Publicidade
O Grupo de Trabalho de Publicidade está focado em dinamizar a comunidade de investigadores da área para um efetivo aprofundamento deste campo de conhecimento, no âmbito das ciências da comunicação. Tendo como matriz a reflexão da publicidade na sua relação com a sociedade, muito para além da sua natureza comercial, o Grupo de Trabalho é um lugar de encontro das várias dimensões que envolvem a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino. Promove o encontro entre investigadores de diversas instituições de ensino e com profissionais publicitários. Mas também ambiciona extravasar o conhecimento para além da esfera científica, promovendo pontes com os cidadãos, para uma maior literacia em relação à Publicidade.
EVENTOS RELACIONADOS
MISSÃO
Contribuir para a vitalidade da Publicidade enquanto área de estudo, motivando os investigadores a contribuírem, com o seu conhecimento especializado, para o reconhecimento da importância da área nas ciências da comunicação e na sociedade em geral, através de um trabalho conjunto sob o espírito de colaboração e cocriação.
APRESENTAÇÃO
O Grupo de Trabalho de Publicidade está focado em dinamizar a comunidade de investigadores da área para um efetivo aprofundamento deste campo de conhecimento, no âmbito das ciências da comunicação. Tendo como matriz a reflexão da publicidade na sua relação com a sociedade, muito para além da sua natureza comercial, o Grupo de Trabalho é um lugar de encontro das várias dimensões que envolvem a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino. Promove o encontro entre investigadores de diversas instituições de ensino e com profissionais publicitários. Mas também ambiciona extravasar o conhecimento para além da esfera científica, promovendo pontes com os cidadãos, para uma maior literacia em relação à Publicidade.
objetivos gerais
- Dinamizar / estreitar a comunicação com e entre os membros
- Promover a comunicação com a comunidade – investigadores nacionais
e de outros países, profissionais de publicidade/especialistas em temas
afins e alunos dos 3 ciclos - Propor eventos que estimulem a iniciativa/participação ativa em todas
as fases, da preparação ao evento, para que todos se sintam parte ativa
do Grupo - Estimular a produção científica em Publicidade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar equipas de trabalhos para cada um dos eventos, numa ótica de
colaboração e cocriação (a partir das afinidades de cada membro
relativamente ao tema) - Descentralizar geograficamente os locais de realização das iniciativas do
Grupo - Assegurar a realização de um encontro científico internacional (dando
seguimento às Jornadas Internacionais de Publicidade I e II) - Criar um evento destinado a criar mais literacia em relação à
Publicidade, juntando académicos, profissionais e estudantes da área - Lançar uma publicação que espelhe as tendências atuais em
Publicidade - Incentivar a publicação conjunta entre membros do Grupo
PRÓXIMOS EVENTOS
III Jornadas Internacionais de Publicidade (novembro de 2023)
O objetivo passa por dar continuidade a este evento, desta vez ambicionando que se realize fora de Portugal, já que as duas primeiras edições decorreram neste país. Previsivelmente decorrerão na Universidade de Murcia, Espanha.
Publicação: A Publicidades na Era da Hiperestimulação
(Previsivelmente dezembro de 2023)
Conferência e mostra de Gurus da Publicidade (Janeiro de 2023)
Pretende-se dar visibilidade à publicidade através dos “clássicos”, dando a conhecer os pioneiros e os atuais grandes publicitários, não só a nível nacional como mundial. Desde Séguéla a Ogilvy ou Hagerty até David Droga, entre tantos outros.
Pretende-se estimular a reflexão crítica sobre a essência e a evolução da publicidade. A iniciativa passa pela exposição de campanhas marcantes, projeção de filmes e apresentação oral a cargo de membros do grupo de publicidade.
O evento é aberto a alunos, mas também a outros públicos como forma de dar a conhecer melhor o mundo da publicidade.
EVENTOS RECENTES
Jornadas de Publicidade associadas a TEDx
5 de janeiro de 2023, Viseu