Terá lugar, no próximo dia 23 de abril, pelas 18h00, o Seminário do GT de Semiótica intitulado “Strategic Transmedial Conspiracy Narratives: Mechanisms of Visual Communication and Meaning-Making”.
O evento conta com a participação de Mari-Liis Madisson e Andreas Ventsel e decorrerá na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga.
Mari-Liis Madisson é investigadora em Semiótica na Universidade de Tartu, trabalhou anteriormente na Academia Militar da Estónia e como investigadora de pós-doutoramento na Queen’s University Belfast. A sua investigação combina semiótica cultural, relações internacionais, estudos de média e estudos críticos de desinformação. Madisson é coautora de duas monografias: Strategic Conspiracy Narratives: A Semiotic Approach (2021) e Varjatud märgid ja salaühingud: vandenõuteooriate tähendusmaailm (2023). As suas publicações recentes concentram-se na análise qualitativa de teorias da conspiração, narrativas estratégicas e discursos sobre ameaças.
Andreas Ventsel é professor de Política e Sociossemiótica na Universidade de Tartu. É mestre (Universidade de Tartu, 2005) e doutor (Universidade de Tartu, 2009) em Semiótica. A sua pesquisa é interdisciplinar, incluindo semiótica, teorias do discurso, comunicação visual, estudos de segurança e análise política, com foco especial no pensamento político pós-estruturalista. É autor dos livros Strategic Conspiracy Narratives: A Semiotic Approach (Routledge 2021, com Mari-Liis Madisson da Universidade de Tartu), Introducing Relational Political Analysis: Political Semiotics as a Theory and Method (Palgrave Macmillan 2021, com Peeter Selg da Universidade de Tallinn) e Varjatud märgid ja salaühingud: Vandenõuteooriate tähendusmaailm (Postimees kirjastus 2023, com Mari-Liis Madisson & Mihhail Lotman).
Este seminário é uma parceira com o Seminário de Cultura Visual do Centro de Estudos de Comunicaçãoe Sociedade e com o Mestrado de Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho.