Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Menu
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Faça-se sócio
Pesquisar
Close
ENTREVISTA A:

João Carlos Martins

Nome João Carlos Martins

Idade 49 anos

Instituição Instituto de Comunicação da Nova – FCSH NOVA

Área de investigação Comunicação Estratégica e Política

Como começou o teu percurso como investigador?

Na sequência da parte curricular e da dissertação de mestrado, publiquei uma recensão sobre o livro de Benkler: Network Propaganda: Manipulation, Disinformation, and Radicalization in American Politics na revista Media & Jornalismo em 2019, o que me motivou para seguir para doutoramento, com o apoio da minha orientadora no mestrado, a Professora Ivone Ferreira.

Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?

O meu interesse na observação e análise sobre o poder local começou enquanto jornalista, logo após a conclusão da licenciatura em 1997 onde, através de entrevistas a presidentes de Junta, de Assembleias e Câmaras Municipais, fiz um acompanhamento muito próximo da relação entre políticos e cidadãos. Um acompanhamento com especial incidência em dois períodos da minha experiência profissional: entre 1998 e 2000 no jornal local Gazeta de Cantanhede, e em 2008 no jornal Litoral Alentejano em Setúbal. Numa época em que a imprensa, em particular a de âmbito regional, já começava a acusar constrangimentos financeiros, prévios ao impacto da internet e das redes sociais digitais no consumo de notícias, ainda foi possível, nos dois períodos referidos, reunir um portefólio de dezenas de entrevistas e reportagens numa narrativa de proximidade entre o jornalismo, eleitos e (e)leitores nos distritos de Coimbra e Setúbal.

LER ENTREVISTA NA INTEGRA
OUTRAS ENTREVISTAS
investigadora_marisa_mourao

Marisa Mourão

LER MAIS

João Carlos Martins

LER MAIS
investigador_jaime_lourenco

Jaime Lourenço

LER MAIS
investigadora_margarida_maneta

Margarida Maneta

LER MAIS
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.