GT de Estudos Fílmicos: Sopcom 2021
20 de Abril de 2021
Online (via Zoom): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83310629006
A página de Facebook utilizada será a do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior: https://www.facebook.com/ubimestradocinema
Horário: 14h30 – 16h30
Caterina Cucinotta é italiana, residente em Portugal desde 2005.
Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade NOVA de Lisboa, vertente Film Studies (2015), é atualmente investigadora de pós-doutoramento (SFRH / BPD / 115835/2016) no Instituto de História Contemporânea (IHC) da mesma universidade, com o projecto “Figurinos e Textura do Espaço: Design e Arte do Cinema Português nos últimos 50 anos”.
Possui licenciatura (Palermo, 2003) e mestrado (Bolonha, 2006) em D.A.M.S. (Disciplinas de Artes, Música e Espetáculo), desenvolvendo o seu trabalho no cruzamento de diferentes linhas de investigação, dos estudos sobre clothes on films à construção de uma história do cinema from below, com particular atenção às/aos figurinistas e diretora/es de arte.
Com formação prática em Jornalismo (segunda metade dos anos 1990), usa a metodologia da história oral como fonte primária para a construção de uma história do cinema através dos seus ofícios. Viagem ao cinema através do seu vestuário é o título do livro resultante da publicação da sua tese de doutoramento (na editora LabCom Books, 2018, com acesso aberto).
Em 2017, como jornalista freelancer, co-coordenou o primeiro projeto dedicado ao Figurino e à Direção de arte no cinema português. Pela criação de importantes referências biográficas e bibliográficas contribuiu, desta forma, para uma área de estudos pouco desenvolvida em Portugal.
Na área do figurino, colabora, desde 2007, em diversas produções de cinema português. É docente convidada em várias Universidades, em Portugal e no estrangeiro, tendo particular interesse na pesquisa e proposta de um “materiality turn” da cultura visual, como ponto de partida para um estudo alargado da fashion theory nos estudos fílmicos.