Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
Faça-se sócio
LOGIN

Públicos e Audiências

Enviar email aos Coordenadores

Os estudos sobre públicos e audiências constituem-se como uma área fundamental de investigação em Ciências da Comunicação. Na atualidade, o seu papel reveste-se de importância acrescida, pois as audiências e os públicos não se estabelecem apenas como consumidores, mas cada vez mais como participantes efetivos no espectro mediático. Esta realidade reveste-se de importantes dimensões, que colocam o indivíduo no centro da discussão relativa aos media.

EVENTOS RELACIONADOS
15 Janeiro 2025

3ª edição dos Encontros com o GT de Públicos e Audiências

LER MAIS

Encontros com o GT de Públicos e Audiências (2ª Série)

LER MAIS
28 Fevereiro 2023

Disrupted or disruptive audiences? From reception to participation in a post-truth era

LER MAIS
VER TODOS
MISSÃO

Reforçar e dar mais visibilidade à comunidade científica portuguesa que tem estudado a Comunicação pelo ponto de vista dos consumidores e participantes nos media.

APRESENTAÇÃO

Quais são os ambientes mediáticos em que se movimenta? Quais são os saberes que evidencia para lidar com os media? Serão hoje as audiências tão ativas e autónomas no sentido que Fiske (1994) lhes deu? Como oscilam entre a interação e a participação (Carpentier, 2011)? Como são empoderadas para se movimentarem num contexto de dispersão de saberes, espaços e contextos?

A relevância dos estudos sobre públicos e audiências manifesta-se em todas as gerações e de forma dinâmica (Goran & Skogerbø, 2013). Quer a nível individual, quer por grupo geracional, quer através de uma interação entre vários grupos de várias idades. Certo é que os media são constituintes das nossas vidas e a interação com eles é praticamente inevitável. Esta inevitabilidade implica uma necessária melhor compreensão desta relação simbiótica, nas suas múltiplas facetas. Tendo em conta a diversidade e até dispersão, quais são, ainda, as metodologias que melhor servem a área e quais as complementaridades que se podem constituir entre elas?

 

Na realidade, podemos afirmar que esta área tem conquistado uma importante produção entre a comunidade científica internacional e portuguesa, embora neste último caso sem a correspondente ligação formal e associativa, que acontece a nível internacional.

As grandes associações de investigação na área das Ciências da Comunicação há vários anos que têm conferido uma assinalada relevância aos estudos de Audiências e Receção, inclusive com a criação de secções específicas com esse objetivo (ECREA e IAMCR). Além disso, poderemos recordar também que a Comissão Europeia através do financiamento de Ações Cost, como a Transforming Audiences, Transforming Societies (IS0906), também têm dedicado especial importância a esta subárea científica. Consideramos, deste modo, que este processo de internacionalização efetiva se deve repercutir de forma formal no seio da comunidade científica nacional. 

OBJETIVOS
  • Projetar o trabalho do Grupo de Trabalho a nível nacional e internacional, através da divulgação das iniciativas e do trabalho desenvolvido;
  • Contribuir para a divulgação da subárea em Portugal;
  • Divulgar a informação particular do Grupo de Trabalho através da criação e fomentação de eventos científicos e também ao nível da sociedade civil mais vasta;
  • Estreitar a comunicação entre os membros que integram o Grupo de Trabalho.
COORDENAÇÃO
Marisa Torres da Silva
Professora Universitária
NOVA FCSH
+ VER PERFIL
CO-COORDENAÇÃO
Maria José Brites Brites
Investigadora e professora
Universidade Lusófona, CICANT
+ VER PERFIL
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.    

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...