SOPCOM

Newsletter de abril de 2023.

Editorial

Atividades da Sopcom para 2023

Decorreu no passado dia 26 de abril, em regime virtual, a Assembleia-Geral ordinária da Sopcom para apresentação do seu Relatório de Atividades e Contas de 2022 e do Plano de Atividades para 2023. Ambos os documentos foram aprovados por unanimidade. O relatório de atividades, como é habitual, já se encontra disponível para consulta no site da Sopcom.

Participaram virtualmente na assembleia cerca de 25 sócios, um número residual se compararmos com a forte participação na última assembleia, em Lisboa, por ocasião do último congresso da Sopcom e momento de eleição dos atuais órgãos sociais. Sem sombra de dúvida, por razões pragmáticas, é no decorrer do nosso congresso que a participação é mais significativa e é, por isso mesmo, nesse momento, que as decisões mais importantes na vida desta associação são discutidas. Tal será o caso do próximo Congresso da Sopcom, em Braga, altura em que a proposta de atualização dos Estatutos da Associação será colocada a apreciação e aprovação. Mas não sem antes se abrir a consulta pública de revisão dos Estatutos a todos os sócios. Esta é uma das atividades previstas no plano de atividades da Sopcom para 2023, além das destacadas a seguir:

  • Preparação da organização do XIII congresso da Sopcom, a ter lugar entre 24 e 26 de janeiro de 2024, em Braga, na Universidade do Minho;
  • Lançamento da 4ª edição do Prémio Paquete de Oliveira – Teses de Doutoramento;
  • Reativação da coleção Cadernos Sopcom;
  • Planificação de uma Enciclopédia Online de Comunicação;
  • Preparação de um evento e livro comemorativo dos 25 anos da associação;
  • Continuação do apoio financeiro às iniciativas dos 20 GT;
  • Realização de uma reunião com os coordenadores de GT para discussão sobre a atividades dos grupos e as revistas associadas;
  • Lançamento da presença da Sopcom na redes sociais;
  • Conclusão da migração de conteúdos e atualização do novo site Sopcom.

Como é do conhecimento geral, muitas destas atividades encontram-se já lançadas e em fase de realização. Mas a concretização global do plano de atividades para 2023, aprovado em Assembleia geral, depende, como é habitual, da dedicação e o esforço de todos os sócios. Confiamos que podemos continuar a contar com o vosso empenho. Não faria sentido ser de outra forma.

Gisela Gonçalves, Vice-Presidente da SOPCOM 

Destaques
IV Encontro de Cultura Visual

Inscrições abertas para o IV Encontro de Cultura Visual

Estão abertas as inscrições, até 10 de junho, para o IV Encontro de Cultura Visual, com o tema Reparar (n)o Irreparável, que terá lugar a 23 e 24 de junho de 2023, no Teatro Mala Voadora, na cidade do Porto.

 

IV Encontro de Cultura Visual

Revista Comunicando com prazo para submissão de artigos alargado

A Revista Comunicando convida a comunidade científica a submeter trabalhos sobre “Comunicação, Género e Sexualidades” até dia 29 de maio de 2023 (novo prazo). Esta secção tem como intenção abranger as temáticas que contribuam para as reflexões e discussões críticas sobre as condições e os desafios contemporâneos implicadas nos modos de existência e vivências de corpos, identidades de género e sexualidades universais.

 

Investigador em Destaque

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
O investigador em Jornalismo e Crítica Pós-colonial da Universidade de Coimbra foi entrevistado pelo GT de Jovens Investigadores.
Ler entrevista
Jornalismo Visual em Portugal – Contributos para uma História
Jornalismo Visual em Portugal – Contributos para uma História
Resultado da investigação de Anabela de Sousa Lopes (falecida em novembro de 2022), Assunção Gonçalves Duarte, Fátima Lopes Cardoso, Maria José Mata, Jacinto Godinho e Manuel Carvalho, a obra integra a Coleção Estudos e Reflexões do Politécnico de Lisboa. O livro resulta de uma investigação no âmbito do projeto “Para uma História do Jornalismo em Portugal”, desenvolvido no ICNOVA sob a coordenação do professor Jorge Pedro Sousa e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Aceder
Hate Speech on Social Media: A Global Approach
Hate Speech on Social Media: A Global Approach
O livro Hate Speech on Social Media: A Global Approach, editado por Branco Di Fátima e publicado pelo LabCom Book, resulta da colaboração entre investigadores de onze países das Américas, África e Europa. Disponível em acesso aberto.
Aceder
Desinformação, Transparência e Confiança: Perceções das/dos Jornalistas em Portugal
Desinformação, Transparência e Confiança: Perceções das/dos Jornalistas em Portugal
A obra resulta de um inquérito nacional realizado junto de jornalistas que trabalham em/a partir de Portugal e intitulado “Desinformação e Fact-Checking”. Uma iniciativa do MediaTrust.Lab, executado no LabCom, participado pela Universidade de Coimbra e financiado pela FCT. De autoria de João Miranda, Luísa Torre e Pedro Jerónimo.
Aceder
Literacia(s) & Cidadania(s)
Literacia(s) & Cidadania(s)
Coordenado Paula Lopes e Jaime Lourenço, a publicação traz artigos, entrevistas e estudos em desenvolvimento sobre "clássicas e emergentes literacias, novas formas de olhar a cidadania, os valores, as atitudes, a vida”. Editora Livros Horizonte.
Aceder
Chamadas para Publicações - Nacionais

Até 29 de maio
ex æquo sobre "Discurso de ódio misógino: retratos, impactos e intervenções"

Até 31 de maio
Rhêtoriké - revista digital de retórica

Até 15 de junho
Mediapolis com o tema "Os Media e a transição para a Democracia"

Até 15 de junho
Vista sobre "Publicidade e Cultura Visual"

Até 15 de junho
Comunicação Pública, Dossiês Temáticos 2024-2025

Até 7 de julho
Comunicação Pública, dossiê temático "O jornalismo na sociedade contemporânea: 20 anos de O Quarto Equívoco"

Em permanência
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicando
Revista Comunicação Pública
Revista ComTextos
Revista Configurações
Revista Eikon
Revista Estudos em Comunicação
Revista Fórum Sociológico
Revista Lusófona de Estudos Culturais

Chamadas para Publicações - Internacionais

Até 10 de maio
International Journal of Film & Media Arts com o tema "Fashion, Media and Sustainability"

Até 30 de maio
Comunicar com o tema "Audiencias empoderadas e hiper(des)conectadas: Actores, contextos, experiencias y prácticas educomunicativas"

Até 31 de maio
Social Sciences, número especial intitulado "New Directions in Gender Research - 2nd Edition"

Até 1 de junho
Journalism Studies com o tema "Understanding News Avoidance: Paradoxes, Problems, and Priorities"

Até 28 de julho
Communicating Otherness, Vol.1 – Otherness in communication research

Até 28 de julho
Communicating Otherness, Vol.2 – Crossing Borders, Crossing Cultures in literary and intercultural communication

Até 28 de julho
Communicating Otherness, Vol.3 - The process of becoming Other: communicative endeavours in Humanities, Culture, and Philosophy

Até 28 de julho
Handbook of Critical Literacies and Gender Studies

Até 31 de agosto
Social Sciences (MDPI) com o tema "Media Ethics Today: Trends, Challenges and Advances"

Até 30 de setembro
Comunicar com o tema "Ecologías del metaverso y el transhumanismo: Perspectivas para la reculturización digital"

Até 31 de dezembro
El Profesional de la información (EPI) sobre "Artificial intelligence"

Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film

Chamadas para Conferências - Internacionais

Até 15 de junho
Apresentação de propostas de mesas temáticas para o I Congreso Internacional de Jóvenes Pesquisadores, da Asociación de Historiadores de la Comunicación (AHisCom)

Concursos

Até 31 de dezembro
Programa de Estudos, Fundação Manuel dos Santos

Doutoramentos e Agregações

Realizam-se no dia 10 de maio as provas de doutoramento em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (ISCTE), de Ana Catarina Botelho Campos Rebelo. A tese, orientada por Rita Espanha, tem o título Trajetórias de adoção da internet pela população sénior.

Realizaram-se no dia 27 de abril as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação (CECS), de Kamila de Mesquita Campos Pessoa. A tese, orientada por José Gabriel Andrade e Teresa Ruão, tem o título A comunicação da Responsabilidade Social nas mídias sociais das universidades: monólogo, participação e diálogo.

Realizaram-se nos dias 18 e 19 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), as provas para obtenção do título de agregado em Ciências da Comunicação, especialidade em Estudos dos Media e Jornalismo, de Marisa Torres da Silva, professora auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação dessa instituição e coordenadora da respetiva licenciatura.

Nos dias 4 e 5 de abril foram defendidas, na Universidade da Beira Interior, as provas de agregação em Ciências da Comunicação de Maria João Centeno, professora e coordenadora da secção de Ciências da Comunicação da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL). 

 

Unsubscribe   |   Manage your subscription   |   Ver online
SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da comunicação
Av. de Ceuta Sul, Lote 2 - Loja 2 1300-254 Lisboa - Portugal
@ 2023 SOPCOM