Terá lugar, no dia 13 de dezembro, pelas 14h30, o Seminário do GT de Semiótica dedicado ao tema “A cultura binária e a intolerância: uma perspetiva pela semiótica da cultura”, com Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa e Fábio Sadao Nakagawa. A sessão decorre na sala 0.17, do Complexo Pedagógico 2 da Universidade do Minho, em Gualtar, Braga.
Com base na formulação proposta pelo semioticista da cultura Iuri Lotman, no seminário será discutido de que maneira as estruturas binárias elucidam o funcionamento semiótico da intolerância, diferentemente do que ocorre com as estruturas ternárias, que se caracterizam pela ambivalência e pelo intercâmbio com diferentes esferas culturais. Ambas serão exploradas como tipologias que, segundo Lotman, prevê a apreensão das culturas como sistemas de linguagens que se organizam com base na presença de um dominante.
Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, professora no Centro de Culturas, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade e do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Fábio Sadao Nakagawa é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA.
Link para acesso à sessão Zoom.