Nome João Carlos Martins
Idade 49 anos
Instituição Instituto de Comunicação da Nova – FCSH NOVA
Área de investigação Comunicação Estratégica e Política
Como começou o teu percurso como investigador?
Na sequência da parte curricular e da dissertação de mestrado, publiquei uma recensão sobre o livro de Benkler: Network Propaganda: Manipulation, Disinformation, and Radicalization in American Politics na revista Media & Jornalismo em 2019, o que me motivou para seguir para doutoramento, com o apoio da minha orientadora no mestrado, a Professora Ivone Ferreira.
Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?
O meu interesse na observação e análise sobre o poder local começou enquanto jornalista, logo após a conclusão da licenciatura em 1997 onde, através de entrevistas a presidentes de Junta, de Assembleias e Câmaras Municipais, fiz um acompanhamento muito próximo da relação entre políticos e cidadãos. Um acompanhamento com especial incidência em dois períodos da minha experiência profissional: entre 1998 e 2000 no jornal local Gazeta de Cantanhede, e em 2008 no jornal Litoral Alentejano em Setúbal. Numa época em que a imprensa, em particular a de âmbito regional, já começava a acusar constrangimentos financeiros, prévios ao impacto da internet e das redes sociais digitais no consumo de notícias, ainda foi possível, nos dois períodos referidos, reunir um portefólio de dezenas de entrevistas e reportagens numa narrativa de proximidade entre o jornalismo, eleitos e (e)leitores nos distritos de Coimbra e Setúbal.