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O Grupo de Trabalho de “Publicidade” pretende ser um grupo de trabalho que congrega investigadores, docentes e profissionais, provenientes de diferentes áreas teóricas que exerçam funções no domínio da comunicação publicitária com interesses comuns. Procura assumir como missão estudar todas as dimensões que envolvam a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino para que possam existir profissionais competentes, eficientes e eficazes. Visa também a construção de um campo comum e transversal de saberes que permita criar uma identidade nos estudos das Ciências da Comunicação concretamente da Comunicação Publicitária em Portugal e que se possam tornar uma referência ao nível nacional e internacional. 

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MISSÃO

Estudar todas as dimensões que envolvam a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino.

APRESENTAÇÃO
Nos últimos anos, a linha de investigação sobre Publicidade da SOPCOM tem vindo a dar passos decisivos no respeitante à sua implementação. É importante continuar a consolidar e aperfeiçoar os resultados de eventos como as Jornadas de Publicidade, bem como traçar outros rumos complementares, mas igualmente importantes. Estes rumos encontram-se sistematizados em duas linhas de força de ação principais: 
 
LINHA DE FORÇA N.º 1 | Proposta de novas atividades.
 
É composta por quatro eixos de intervenção: 
  • Eixo da promoção do GT de Publicidade; 
  • Eixo da dinamização das relações institucionais; 
  • Eixo da educação para a Publicidade; 
  • Eixo da produção editorial.  
LINHA DE FORÇA N.º 2 | Consolidação de atividades.
 
Apresenta dois eixos de intervenção: 
 
  • Eixo de gestão das Jornadas de Publicidade; 
  • Eixo da consolidação do Grupo de Trabalho na comunidade científica das Ciências da Comunicação. 

 

A dinamização destas duas linhas é impossível sem a colaboração de todos os membros. A sua implementação efetiva implicará a organização de unidades operativas que se pretendem as mais alargadas à participação. No biénio em curso, 2018-2019, pretendemos dar seguimento à estratégia de consolidação do grupo, tal qual definida em anos anteriores, bem como explorar, se possível, novas oportunidades, procurando estimular o cumprimento da missão do Grupo, a sua dinamização, bem como a sua coesão e envolvimento com a comunidade científica e sociedade em geral. 

OBJETIVOS
  • Reflectir sobre o que se faz e ou deve fazer no ensino superior no âmbito da publicidade;
  • Incrementar e apoiar a investigação científica no âmbito da publicidade;
  • Dinamizar para a investigação a constituição de equipas de trabalho que integrem, na medida do possível, um leque diversificado de membros do Grupo de Trabalho de diferentes instituições e organismos;
  • Promover e divulgar os trabalhos que se realizam no âmbito deste Grupo de Trabalho e de toda a informação pertinente que contribua para valorizar esta área do saber;
  • Activar e facilitar as relações entre a academia e o sector profissional da comunicação publicitária;
  • Procurar assessorar empresas e agências de publicidade;
  • Favorecer a circulação de informação entre os seus membros;
  • Estimular a participação dos seus membros nos congressos nacionais e internacionais referentes à sua actividade e nos que sejam desenvolvidos pela SOPCOM;
  • Promover a publicação em revistas especializadas nacionais e internacionais;
  • Promover a publicação de livros;
  • Promover encontros, acções de formação e congressos onde se discuta e divulgue a investigação científica neste domínio,
  • Criar bases de dados sobre a pesquisa e o ensino da Comunicação Publicitária;
  • Dinamizar a criação de Centros de Investigação na área da Comunicação Publicitária e apoiar os que já existem;
  • Criar parcerias internacionais.
PLANO DE ATIVIDADES
  • Promoção: conceção, organização e dinamização do site/página/blog/etc. do Grupo de Trabalho;
  • Relações institucionais: estabelecimento ou gestão de contatos e protocolos com partners institucionais nacionais e internacionais; 
  • Educação para a publicidade: organização e dinamização de um fórum de experiências científico-pedagógicas com o propósito de conceber e programar eventos letivos de cooperação inter-universitária;
  • Edição: dinamização para a publicação de obras sobre a temática da publicidade, quer sejam originais ou de referência (traduções);
  • Gestão: balanço do figurino tradicional das Jornadas de Publicidade & Comunicação e desenvolvimento de linhas possíveis de dinamização, tendo em atenção a conjuntura de crise (por ex, o modelo ‘jornadas virtuais’ de cariz nacional ou internacional);
  • Dinamização e alargamento das admissões de novos membros – não só profissionais do setor, mas igualmente estudantes de mestrado e de doutoramento.
 
 

 

 

COORDENAÇÃO
Ivone Ferreira
Professora Auxiliar
FCSH_NOVA
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Sara Teixeira Rego de Oliveira Balonas
Docente
Universidade do Minho
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CO-COORDENAÇÃO
Adriana Aguiar Aparício Fogel
Publicitária | Doutoranda e Bolseira em Media Digitais
Universidade do Porto
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Alexandre FCSH
Professor Auxiliar
Universidade Nova de lisboa
+ VER PERFIL
Aline Veroneze Veroneze
Jornalista
Fundação Roberto Marinho
+ VER PERFIL
Álvaro Miguel da Costa Lima Cairrão
Professor
Universidade Fernando Pessoa
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Ana Andreia Galhardo Rodrigues
Docente
Universidade Fernando Pessoa
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Ana Guilhermina Seixas Duarte Melo
Docente
Universidade do Minho
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Bianca Persici Toniolo
Bolseira de Doutoramento pela FCT
Universidade da Beira Interior / LabCom - Comunicação e Artes
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Carla Cristina Medeiros Dias Vieira
Escola Superior de Comunicação Social
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Cátia Filipa Martinho Lopes
Estudante
Universidade Fernando Pessoa
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Cristina Alexandra Figueiredo Santos
Professora/Investigadora
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/CICANT
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Eduardo Zilles Borba
Professor, Investigador
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
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Eduardo José Marcos Camilo
Professor
Universidade da Beira Interior
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Elaine Vianna Saraiva
Pesquisadora e servidora pública federal
INPI/Brasil e CECS - Uminho
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Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro
Professora
Universidade Fernando Pessoa
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Gisela Marques Pereira Gonçalves Gonçalves
Docente Universitária
Universidade da Beira Interior
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Helena Maria de Figueiredo Pina
Professora Adjunta
Escola Superior de Comunicação Social
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Ivone Ferreira
Professora Auxiliar
FCSH_NOVA
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Jorge Domingos Carapinha Veríssimo
ESCS-IPL
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Luisa Magalhães
Professora Auxiliar
Universidade Católica Portuguesa
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Manuel José Serra Fonseca
Professor Adjunto
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
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Maria Alcina Velho Dourado da Silva
Docente
Escola Superior de Educação do IP Setúbal
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Maria do Rosário Raposo Correia
Professora Adjunta
Escola Superior de Comunicação Social
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Maria Helena Martins da Costa Pires
Docente
Universidade do Minho
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Maria Teresa Gouveia Osório Antas de Barros
Professora Ensino Superior
Instituto Politécnico de Viseu
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Mateus Luan Dellarmelin
Bolseiro de Investigação (2020.08307.BD/FCT)
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
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Nuno Alexandre Meneses Bastos Moutinho
Professor Auxiliar
Universidade do Porto
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Paula Alexandra Lobo Martins Ramalhão
Investigadora
Universidade do Minho
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Paulo Alexandre Pires Pinto Silva
Professor Adjunto
Escola Superior de Educação de Viseu
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Rennan Augusto de Souza Cunha
Universidade da Beira Interior
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Rita Barros Cerqueira Gonçalves
Professora, Gestora
IPCA
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Sara Teixeira Rego de Oliveira Balonas
Docente
Universidade do Minho
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Sheila Arandas
Publicitária / Doutoranda
UMinho
+ VER PERFIL
Sónia Cristina Melo da Silva
Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
UTAD e CECS
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Vera Marina Pires Antunes
investigadora
FCT
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VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.