Nome Juliana Alcantara
Idade 37
Instituição Universidade de Coimbra
Área de investigação Género, Jornalismo, Comunicação, Saúde e Crise
Como começou o teu percurso como investigadora? Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?
Incontestavelmente a crise de saúde pública decorrente da pandemia de coronavírus afetou a vida das pessoas em diferentes medidas e contextos. E no meu caso também não foi diferente. Em março de 2020, quando entrámos no primeiro confinamento em Portugal, eu estava envolvida no meu projeto de tese para o concurso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A área que conjuga a saúde e o jornalismo já tinha sido explorada por mim durante o mestrado e a minha vontade era a de continuar a enveredar por esses temas. Com o surto da covid-19, tudo mudou. O que eu tinha em mente, mesmo que estivesse em processo de amadurecimento, mudou. Eu não cheguei a adaptar as estratégias que tinha traçado, pelo contrário, eu tive que as abandonar e começar “do zero”. Em um mês escrevi e desenvolvi o projeto de qualificação da tese de doutoramento a que atualmente me dedico, e que trata de investigar as práticas jornalísticas em contexto de crise, nomeadamente a pandémica, sob as lentes de género.
Podes apresentar-nos um pouco da tua produção científica enquanto investigadora?
É claro que isso só foi possível como uma orientação dedicada da Professora Rita Basílio, que me guiou nas decisões, lançou as perguntas certeiras me fazendo pensar melhor e mais criticamente, respeitou o meu tempo intelectual para maturar as respostas, teve a paciência e a dedicação de rever as inúmeras versões do projeto e continuar num trabalho incansável e atento em me orientar durante esses anos.
Eu sou inquieta, curiosa e gosto de trabalhar em conjunto. Acredito que as pessoas com diferentes backgrounds e que tenham como foco áreas de investigação complementares à minha somam muito, tanto na argumentação crítica quanto nos modos de trabalhar. Por isso, esses encontros deram frutos em publicações em coautoria e em projetos que serão lançados em parceria.