Tema: #detoxdigital como mercado
Universidade Lusófona
DIA: 23 de junho
HORA: 18h
LINK do ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86485381259
LINK do YOUTUBE: https://youtu.be/u7PqkuKmkPk
Resumo
O mercado da desconexão digital oferece uma variedade de soluções, serviços e produtos mercantilizados para utilizadores interessados em gerir a hiperconectividade. Retiros, acampamentos, férias e programas (Fish, 2017; Sutton, 2020); livros e blogues de autoajuda (Syvertsen e Enli, 2019; Brennen, 2019); software que facilita o controlo do tempo de ecrã, ou bloqueia a vigilância de dados integram este mercado crescente. Nesta apresentação, analisamos (a) produtos de estilo de vida que glamourizam momentos de desconexão (Jorge, 2019); (b) campanhas patrocinadas de influenciadores de detox digital (Jorge e Pedroni, em edição); (c) linhas de cosmética com temas de ‘Offline’ e ‘Reconnect’. Discutir-se-á a integração do tema cultural pelo marketing, bem como o papel ambivalente destes agentes, produtos e campanhas entre o online e o offline.