Adicione aqui o texto do seu título
EVENTOS RELACIONADOS
APRESENTAÇÃO
O Grupo de Trabalho Cultura Visual centra-se nos estudos críticos da visualidade e das contravisualidades, dos meios da comunicação visual e tecnológica (o cinema, a fotografia, o audiovisual, a televisão e o multimédia) e da produção artística. O foco principal deste Grupo de Trabalho consiste em:
- Proporcionar um fórum para o desenvolvimento e aprofundamento do campo da cultura visual em Portugal;
- Incentivar e desenvolver o trabalho teórico, empírico e metodológico;
- Comunicar o trabalho a públicos académicos e não académicos.
MISSÃO
Atrair e congregar investigadores no vasto universo da língua portuguesa que se dediquem ao estudo das culturas visuais, por forma a contribuir para autonomização deste campo de estudo inter- e transdisciplinar.
EVENTOS EM DESTAQUE
OBJETIVOS
Gerais
- Aprofundar o campo da cultura visual em Portugal.
- Fomentar a comunidade nacional de investigadores em cultura visual e visibilizar a sua produção crítica – teórica, empírica e metodológica.
- Estabelecer relações de cooperação internacional.
Específicos
- Realização a cada dois anos dos Encontros de Cultura Visual com vista a congregar os membros do GT Cultura Visual e estabelecer diálogos sob um tema comum.
- Aproximar o GT de Cultura Visual do movimento internacional do estudo das visualidades e contravisualidades, através de colaborações com a Secção de Culturas Visuais da ECREA – European Communication Research and Education Association e com a IAVC – International Association for Visual Culture.
- Organizar conferências, seminários, mesas-redondas e outros eventos com especialistas nacionais e internacionais do campo em parceria com distintas entidades, dentro e fora da academia.
- Promover o ensino das distintas culturas visuais nas escolas e nas universidades.
- Publicar e comunicar o trabalho a audiências académicas e não académicas, engajando-se com distintas comunidades.
- Encorajar estudantes de doutoramento e jovens investigadores a trabalhar neste campo de saber.
- Colaborar amplamente com investigadores de outras disciplinas e promover a cooperação com as suas redes.
PLANO DE ATIVIDADES (2022-2023)
- Chamar à participação efetiva no GT de Cultura Visual, alguns elementos que dele fazem parte e que têm participado apenas durante os congressos da SOPCOM e, além disso, engrossar o corpo do GT com novos elementos que estamos a convidar pessoalmente. Trata-se de um conjunto de académicos que se dedicam ao estudo da Cultura Visual e que não fazem parte deste grupo, por não estarem na SOPCOM;
- Aproximar o GT de Cultura Visual do movimento internacional do estudo das visualidades e contravisualidades, nomeadamente através de uma colaboração com a International Association of Visual Culture (IAVC);
- Realizar, em 2023, o Restitution Art Lab, Portugal – no Porto em colaboração com a Mala-Voadora e em Lisboa através de uma eventual parceria Goethe Institut. Este laboratório terá como direção artística e teórica as coordenadoras do GT e acontece na sequência do Restitution Art Lab Berlim, em que ambas participaram. Entendida como parte de um processo mais abrangente de reparações aos países que foram colonizados pelas potências europeias, a questão das restituições é uma das mais prementes no atual contexto dos estudos sobre Cultura Visual, nomeadamente na sua articulação com os estudos pós-coloniais e os estudos de memória.
- Realizar, em 2023, o V Encontro de Cultura Visual, desta feita em Lisboa, com a presença dos principais especialistas de Cultura Visual portugueses, mas também com keynote speakers internacionais, por exemplo Sílvia Cusicanqui. Para este encontro estamos já a proceder à criação de parcerias, nomeadamente com a Culturgest, no sentido de tornar possível o seu financiamento.
Consulte aqui o Plano de Atividades do GT de Cultura Visual da SOPCOM para 2022/2023 na íntegra.