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Públicos e Audiências

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Os estudos sobre públicos e audiências constituem-se como uma área fundamental de investigação em Ciências da Comunicação. Na atualidade, o seu papel reveste-se de importância acrescida, pois as audiências e os públicos não se estabelecem apenas como consumidores, mas cada vez mais como participantes efetivos no espectro mediático. Esta realidade reveste-se de importantes dimensões, que colocam o indivíduo no centro da discussão relativa aos media.

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MISSÃO

Reforçar e dar mais visibilidade à comunidade científica portuguesa que tem estudado a Comunicação pelo ponto de vista dos consumidores e participantes nos media.

APRESENTAÇÃO

Quais são os ambientes mediáticos em que se movimenta? Quais são os saberes que evidencia para lidar com os media? Serão hoje as audiências tão ativas e autónomas no sentido que Fiske (1994) lhes deu? Como oscilam entre a interação e a participação (Carpentier, 2011)? Como são empoderadas para se movimentarem num contexto de dispersão de saberes, espaços e contextos?

A relevância dos estudos sobre públicos e audiências manifesta-se em todas as gerações e de forma dinâmica (Goran & Skogerbø, 2013). Quer a nível individual, quer por grupo geracional, quer através de uma interação entre vários grupos de várias idades. Certo é que os media são constituintes das nossas vidas e a interação com eles é praticamente inevitável. Esta inevitabilidade implica uma necessária melhor compreensão desta relação simbiótica, nas suas múltiplas facetas. Tendo em conta a diversidade e até dispersão, quais são, ainda, as metodologias que melhor servem a área e quais as complementaridades que se podem constituir entre elas?

 

Na realidade, podemos afirmar que esta área tem conquistado uma importante produção entre a comunidade científica internacional e portuguesa, embora neste último caso sem a correspondente ligação formal e associativa, que acontece a nível internacional.

As grandes associações de investigação na área das Ciências da Comunicação há vários anos que têm conferido uma assinalada relevância aos estudos de Audiências e Receção, inclusive com a criação de secções específicas com esse objetivo (ECREA e IAMCR). Além disso, poderemos recordar também que a Comissão Europeia através do financiamento de Ações Cost, como a Transforming Audiences, Transforming Societies (IS0906), também têm dedicado especial importância a esta subárea científica. Consideramos, deste modo, que este processo de internacionalização efetiva se deve repercutir de forma formal no seio da comunidade científica nacional. 

OBJETIVOS
  • Projetar o trabalho do Grupo de Trabalho a nível nacional e internacional, através da divulgação das iniciativas e do trabalho desenvolvido;
  • Contribuir para a divulgação da subárea em Portugal;
  • Divulgar a informação particular do Grupo de Trabalho através da criação e fomentação de eventos científicos e também ao nível da sociedade civil mais vasta;
  • Estreitar a comunicação entre os membros que integram o Grupo de Trabalho.
COORDENAÇÃO
Maria José Brites
Investigadora e professora
Universidade Lusófona/CICANT
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Marisa Torres da Silva
Professora Universitária
NOVA FCSH
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CO-COORDENAÇÃO
Ana Cátia Ferreira
Jornalista. Estudante doutoramento
Universidade Fernando Pessoa
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Ana Cristina Ribeiro Pereira
Investigadora
CECS - Universidade do Minho
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Andrea Winkler-Vilhena
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António Baía Reis
[1] Professor Auxiliar; [2] Investigador
[1] Zentrum für Medien und Kommunikation, Universität Passau; [2] Agencia RV - Grupo de Investigación sobre Realidad Virtual Narrativa, Medialab Prado
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Bianca Persici Toniolo
Bolseira de Doutoramento pela FCT
Universidade da Beira Interior / LabCom - Comunicação e Artes
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Bruno Santos Nascimento Dias
Estudante de Doutoramento
Universidade de Coimbra
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Carla Sousa
Estudante de Doutoramento
Universidade Lusófona, CICANT
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Catarina do Amaral Dias Duff Burnay
Docente Universitária
Universidade Católica Portuguesa
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Catarina Valdigem
Investigadora de Pós-Doutoramento
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa
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Cátia Ferreira
Professora
Universidade Católica Portuguesa
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Célia Quico
Professora
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Daniel dos Santos Cardoso
Marie Curie Research Fellow
Manchester Metropolitan University
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Daniele Próspero
Jornalista
Universidade Lusófona do Porto
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Dora Mota
Jornalista/Doutoranda em Ciências da Comunicação
Universidade do Minho
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Gisiela Klein
Jornalista
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Isabel Moreira Macedo
Investigadora
CECS/UM
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José Manuel Pereira Azevedo
Professor
Universidade do Porto
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Lénia Rego
Estudante
Universidade do Minho
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Lídia Soraya Barreto Marôpo
Professora
CIMJ e Inst. Politécnico de Portalegre
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Luís Bonixe
Professor
Escola Superior de Educação de Portalegre
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Manuel Joaquim de Sousa Pereira
Professor/Consultor
ESCE-IPVC
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Manuel José Carvalho de Almeida Damásio
Universidade Lusófona
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Maria Cristina Mendes da Ponte
Docente
Universidade Nova de Lisboa
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Maria da Luz Ferreira Abreu Sousa Correia
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Maria de Lurdes de Sousa Macedo
Professora do ensino superior / investigadora
Universidade Lusófona do Porto / Escola Super
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Mariana Cristina Melo Inácio Marques
Docente
INP - Instituto Novas Profissões
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Marina Vasques Oliveto
Jornalista
Freelancer
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Marisa Torres da Silva
Professora Universitária
NOVA FCSH
+ VER PERFIL
Marisa Mourão
Doutoranda/Técnica Superior
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho/Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas, Universidade do Minho
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Patrícia Silveira
Professora Associada e Investigadora
IADE - Universidade Europeia; CECS - Universidade do Minho
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Paula Bela Rosa Luís Lopes
Professora, Coordenadora de Mestrado
Instituto Superior de Gestão
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Paula Maria Ferreira do Espírito Santo
Docente
ISCSP/CAPP/ULisboa
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Paulo Feliciano
Realizador
AzoresTV
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Pedro Jerónimo
Investigador
Universidade da Beira Interior
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Pedro Pinto de Oliveira
Professor
Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil
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Rita Grácio
Universidade Lusófona, CICANT- Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
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Rita Alexandra Manso Araújo
Investigadora
CECS/UMinho
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Rita Joana Basílio de Simões
Docente universitária
Universidade de Coimbra
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Rita Maria Brás Pedro Figueiras
Docente Universitário
Universidade Católica Portuguesa
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Susana Pinto
Coordenadora do Gabinete de Comunicação e R. P. / Assistente Convidada
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
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o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.