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Media Regionais e Comunitários

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O objetivo do Grupo de Trabalho de Media Regionais e Comunitários é produzir uma melhor compreensão dos fundamentos e transformações de projetos de media de âmbito regional, local, hiperlocal e comunitário; os desafios e oportunidades que se apresentam no ambiente digital; o seu papel no contexto português e, sempre que possível, numa relação de conhecimento e comparação com o restante contexto lusófono.

EVENTOS RELACIONADOS
MISSÃO

Investigar os fundamentos e transformações de projetos de media de âmbito regional, local, hiperlocal e comunitário.

APRESENTAÇÃO

Os media regionais e comunitários têm registado um crescente interesse de vários quadrantes. Da comunidade científica internacional à Comissão Europeia, têm sido regular a produção de estudos e recomendações. Portugal não tem sido exceção. As recentes manifestações e iniciativas públicas em torno dos media, nomeadamente sobre o financiamento dos mesmos e o papel do Estado nesse processo, são disso exemplo. Este exemplo da atualidade é pertinente para reforçar a importância desta(s) área(s) de estudo.

O Grupo de Trabalho de Media Regionais e Comunitários é concebido como um fórum aberto a investigadores e profissionais dispostos a discutir os atuais mercados dos media regionais e os padrões de consumo. Devido à ampla gama de possíveis tópicos de pesquisa, o grupo cooperará com outros Grupos de Trabalho da SOPCOM, garantindo uma comunicação confiável das descobertas na comunidade científica. É de especial importância para o Grupo de Trabalho ajudar a desenvolver percursos de iniciação à investigação, por jovens que se interessem por este(s) tema(s).

OBJETIVOS

Consideramos prioridades para o Grupo de Trabalho:

  • mapear a investigação realizada em Portugal;
  • trabalhar ativamente em campo;
  • mapear a evolução da indústria e seus novos concorrentes;
  • sistematizar o conhecimento abundante e disperso no subcampo;
  • detetar áreas para pesquisas futuras;
  • aprofundar a base teórica do fenómeno;
  • esclarecer o significado de jornais e notícias “locais” num contexto de globalização.
COORDENAÇÃO
Miguel Midões
Professor Adjunto / Professor Auxiliar
Politécnico de Viseu / Universidade de Coimbra
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Pedro Jerónimo
Investigador
Universidade da Beira Interior
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CO-COORDENAÇÃO
Adriana Mello Guimarães
Professora
Instituto Politécnico de Portalegre
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Ana Isabel Pinto Martinho
Investigadora/Docente
CIES -IUL
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Catarina do Amaral Dias Duff Burnay
Docente Universitária
Universidade Católica Portuguesa
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Catarina Magalhães
Estudante de Mestrado em Jornalismo e Comunicação (1º ano)
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
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Catarina Sofia Lourenço Rodrigues
Professora
Universidade dos Açores
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Dora Mota
Jornalista/Doutoranda em Ciências da Comunicação
Universidade do Minho
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Fábio Ribeiro
Professor Auxiliar
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
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Giovanni Ramos
Estudante/Investigador
LabCom - Universidade da Beira Interior
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João Carlos Ferreira Correia
Docente
Universidade da Beira Interior
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João José Figueira
Professor
Universidade de Coimbra
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Luís Bonixe
Professor
Escola Superior de Educação de Portalegre
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Manuel Antunes da Cunha
Professor universitário
Universidade Católica Portuguesa
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Maria Cláudia Coelho Monteiro
Jornalista
Jornal de Notícias
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Maria Filomena Barradas
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Maria José Brites
Investigadora e professora
Universidade Lusófona/CICANT
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Mateus Silva Noronha
Jornalista
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Miguel Midões
Professor Adjunto / Professor Auxiliar
Politécnico de Viseu / Universidade de Coimbra
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Nuno Manuel Correia de Brito
Professor
Universidade Autónoma de Lisboa, ICNOVA
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Patrícia Posse
Técnico Superior de Comunicação | Assistente Convidado
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Paulo Feliciano
Realizador
AzoresTV
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Paulo Victor Purificação Melo
Investigador
Universidade Nova de Lisboa
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Pedro Jerónimo
Investigador
Universidade da Beira Interior
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Rafael Mangana
Estudante de Doutoramento
Universidade da Beira Interior
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Rui Miguel Godinho
Jornalista | Mestrando em Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL)
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a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
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a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.