Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Menu
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Faça-se sócio
Pesquisar
Close
ENTREVISTA A:
investigadora_giselle_costa

Giselle Costa

Nome Giselle Andrade Calleia da Costa

Idade 44 anos

Instituição Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho

Área de investigação Comunicação Organizacional / Comunicação Interna 

Como começou o teu percurso como investigadora? Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?

Meu percurso começou com um convite de minha orientadora, a professora-doutora Teresa Ruão, para realizar, em 2018, uma investigação na Bosch Car Multimedia Portugal e tentar perceber de que forma as ferramentas de comunicação interna poderiam agir na satisfação dos colaboradores. Foram seis meses de investigação e o resultado foi defendido na minha dissertação de mestrado. Adorei a experiência e foi quando decidi seguir essa área. A conclusão, a complexidade do trabalho e o resultado alcançado credenciaram-me ao doutoramento.

Podes apresentar-nos um pouco da tua produção científica enquanto investigadora?

Tudo aconteceu muito rápido no meu percurso, o que me enche de orgulho. Eu posso dizer que sou, literalmente, uma Jovem Investigadora. Iniciei o meu percurso há apenas dois anos e somente no início deste ano publiquei o meu primeiro trabalho na revista especializada em semiótica da Universidade da Beira Interior, a Eikon. No entanto, tenho me dedicado a escrever e desenvolver a escrita científica desde o início do doutoramento. Tenho mais dois textos em revisão e mais dois que estou a trabalhar. Esses textos dizem respeito ao meu projeto de doutoramento “os desafios da comunicação interna em organizações virtuais”. 

Qual foi o ponto de partida para o projeto de doutoramento que desenvolves? Fala-nos um pouco sobre ele.

O ponto de partida surgiu de minha experiência em plataformas digitais durante a pandemia. Passei a perceber que softwares como o Zoom, Teams, Workplace estavam a se tornar verdadeiros escritórios virtuais, os quais congregavam grande parte – ou se não todas – as atividades de uma organização tradicional. A minha intenção é estudar uma organização que esteja em desenvolvimento de sua cultura para inovação para perceber como a virtualização desafia a comunicação humana. De que forma as plataformas digitais interferem na comunicação interna e quais os caminhos que podemos sugerir para melhorar o processo. Nesse momento, estou no início da investigação. Ainda no levantamento do Estado da Arte dos principais conceitos e em busca de uma organização para investigar.

LER ENTREVISTA NA INTEGRA
OUTRAS ENTREVISTAS
Fabio_anunciacao

Fabio Anunciação

LER MAIS
investigadora_giselle_costa

Giselle Costa

LER MAIS
investigadora_rita_goncalves

Rita Barros Gonçalves

LER MAIS
investigador_mateus_dellarmelin

Mateus Luan Dellarmelin

LER MAIS
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.