Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Menu
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Faça-se sócio
Pesquisar
Close
ENTREVISTA A:
investigadora_margarida_maneta

Margarida Maneta

Nome Margarida Maneta

Idade 22 anos

Instituição Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

Área de investigação Desinformação e literacia mediática

Como começou o teu percurso como investigadora? Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?

O meu interesse pela investigação é anterior à minha decisão de a seguir. Na verdade, diria que tinha como certo que queria ser mestre em Jornalismo. Apesar de tudo apontar para, em seguida, ingressar no doutoramento, a verdade é que estava planeado, mas não para já. Passou a estar, mas não por um acontecimento em especial. Esta hipótese foi-se consolidando e confesso que, agora, também já não me vejo a seguir outro caminho.

Podes contar-nos um pouco da tua rotina enquanto gestora das redes sociais do GT de Jovens Investigadores?

O nosso objetivo é (re)publicar o máximo de conteúdos possível, indo ao encontro daquilo que a nossa comunidade espera de nós – que sejamos uma (boa) fonte de calls, bolsas e oportunidades em vigor. Além disso, temos, cada vez mais, apostado em publicações que criem a nossa identidade no online, uma vez que é, atualmente, onde ganhamos expressão.
Tal pressupõe mais atenção e pesquisa do que parece. Apesar de estar à frente das redes sociais, considero indispensável a intervenção de outros membros do grupo. Só a partilha de informações e a troca de ideias entre nós nos tem permitido alcançar bons resultados.

Qual foi o ponto de partida para o projeto de mestrado que desenvolves? Fala-nos um pouco sobre ele.

No ano passado, um estágio extracurricular no projeto de fact-checking Polígrafo despertou o meu interesse sobre a desinformação. Ciente da complexidade deste fenómeno e apontando a literacia mediática como uma forma de o combater, tenciono criar um projeto que ofereça ao público-alvo ferramentas que lhes permita reconhecer e denunciar a circulação de informações falsas, capacitando-o, assim, para que reflita sobre. No fundo, a ideia não é tornar todos/as especialistas em desinformação, mas sim cidadãos/ãs conscientes desta problemática.

LER ENTREVISTA NA INTEGRA
OUTRAS ENTREVISTAS
investigador_giovanni_ramos

Giovanni Ramos

LER MAIS
investigadora_sofia_caldeira

Sofia P. Caldeira

LER MAIS
investigadora_marisa_mourao

Marisa Mourão

LER MAIS
investigadora_margarida_maneta

Margarida Maneta

LER MAIS
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.