Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
Faça-se sócio
LOGIN

História da Comunicação

Enviar email aos Coordenadores

O Grupo de Trabalho de História da Comunicação tem como principal missão fomentar a investigação, partilha e discussão de conhecimentos relativos a vários subcampos da comunicação (Jornalismo, Publicidade, Marketing, Propaganda, Relações Públicas, etc.) encarados na perspetiva histórica. 

EVENTOS RELACIONADOS

Chamada de trabalhos para o III Seminário de História da Comunicação

LER MAIS
28 Março 2025

III Seminário de História da Comunicação: call até 10 de fevereiro

LER MAIS
14 Maio 2024

Conferência Mulheres, Jornalismo e a Herança de Abril

LER MAIS
VER TODOS
MISSÃO

Fomentar a investigação, partilha e discussão de conhecimentos relativos a vários subcampos da comunicação.

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Trabalho para além do estudo da interinfluência dos subcampos entre si e de cada um com outros campos sociais (campo político, campo jurídico, campo artístico…), o Grupo de Trabalho propõe três principais linhas temáticas:

  • História das profissões da comunicação;
  • História da atividade dos media (jornais, revistas, agências noticiosas, rádio, televisão, livro, cinema…);
  • História empresarial da comunicação e das condições de produção (consumo, tecnologia, regulação…).
OBJETIVOS
  • Contribuir para o fortalecimento da comunidade nacional dos investigadores de História da Comunicação;
  • Dialogar e cooperar com instituições nacionais e internacionais envolvidas no estudo da Comunicação e da História;
  • Incentivar a investigação e o debate no âmbito da História da Comunicação;
  • Divulgar/promover iniciativas e trabalhos de investigação na área da História da Comunicação, especialmente aqueles realizados pelos membros do Grupo de Trabalho.
PLANO DE ATIVIDADES 2022-2023
  • Atualizar a informação sobre o grupo no website da SOPCOM, designadamente criar um espaço dedicado às publicações científicas dos investigadores associados deste Grupo de Trabalho;
  • Dinamizar a página do facebook do Grupo de Trabalho;
  • Organizar o II Seminário de História da Comunicação, a acontecer em 2023;
  • Criar um endereço de e-mail e uma mailing list que possibilite maior interação entre os membros dos Grupo de Trabalho;
  • Explorar a possibilidade de uma publicação na área da História da Comunicação.
COORDENAÇÃO

Pedro Marques Gomes

Doutoramento

LINK PARA CV


Grupos de Trabalho:

Comunicação e Política, Comunicação Intercultural, História da Comunicação

Áreas de interesse:

TRABALHO


Profissão:Professor

Local de TrabalhoEscola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa

CONTATOS


Email:pedromarquesgomes@gmail.com


Back
CO-COORDENAÇÃO
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.    

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...