21 de julho de 2023, das 15h às 17h
Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/my/estudosfilmicos
O webinar Fechamento e opressão no cinema de clausura parte do debate das pesquisas dos Doutores Pedro Crispim e Martin Schlesinger, que se assemelham e se interseccionam. Crispim pesquisa o cinema em unidade de espaço na ficção narrativa, o que denomina como single-set, ou seja, filmes que acontecem em um mesmo espaço cênico, que implicam suas próprias especificidades, constituições estéticas e de linguagem, em que faz uma associação também à música e ao teatro de câmara. Por sua vez, Martin Schlesinger, que também é realizador, também direciona seu interesse à clausura cênica, mas voltada especificamente para o seu campo de pesquisa habitual, que é o cinema brasileiro.
Entende-se que essa temática pouco abordada, mas que encontra a reflexão em pensadores de países tão distintos como Portugal e Alemanha, possa oferecer ricas condições de debate para o campo dos estudos de cinema, através do webinar promovido pelo GT Estudos Fílmicos da SOPCOM.
Pedro Crispim
Pedro Crispim formou-se em teatro na ACE (2010) e licenciou-se em Cinema e Audiovisual na ESAP (2013). Concluiu o mestrado em Comunicação Audiovisual, na especialização Produção e Realização Audiovisual, pela ESMAE (2016) e uma pós-graduação em Argumento pela ESMAD (2019). Doutor em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cinema e Televisão pela FCSH da Universidade NOVA de Lisboa (2022) com uma tese sobre a relação entre intimidade e unidade de espaço no cinema de ficção. Escreveu e realizou a curta-metragem “Palhaços” (2015), vencedora, entre outros, do Prémio Sophia Estudante (ficção) e da Menção Honrosa do MotelX. Foi assistente de realização de Manuel Mozos na curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (2015). É professor na licenciatura de Cinema e Audiovisual da ESAP, investigador no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira da Fundação de Serralves.
Martin Schlesinger
Martin Schlesinger estudou Cultura da Mídia na Bauhaus-Universität Weimar e Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Sua tese de diploma intitulada “Brasilen der Bilder” (Brasil das Imagens) foi publicada em 2008. Ele foi assistente científico no Instituto de Estudos de Mídia na Ruhr-Universität Bochum, onde escreveu uma tese de doutorado com o título “Bilder der Enge. Geschlossene Gesellschaften und Räume des brasilianischen Films” (Imagens da clausura. Sociedades e espaços fechados do cinema brasileiro), publicada em 2021. Atualmente ele mora em Munique e trabalha como autor freelancer e escreve para várias produções como podcasts e programas de televisão.
Felipe Muanis (moderador)
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor de Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, e dos programas de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de Comunicação da Universidade Federal do Ceará, ambos no Brasil. Foi professor visitante na Universität Paderborn (2010) e na Ruhr-Universität Bochum (2015-16), ambas na Alemanha. É um dos coordenadores do Entelas: grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de culturas e telas – UFJF/Brasil. É ainda um dos coordenadores do GT Cinema e Outras Artes na AIM e é vice-coordenador do grupo de Estudos Fílmicos da SOPCOM. Trabalhou ainda como diretor de arte e ilustrador. Publicou os livros Convergências Audiovisuais: linguagens e dispositivos (2020); A imagem televisiva: autorreferência, temporalidade, imersão (2018); e Audiovisual e mundialização: televisão e cinema (2014).
![](https://sopcom.pt/wp-content/uploads/2023/07/banner-sopcom-pedro-martin-1024x391.png)