Media Regionais e Comunitários
O objetivo do Grupo de Trabalho de Media Regionais e Comunitários é produzir uma melhor compreensão dos fundamentos e transformações de projetos de media de âmbito regional, local, hiperlocal e comunitário; os desafios e oportunidades que se apresentam no ambiente digital; o seu papel no contexto português e, sempre que possível, numa relação de conhecimento e comparação com o restante contexto lusófono.
EVENTOS RELACIONADOS
MISSÃO
Investigar os fundamentos e transformações de projetos de media de âmbito regional, local, hiperlocal e comunitário.
APRESENTAÇÃO
Os media regionais e comunitários têm registado um crescente interesse de vários quadrantes. Da comunidade científica internacional à Comissão Europeia, têm sido regular a produção de estudos e recomendações. Portugal não tem sido exceção. As recentes manifestações e iniciativas públicas em torno dos media, nomeadamente sobre o financiamento dos mesmos e o papel do Estado nesse processo, são disso exemplo. Este exemplo da atualidade é pertinente para reforçar a importância desta(s) área(s) de estudo.
O Grupo de Trabalho de Media Regionais e Comunitários é concebido como um fórum aberto a investigadores e profissionais dispostos a discutir os atuais mercados dos media regionais e os padrões de consumo. Devido à ampla gama de possíveis tópicos de pesquisa, o grupo cooperará com outros Grupos de Trabalho da SOPCOM, garantindo uma comunicação confiável das descobertas na comunidade científica. É de especial importância para o Grupo de Trabalho ajudar a desenvolver percursos de iniciação à investigação, por jovens que se interessem por este(s) tema(s).
OBJETIVOS
Consideramos prioridades para o Grupo de Trabalho:
- mapear a investigação realizada em Portugal;
- trabalhar ativamente em campo;
- mapear a evolução da indústria e seus novos concorrentes;
- sistematizar o conhecimento abundante e disperso no subcampo;
- detetar áreas para pesquisas futuras;
- aprofundar a base teórica do fenómeno;
- esclarecer o significado de jornais e notícias “locais” num contexto de globalização.