subtil, Tiago Lima Quintanilha e Alberto Pena Rodríguez, este número especial celebra o 20º aniversário da revista Media & Jornalismo, de acesso livre e indexada ao Scopus. Os nove artigos seleccionados reflectem uma viagem diversificada e estimulante de pensamento através de duas décadas de transformação no campo dos estudos dos media e do jornalismo, desde memórias e homenagens a tendências recentes e emergentes e temas de investigação. Editora: ICNOVA.
Comunicação e Sociedade Vol. 42 (2022)
Foi lançado o novo volume da revista Comunicação e Sociedade dedicado ao tema “Crime, Justiça e Média: debates sobre representações mediáticas e desafios atuais”, editado por Rafaela Granja, Sílvia Gomes e Thaís Sardá. Os artigos reunidos na publicação procuram compreender a relação sempre complexa entre os média, a sociedade e o crime exige a análise de várias abordagens que pairam entre estes domínios. Editora: CECS. Disponível em acesso aberto.
Revista Comunicação Pública Vol. 17 N.º33 (2022)
Com o tema "Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia", o novo número da Comunicação Pública aborda o desenvolvimento tecnológico e a proliferação das ferramentas e conteúdos digitais que se têm constituído como elementos que desafiam as empresas mediáticas e os produtores de conteúdos, mas também os públicos, que, instigados por contextos crescentes de desinformação, colocam muitas vezes em causa os valores democráticos e a participação cívica consciente. Editores: Patrícia Silveira e Ricardo Morais. Editora: Politécnico de Lisboa.  Disponível em acesso aberto.
Revista Lusófona de Estudos Culturais Vol. 9 N.º 2 (2022)
Acaba de ser publicada a nova Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC) sobre “Novos Domínios do Binómio Ciência-Sociedade: Ciência Aberta, Ciência Cidadã e Contextos Informais de Envolvimento do Público“, editada por Elsa Costa e Silva, Marta Entradas e Luisa Massarani. Este número pretende motivar a reflexão e o enriquecimento do conhecimento sobre as novas práticas que permitem aprofundar a relação entre a ciência e a sociedade, abrindo o campo vasto do conhecimento à participação mais alargada dos cidadãos. Editora: CECS. Disponível em acesso aberto.
Páginas a&b 3ª série N.º 18 (2022)
Este número, editado por Fernanda Ribeiro, fecha o ano de 2022 e é, como habitualmente, produto do trabalho de autores portugueses e brasileiros, mantendo-se assim aquilo que sempre tem sido caraterístico da revista e um fator importante para a sua divulgação no Brasil e em outros países da América Latina. Editora: FLUP. Disponível em acesso aberto.
Revista Comunicar N.º 74 (2023)
O último número da Comunicar, 74, foi publicado recentemente com o tema "Educação para a cidadania digital: algoritmos, automatização e comunicação". Como em ocasiões anteriores, a Revista possui uma seção monográfica e uma grande variedade de artigos na seção Diversos. Editores: Berta García-Orosa, João Canavilhas e Suso Benítez-Baleato. Todos os artigos estão disponíveis na íntegra e gratuitamente neste link.
Rotas Para a Investigação em Comunicação
Rotas Para a Investigação em Comunicação é o mote para pensar o percurso individual de quem investiga e para construir um caminho coletivo nas ciências da comunicação. Caminho esse que é também delineado por quem inicia o seu percurso académico. É a esse público que se destina esta publicação, construída tendo, sobretudo, como base intervenções daqueles que já têm um reconhecido percurso académico neste domínio. Organizada por Marisa Mourão, Margarida Maneta, Mateus Luan Dellarmelin, Ana Filipa Oliveira e Élmano Ricarte, do GT de Jovens Investigadores, e publicada pela Edições Universitárias Lusófonas, a obra está disponível neste link.
A Fotografia Documental na Imprensa Portuguesa: o Real e o Verosímil
O livro de Fátima Lopes Cardoso, jornalista, investigadora do ICNOVA e professora da ESCS, pretende colmatar a lacuna do saber sobre a ontologia da fotografia de imprensa e do ser fotográfico, servindo de documento para contribuir para o conhecimento científico do fotojornalismo nacional. Editora: Politécnico de Lisboa.
CALL FOR PAPERS - NACIONAIS
Até 7 de janeiro de 2023 | exaequo sobre “Pós-Memórias no feminino. Vozes e Experiências na Gramática do Mundo”

Até 13 de fevereiro de 2023 | Revista Comunicação Pública com o tema "Estudos em Audiovisual e Multimédia"

Até 15 de março de 2023 | RLEC sobre “BD Maravilha. Redefinindo o Género nas Narrativas Gráficas Ibero-Americanas”


Até 31 de março de 2023Capítulos para o livro "Jornalismo Sonoro - percursos da rádio ao áudio"

Até 15 de abril de 2023Comunicação e Sociedade sobre “Qualidade do Jornalismo”

Até 30 de abril de 2023Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o tema "Conflito e Conflitualidades"


Em permanência
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicando
Revista Comunicação Pública

Revista ComTextos
Revista Configurações
Revista Eikon
Revista Estudos em Comunicação

Revista Fórum Sociológico
Revista Lusófona de Estudos Culturais
CALL FOR PAPERS - INTERNACIONAIS
Até 15 de janeiro de 2023 | International Journal of Gender Studies com o tema "(Re)Constructing gender and sexuality in and through mobile media"

Até 15 de fevereiro de 2023 | New Media & Society, dossier especial sobre "Young People's Perceptions of Harm in Accessin Online Sexual Content"

Até 15 de fevereiro de 2023 | Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico com o tema "Comunicação de risco e emergências - análises de estratégias e discursos na era digital"

Até 17 de março de 2023Revista Textual & Visual Media, dossier "Algoritmos, inteligencia artificial y periodismo automatizado en el sistema híbrido de medios"

Até 28 de abril de 2023International Journal on Stereo & Immersive Media

Até 10 de maio de 2023International Journal of Film & Media Arts com o tema "Fashion, Media and Sustainability"

Até 31 de maio de 2023 | Social Sciences, número especial intitulado "New Directions in Gender Research - 2nd Edition"

Até 1 de junho de 2023Journalism Studies com o tema "Understanding News Avoidance: Paradoxes, Problems, and Priorities"

Até 28 de julho de 2023Communicating Otherness, Vol.1 – Otherness in communication research

Até 28 de julho de 2023Communicating Otherness, Vol.2 – Crossing Borders, Crossing Cultures in literary and intercultural communication


Até 28 de julho de 2023Communicating Otherness, Vol.3 - The process of becoming Other: communicative endeavours in Humanities, Culture, and Philosophy

Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES - NACIONAIS
CALL FOR CONFERENCES - INTERNACIONAIS
DOUTORAMENTOS
Realizaram-se no dia 19 de dezembro as provas de doutoramento em Estudos Culturais (CECS / Universidade do Minho) de Felipe Campo Dall Orto. A tese, orientada por Helena Sousa, tem o título "Representação e diversidade da comunidade LGBTI+: a construção discursiva das colunas opinativas na Folha de S. Paulo e na Mídia Ninja".

Decorreram a 13 de dezembro as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Clésio Admar Teixeira. A tese, intitulada "A relevância da comunicação em situações de crise e pós-crise junto das comunidades locais em desastres ambientais com origem industrial. Os casos dos rompimentos de barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) no Brasil", foi defendida no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa e orientada por Sónia Sebastião.

Decorreram a 2 de dezembro de 2022, na Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais de Imran Khan com o tema "Cenários comunicacionais baseados em IOT para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social dos séniores". A tese foi orientada por Lídia Oliveira.