A Direção da Sopcom definiu para o seu programa de ação uma iniciativa de revisão dos estatutos da associação. Num trabalho coordenado pelo Vice-Presidente Carlos Camponez, procurou-se identificar omissões ou desajustes, para preparar uma nova redação do documento.
A revisão foi, assim, realizada com o objetivo de ajustar o documento às novas realidades resultantes do crescimento da Sopcom, bem como de novos procedimentos internos e administrativos possibilitados pelo recurso às tecnologias digitais e às reuniões e votações à distância. Depois de elencadas e discutidas as alterações a introduzir nos estatutos, a Direção apresentou uma primeira versão do documento para discussão junto de um grupo restrito de sócios, entre os quais membros fundadores da Sopcom. Dessa discussão e desses contributos resulta esta nova versão que se coloca à discussão de todos os sócios.
O objetivo desta consulta pública é acolher comentários e sugestões que os membros da associação entendam fazer antes da verificação jurídica e da apreciação e votação pela Assembleia.
À proposta de nova redação dos Estatutos junta-se também um Regulamento Eleitoral – que ainda não existia. Ambos os documentos estão disponíveis a partir das ligações indicadas em baixo. O processo de auscultação dos sócios, em sede de consulta pública, decorre pelo período de três semanas, até ao dia 3 de novembro. Todos os comentários, sugestões e/ou questões poderão ser enviados por email para os seguintes endereços:
Carlos Camponez (Vice-Presidente): carlos.camponez@fl.uc.pt
Dora Santos Silva (Secretária): secretariado@sopcom.pt
Ligação para propostas à discussão:
Ligação para a versão atualmente em vigor