Estudos Televisivos
EVENTOS RELACIONADOS
APRESENTAÇÃO
O cenário da televisão e dos outros meios audiovisuais mudou nas primeiras décadas do século XXI com o entrelaçamento entre evolução tecnológica e apetência cultural articulando a dimensão dos serviços de comunicação social audiovisual e a dimensão societal em novos desafios que importa perceber e interpretar. Este ecossistema mediático audiovisual em construção conduz a um empoderamento sem precedentes do consumidor/utilizador que pode não só escolher, como partilhar e produzir uma vasta gama de conteúdos audiovisuais que incitam análise crítica, debate e investigação numa perspetiva pluridisciplinar. Deste modo, o GT de Televisão e Meios Audiovisuais pretende incentivar reflexão e discussão multifacetada sobre televisão e outros meios audiovisuais tendo em conta o ambiente de aceleração tecnológica e as oportunidades emergentes.
Numa era profundamente marcada pela convergência e pela digitalização, importa refletir criticamente não só em termos de práticas tradicionais (e novas práticas) de televisão, como também acerca de formas contemporâneas audiovisuais, compartilhando trabalhos de pesquisa sobre cultura audiovisual e novas tendências. O foco estratégico é convidar a desenvolver perspetivas de estudo amplas e interseccionais em termos de conteúdos, produção, receção, contextos sociais, programação, e outros, para continuar a estudar a televisão e os restantes meios audiovisuais.
MISSÃO
Promover a investigação sobre televisão e outros meios audiovisuais.
OBJETIVOS
Gerais
– Estimular a produção de conhecimento multifacetado sobre televisão e outros meios audiovisuais;
– Fomentar uma comunidade nacional de investigadores na área dos estudos televisivos e dos restantes meios audiovisuais;
– Promover sinergias entre os membros do GT de forma a potenciar resultados de impacto científico e académico;
– Divulgar iniciativas promovidas pelo GT em âmbito nacional e internacional;
– Estreitar o diálogo com instituições nacionais e internacionais interessadas no estudo da televisão e de outros meios audiovisuais.
Específicos
– Incentivar o debate e a investigação na área da televisão e dos restantes meios audiovisuais;
– Estreitar relações de cooperação com investigadores de outras entidades internacionais (como Lusocom, AE-IC e outras);
– Estimular a criação de projetos de investigação no âmbito temático do GT envolvendo elementos associados ao grupo;
– Divulgar informação regular do GT nas redes sociais;
– Continuar a celebrar o Dia Mundial da Televisão (21 de novembro) com iniciativas diversas;
– Organizar encontros científicos no domínio da televisão e dos outros meios audiovisuais;
– Impulsionar a comunicação regular entre os membros do grupo para divulgação de iniciativas e mobilização dos membros;
– Encorajar publicações sobre televisão e diversos meios audiovisuais com contributos dos elementos do GT.
DESIGNAÇÃO
A evolução social, cultural e tecnológica dos últimos anos evidencia que a nova experiência comunicacional foi drasticamente influenciada pelos serviços de Internet. Para além da televisão, outros meios de comunicação audiovisuais permitem o consumo de vídeos, filmes, séries e programas ou conteúdos criados pelos utilizadores. As emissoras tradicionais expandem-se para o online e adaptam-se a uma paisagem renovada que engloba plataformas de vídeo on demand e live streaming. Assim, numa altura em que a oferta de serviços de comunicação social audiovisual se afirma devido à evolução das realidades do mercado, a alteração do nome do GT de Estudos Televisivos para GT de Televisão e Meios Audiovisuais em 2023 pressupõe a adequação a um panorama audiovisual atualizado e reflete a crescente importância dos serviços de comunicação social audiovisual para os indivíduos, para a academia e para a sociedade em geral.